É possível quitar empréstimo antecipado. É uma opção válida para quem tem condições de fazê-lo, uma vez que as instituições financeiras descontam os juros das parcelas que ainda iriam vencer.
Assim, o consumidor acaba pagando menos do que pagaria se fosse no prazo. Chamado de liquidação antecipada, é um ótimo recurso para quem não quer se afundar ainda mais em dívidas.
Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel
O que é a liquidação antecipada de uma dívida?
A liquidação antecipada nada mais é do que o pagamento das parcelas do empréstimo antes do prazo estipulado, podendo haver a educação dos juros.
Pode ser feita de modo total ou parcial, dependendo da situação financeira do cliente. É feita com a utilização de recursos próprios do consumidor ou com recursos vindos de outras instituições financeiras, como a portabilidade de dívidas para outros serviços com taxas, algumas vezes mais vantajosas.
Quando se trata da portabilidade, ou seja, transferências de dívidas entre instituições, a empresa bancária que recebe o pagamento do empréstimo pagará o valor das parcelas para aquela em que estava a dívida anteriormente.
A liquidação antecipada de dívida ocorre com o pagamento do saldo devedor quando o mesmo está ainda aberto na instituição, ou seja, do total devido que ainda não foi pago. Esse valor pode ser expresso em números reais ou números de parcelas.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como quitar o empréstimo antecipadamente?
O beneficiário que pretende antecipar o pagamento da dívida ou do empréstimo deve procurar a instituição financeira em que a dívida se encontra e solicitar o saldo do débito. No documento entregue pela instituição, deve conter as seguintes informações:
- Quanto já foi pago;
- Quanto ainda falta pagar;
- E as taxas de juros, que terá o desconto do que seria cobrado.
É necessário verificar, antes de pagar o empréstimo antecipado, se o desconto vale a pena, se cabe no orçamento do crediário. A liquidação antecipada é um direito do consumidor e nenhuma taxa adicional deve ser cobrada por isso.
Para isso, é preciso solicitar à instituição o valor do saldo devedor para a quitação antecipada da dívida. Solicite também ao banco a planilha de quitação detalhada para o abatimento proporcional do juros. Não se esqueça de pedir o contrato do empréstimo, os recibos, extratos, comprovantes e outros documentos relativos à operação.
Para quitar a dívida, é preciso pagar o valor do saldo devedor real das parcelas não pagas. Isso não isenta totalmente os juros, mas as taxas são reduzidas proporcionalmente ao tempo em que o cliente teria para quitar o débito. A instituição financeira geralmente oferece opções de descontos proporcionais aos valores antecipados e pagos.
Quitar empréstimo antecipado tem desconto?
Quando se faz uma liquidação antecipada, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito ao desconto proporcional dos juros e encargos financeiros, seja total ou parcial. Contudo, algumas empresas bancárias podem se recusar a dar o desconto quando o cliente decide adiantar o pagamento das parcelas, para continuar a receber juros por mais tempo.
É possível pagar somente algumas poucas parcelas da dívida antecipadamente, situação onde os juros futuros serão eliminados ao antecipar a última parcela ou mesmo a parcela seguinte. O mesmo acontece quando o beneficiário decide saldar todas as parcelas de uma vez só.
Quando o cliente escolhe pagar o empréstimo antecipado, mesmo que pague só algumas parcelas, é possível ter mais chances de obter um novo pedido de empréstimo, com ainda mais facilidade do que o normal. Pagar o que deve é sinal de credibilidade, ainda mais se for antes do prazo estipulado.
Essa credibilidade vem acompanhada da possibilidade de o limite de crédito ou a margem consignada adquirirem um valor maior do que o atual, em virtude a quitação das parcelas pagas antecipadamente.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Como calcular ou simular a taxa de desconto na antecipação de pagamento?
Quando o cliente pede para fazer o adiantamento do pagamento da dívida, a instituição financeira deve passar os valores pagos e os que ainda faltam a pagar para quitar o empréstimo. Esse valor é calculado com base nas parcelas que ainda faltam para quitar o contrato, mas sem a cobrança de juros futuros.
Caso seja um empréstimo consignado, não há a devolução dos juros do empréstimo. O que ocorre é que a dívida é trazida para o presente, isentando assim a cobrança de valores futuros. Uma dica de como simular para quitar empréstimo antecipado é utilizar calculadora de antecipação de prestações, criada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Para isso, é preciso informar o valor da parcela, as taxas de juros, o dia do vencimento, a data de quitação e a quantidade de parcelas que faltam. Tendo o valor da antecipação, o próximo passo é solicitar o boleto ao banco.
Em que casos a liquidação antecipada é recomendada?
A liquidação antecipada de um empréstimo é recomendada para o cliente que conseguiu poupar o valor das parcelas ou está com dinheiro extra. Também é indicada para quem desejar liberar o limite de crédito e margem consignável.
Se por acaso o beneficiário não tiver recursos financeiros para quitar a dívida antecipadamente e quiser fazê-lo assim mesmo, pode avaliar a possibilidade de fazer um refinanciamento, uma renegociação.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Em que casos quitar empréstimo antecipado não é recomendado?
A liquidação antecipada de um empréstimo não é recomendada se o valor pago à vista prejudicar o orçamento do consumidor. Não vale a pena criar uma nova dívida, apenas para quitar um contrato em andamento, exceto se este for de maior valor.
Quando o fim do prazo do pagamento das parcelas da dívida está perto, a quitação antecipada da dívida não é uma boa opção, embora possa ser feita da mesma maneira.
Gostou do texto? Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber.