A Taxa Básica Financeira (TBF) é um indexador financeiro calculado e divulgado pelo Banco Central do Brasil. Serve para reajustar algumas aplicações, além de servir de base de cálculo para a índice referencial.
De forma indireta, a Taxa Básica Financeira influencia em algumas linhas de crédito e investimentos, como o Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.
O que é Taxa Básica Financeira (TBF)
A Taxa Básica Financeira (TBF) é um indexador do Sistema Financeiro Nacional e é utilizada para reajustar o valor de aplicações, investimentos, entre outros. Ou seja, é uma média para índices de juros dos títulos prefixados do governo. Uma das principais funções da TBF é servir como base de cálculo para a taxa referencial.
Entenda melhor o que é taxa prefixada e pós-fixada.
Criada em 1995 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a TBF está atrelada ao custo de operações financeiras e afeta diretamente a remuneração de investimentos e operações. Por isso, seu valor é calculado e divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
Diferente de outros indexadores, essa taxa não reflete os preços da economia e, também, não está atrelada à inflação, mas às negociações do mercado financeiro.
O que é a Taxa Referencial?
A TR, taxa referencial, é o indicador geral da economia brasileira e é usada para corrigir valores ao longo do tempo, como os rendimentos do FGTS, alguns financiamentos imobiliários e operações de crédito.
Importante saber que a TR foi substituída pela Taxa Selic no controle da inflação. A Selic é utilizada como referência para as operações de crédito e rentabilidade de investimentos.
Para os investidores que desejam ter uma estimativa da taxa referencial, podem acessar a calculadora do cidadão do Banco Central.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como funciona a Taxa Básica Financeira?
A Taxa Básica Financeira é calculada e divulgada pelo Bacen após analisar as taxas cobradas pelas maiores instituições financeiras do país. Essa taxa serve para unificar valores para transações financeiras entre as instituições. É o preço médio para que o dinheiro possa circular.
Como dissemos anteriormente, a TBF serve como base de cálculo da TR. Assim, a TBF, de forma indireta, corrige todas as aplicações baseadas na TR, como FGTS, poupança, títulos de capitalização e títulos públicos.
Confira também: O que são juros? Quais são as taxas de um empréstimo?
Como a TBF é definida e calculada?
O Bacen calcula a TBF analisando as Letras do Tesouro Nacional (LTNs) e títulos prefixados do Tesouro Nacional. O cálculo considera apenas as maiores instituições financeiras do país, desconsiderando a maior e menor taxa, além de receber um fator multiplicativo de 0,93. Quando os índices aumentam ou diminuem, a tarifa básica de juros a acompanha.
Antigamente, esse cálculo era resultado de uma média dos valores de transações financeiras como Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Recebidos de Depósito Bancário (RDBs) prefixados. Após a resolução nº 4.624 de 2018, o Bacen estipulou novas diretrizes para cálculo.
A única forma de sabermos a TBF é acompanhando o Bacen. Pois, como é impossível ter acesso a todos os títulos LTNs do mercado, o cálculo não é realizado manualmente.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Qual a influência da TBF nas taxas de juros de empréstimos?
A Taxa Básica Financeira interfere na taxa de juros de empréstimos e investimentos. Ou seja, financiamentos imobiliários que sofrem reajustes pela taxa referencial são influenciados indiretamente pela TBF.
Se a taxa Selic aumenta, a TBF também se eleva. Por isso, se você possui um financiamento pós-fixado, o valor das parcelas podem ficar mais caros. Se possui investimentos, os lucros dos juros também aumentam.
Qual o impacto da Taxa Básica Financeira nas finanças pessoais?
Para as finanças pessoais, existem dois cenários. Se você planeja contratar uma linha de crédito, faça simulação de taxas pré e pós-fixados e analise o CET (custo efetivo total). Saiba que o aumento da TBF pode tornar o contrato mais caro, assim como as poupança e títulos públicos podem ser mais rentáveis.
A TBF pode influenciar no reajuste de aluguéis, além de aumentar seus ganhos em investimentos imobiliários. Antes de tomar alguma decisão financeira, monitore a TBF para saber quando investir ou a melhor hora de realizar um financiamento.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Empréstimo com garantia de imóvel — Home Equity
Se você deseja contratar um empréstimo para impulsionar seus sonhos, conheça o Home Equity da CashMe! De forma totalmente online e transparente, o empréstimo com garantia de imóvel oferece crédito de até 60% do valor de avaliação do imóvel, além de praticar taxas de juros mais baixas que outras linhas de crédito e até 240 meses para pagamento.
Uma das vantagens do Home Equity da CashMe é poder utilizar esse crédito como preferir, seja para trocar dívidas mais caras por uma única mais barata, reformar a casa, investir na sua empresa e mais.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: CDI ou IPCA: o que é e como impactam o meu empréstimo? Até a próxima!