A limpeza de condomínio precisa seguir uma rotina para que todas áreas, sejam de circulação ou lazer, estejam sempre higienizadas e bem cuidadas.
No dia a dia condominial, a limpeza é uma questão extremamente importante. Afinal, ninguém gosta de sujeira, desorganização ou ambientes que não ofereçam bem estar aos moradores, visitantes ou funcionários. Entretanto, criar um planejamento sobre como e quando devem ser feitas as limpezas pode ser algo muito difícil para alguns síndicos.
Vamos mostrar a você como criar uma rotina de higienização em seu condomínio. Antes, vamos falar sobre os tipos de limpeza.
Tipos de limpeza de condomínio
Antes de aplicar uma rotina em seu condomínio, é preciso quais os tipos de limpeza em condomínio existem. Esse passo é importante para entender como devem ser definidas questões como frequência e compra de materiais.
Os tipos de limpeza de condomínio são:
Limpeza geral
É quando todo um ambiente passa por higienização completa. É feita nas áreas de maior circulação dentro do condomínio, tais como:
- Elevadores
- Halls de entrada
- Portaria
- Corredores e garagens.
Deve ser feita diariamente ou no mínimo uma vez por semana, dependendo do fluxo de pessoas no condomínio.
Limpeza de conservação
Visa manter a limpeza geral e inclui ações como:
- tirar o pó das superfícies
- retirar o lixo e cuidados com o jardim.
A limpeza de conservação deve ser administrada conforme as demandas do condomínio.
Limpeza de manutenção
É aquele tipo de limpeza em condomínio que faz parte do calendário de manutenção de condomínio preventiva. Alguns exemplos são:
- limpeza da caixa d’água
- limpeza e filtragem das piscinas
- limpeza e pintura da fachada e dedetizações.
Agora que você já sabe os tipos de limpeza de condomínio vamos aos tópicos para que você desenvolva o seu planejamento.
Dá para conseguir crédito para o condomínio sem avalista!
Nosso Crédito para Condomínios foi pensado para descomplicar a tomada de crédito, por isso não exige avalista e nem garantias pessoais para liberar o recurso que precisa.
Defina a frequência de limpeza do condomínio em cada área
Além de saber quais são as áreas comuns e características de cada condomínio, é preciso definir a frequência de limpeza em cada uma. Apesar de alguns empreendimentos terem outras áreas de lazer, é possível nortear e definir a frequência da seguinte forma:
Limpeza diária:
- Portaria
- Hall;
- Elevadores
- Banheiros
- Calçadas
- Objetos de decoração
Limpeza semanal:
- Caixas de hidrantes e extintores
- Playgrounds
- Churrasqueiras
- Móveis das áreas comuns
Limpeza quinzenal:
- Espelhos
- Vidros
- Pisos de madeira
- Paredes
- Salas de máquinas
Limpeza mensal:
- Janelas externas
- Salão de festas
- Garagens
- Grades
- Escadas de emergência
Ao definir a frequência ficará mais fácil organizar o próximo item que vamos apresentar.
Crie um cronograma para os serviços de limpeza de condomínio
A rotina de limpeza determina quais áreas devem ser limpas em determinados dias da semana. Para criá-la, é preciso levar em consideração:
- As escalas e horários de trabalho dos funcionários
- Os horários com menos movimentação de moradores no condomínio
- Quais locais devem ser limpos com frequência diária, semanal, quinzenal e mensal, como mostramos anteriormente.
Para facilitar ainda mais o trabalho da equipe de faxina, o síndico pode criar um checklist de limpeza do condomínio. Em outras palavras, isso significa transformar o cronograma de limpeza em uma lista de afazeres em que os funcionários marcam o que já foi falta e o que ainda está pendente.
Por exemplo, a checklist de limpeza da portaria pode ser construído da seguinte forma:
- Passar aspirador de pó
- Passar pano nos espelhos
- Varrer o chão
- Encerar piso
- Tirar o pó dos móveis
- Limpar as janelas (dentro e fora).
O síndico é o responsável por criar o cronograma para cada uma das áreas comuns do condomínio levando em consideração as devidas especificidades.
Já em relação ao checklist, ele pode fazer parte de uma planilha de limpeza de condomínio que deve ser gerenciada pelo zelador ou gerente predial.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Invista em materiais de limpeza adequados
Para manter um fluxo de caixa saudável e até mesmo gastar o dinheiro corretamente, especialistas recomendam que as compras de materiais para serviços de limpeza para condomínio sejam feitas mensalmente.
