Conforme a reportagem do Jornal da Globo, em 17 de agosto de 2023, 4 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos estavam com contas em atraso no mês de julho, sendo a maioria das dívidas com instituições bancárias. A matéria ainda informa que a taxa de inadimplência vem caindo ao longo dos meses, porém ainda continua alta.
Entender o que é o First Payment Default (FPD) é importante para empresas que oferecem crédito, compras ou prestam serviço com cobrança parcelada. Além de reduzir os riscos de inadimplência, ainda protege contra fraudes. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.
O que significa FPD?
A sigla FPD significa First Payment Default — ou “inadimplência do primeiro pagamento”. O FPD é um indicador utilizado para saber quando um indivíduo não paga a primeira parcela de um empréstimo, uma compra, dentre outros. Isso sinaliza um risco do não pagamento para outras linhas de crédito, compras e prestação de serviço que a pessoa solicite.
Ao oferecer crédito, as instituições financeiras analisam, dentre outros critérios, o FPD. Dessa forma, calculam-se as taxas de juros cobradas, a própria possibilidade de liberação do crédito, e mais. Esse risco não é considerado algo definitivo, mas é necessário que a pessoa regularize a dívida.
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Tipos de fraudes
O FPD, além de ser utilizado para verificar o risco de inadimplência de um indivíduo, pode ser um indicativo de fraude, como:
- Fraudes de identidade: o golpista utiliza documentos falsos para conseguir a aprovação da linha de crédito;
- Fraudes por omissão de informações: o indivíduo esconde informações importantes que podem impactar a aprovação do empréstimo;
- Fraudes por simulação de renda: a pessoa apresenta comprovantes de renda maiores do que sua realidade financeira para conseguir o crédito.
Saber avaliar o First Payment Default é essencial para perceber possíveis tentativas de fraudes ou se é somente uma inadimplência comum.
Confira também: Quem pode fazer empréstimos e quem não pode.
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Impactos de um alto indicador de FPD
Entenda quais são os impactos do alto índice de First Payment Default nas empresas:
- Aumento dos custos de recuperação — para recuperar o valor, a empresa precisa iniciar processos de recuperação judicial, dispensando recursos e tempo;
- Queda de reputação e credibilidade — apesar de sofrer com perdas, as empresas lesadas ainda perdem a reputação e a credibilidade, afinal, as pessoas duvidam dos possíveis problemas na análise de crédito. Também pode gerar desconfiança se a inadimplência de outras pessoas pode afetar seu crédito;
- Reestruturação da política de crédito — para diminuir a taxa de First Payment Default, uma das alternativas é fazer uma avaliação e uma reestruturação da política de crédito.
Confira também: Inadimplência em condomínio: como evitar?
Impactos da inadimplência para o consumidor
Em uma operação financeira em que não há o pagamento estipulado, todos sofrem impactos negativos. Para o cliente, além do valor do empréstimo que deve ser pago, há o adicional multas e juros. Caso o cliente inadimplente não negocie a dívida, seu nome pode ser negativado dificultando qualquer solicitação de crédito posterior.
Em casos mais graves, quando não há a negociação da dívida, algum bem pode ser penhorado ou tomado. Nesse caso, depende da linha de crédito contratada e do tipo de contrato. Por isso, é importante quitar as dívidas e fugir da inadimplência.
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Práticas para diminuir e evitar o FPD
Para diminuir o FPD, existem algumas práticas que podem ser adotadas pelas instituições financeiras:
Análise de crédito criteriosa
Uma análise detalhada é essencial para evitar fraudes, além de avaliar a possibilidade da liberação de crédito com menor risco de inadimplência. Por isso, ao solicitar alguma linha de crédito, a instituição financeira solicitará informações como comprovante de renda, documentos pessoais, histórico de crédito, score e mais. Após a entrega dos documentos, eles farão o cruzamento de dados para confirmar as informações.
Se deseja saber como funciona na prática, entenda a análise de crédito Home Equity da CashMe, com a gerente comercial Marina D’Aulísio, no vídeo abaixo:
Informações objetivas sobre os empréstimos
Para diminuir o FPD, as instituições financeiras procuram oferecer informações de forma clara e de fácil acesso, como data de vencimento das parcelas, valor e multas por atrasos. Dessa forma, os clientes não esquecem do compromisso financeiro. Além disso, algumas instituições utilizam a tecnologia para enviar e-mails e mensagens como lembrete da data do pagamento.
Contato contínuo
As Instituições procuram manter o contato regular e canal aberto com seus clientes, dessa forma, conseguem esclarecer dúvidas, além de lembrá-los da data de vencimento das parcelas, podendo ser por mensagens, e-mails ou telefonemas.
Confira também: Como aumentar o score de crédito? 6 dicas para ter uma pontuação alta
Flexibilidade de pagamentos e datas
A flexibilidade para pagamentos e datas de vencimento das parcelas pode variar conforme cada instituição. Afinal, se o cliente recebe dia 20, o vencimento não pode ser dia 10. A flexibilidade desses detalhes, além de atender à necessidade dos clientes, é uma forma de reduzir a inadimplência.
Automação de processos
Implementar novas tecnologias e automatizar processos reduz erros, por isso, investir em procedimentos eficientes de análise de crédito e documentos pode ser uma excelente opção para quem deseja reduzir o FPD. Além disso, invista em treinamentos e melhorias para sua equipe, de modo que possam prosseguir com as próximas etapas da análise de crédito.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também “Saldo devedor: o que é, como funciona, como quitar?“. Até a próxima!