Desta forma, fica mais fácil fazer uma lista de compras com itens que são realmente necessários no momento. Caso haja necessidade de produtos específicos, isso deve ser feito ao longo do período. Por isso, reserve um dia do mês para fazer as compras e, semanalmente, avalie o estoque para decidir quais produtos devem ou não ser comprados.
Tão importante quanto definir a periodicidade da compra é investir em materiais adequados e de qualidade para a limpeza de condomínio. Afinal, alguns ambientes requerem produtos específicos. O uso de algumas substâncias pode comprometer a estética ou mesmo a função de itens. Consequentemente, o empreendimento terá prejuízos para reposição e manutenção.
Aqui também vale destacar que é importante orientar os funcionários sobre o uso dos produtos nos locais corretos e também de forma consciente, evitando desperdícios.
Segurança do trabalho na hora da limpeza do condomínio
De acordo com as Normas Regulamentadoras, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório. Mais do que isso, é responsabilidade do síndico verificar se os funcionários estão fazendo o uso correto dos EPIs, mesmo no caso de empregados terceirizados.
Isso porque o síndico é corresponsável pela segurança dos contratados, indiferentemente do regime de trabalho. Ao assinar o contrato para execução do serviço, essa deve ser uma exigência do síndico. Serviços corriqueiros e aparentemente sem nenhum risco precisam ser fiscalizados, com exigência de uso dos EPIs. Uma simples limpeza de calçada, ou a retirada do lixo para fora do condomínio, por exemplo, pode causar acidentes.
Caso o funcionário, ao fazer a limpeza de condomínio, não esteja com o calçado adequado, poderá escorregar e sofrer alguma lesão. Ou, ao retirar o lixo, pode haver ferimentos decorrentes da não identificação de materiais cortantes nos sacos.
Como as situações podem ser das mais diversas, é fundamental estar atento. Os principais EPIs que devem utilizados durante os serviços de limpeza de condomínio, são:
- Luvas;
- Botas antiderrapantes;
- Óculos de proteção;
- Macacões;
- Máscaras;
- Placas e sinalização.
Além disso, é preciso estar atento aos produtos de limpeza e verificar se eles são seguros e confiáveis para manuseio. Por isso, certifique-se de que todos tenham cadastro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Contratar mão de obra própria ou terceirizada?
Como você pôde ver, a limpeza de condomínio conta com uma série de detalhes que não podem passar despercebidos. Porém, uma dúvida que pode surgir sobre esse assunto ainda é saber o que vale mais a pena: a contratação de funcionários próprios ou de uma empresa de limpeza de condomínio especializada?
Atualmente, a maior parte dos empreendimentos decide por terceirizar esse tipo de serviço. Geralmente os custos são mais baixos e é mais fácil de administrar. Ao contar com mão de obra própria o condomínio precisa lidar com todos os aspectos relacionados à contratação, férias, licenças e pagamento de impostos, entre outros detalhes que envolvem a contratação.
É importante frisar a importância de, ao optar por terceirizar o serviço de limpeza no condomínio, contratar empresas idôneas e monitorar o desempenho de colaboradores, de modo que, ao detectar problemas, a gestão do condomínio possa solicitar melhorias por parte da prestadora.
Seu condomínio tem crédito aqui!
O Crédito para Condomínios da CashMe oferece condições especiais para reformas e melhorias, com taxas reduzidas. E ainda, pode criar fluxos de pagamento personalizadas para cada morador.
Conclusão
Lidar com a limpeza de condomínio pode ser um desafio, mas simples ações de organização e definições de quem será responsável por cada área contribuem para que o espaços estejam sempre limpos e higienizados. Além disso, ao estar atento às normas de segurança do trabalho, você garante o bem estar dos colaboradores e também evita acidentes.
Caso não tenha conseguido investir nessas ações por limitações no orçamento, uma das opções mais vantajosas é um empréstimo para condomínio. Na CashMe, você encontra o crédito que o seu condomínio precisa com as taxas mais baixas do mercado e um longo prazo para pagamento.
Nosso conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!
Uma duvida tirar Matinhos sa calçada e obgcao da limpeza ou se dar como acúmulo de função