A política de crédito, apesar de não ser algo que se ouve todo dia, pode impactar diretamente na sua vida. Qualquer instituição financeira possui a sua própria política e é por meio dela que você tem ou não um crédito aprovado em compras, empréstimos e financiamentos.
Por isso, é importante entender como funciona esse conjunto de normas e critérios para garantir que você esteja sempre alinhado com os pontos desejados. Assim, você evita problemas na hora de realizar compras a prazo, pedir empréstimos ou conseguir um cartão de crédito.
Quer saber melhor como a política de crédito interfere na sua vida e como ela funciona? Então, continue a leitura e confira os principais pontos sobre esse assunto!
Afinal, o que é uma política de crédito?
Ela é um conjunto de normas e critérios que uma instituição financeira usa para avaliar o seu perfil financeiro, definindo se você terá o crédito aprovado ou negado. Essa política também ajuda a determinar qual será o limite concedido para o cliente.
Sempre que você solicita algum serviço do tipo, como um empréstimo ou um novo cartão de crédito, as instituições avaliam o seu perfil para aprovar ou não o seu acesso a determinado produto, verificando se você tem um saldo devedor, se paga as contas em dia etc.
Geralmente, os principais pontos avaliados são os 5 Cs do crédito:
- Caráter: analisa a propensão de o cliente pagar ou não o que está devendo;
- Capacidade: esse ponto avalia qual a condição que ele tem para fazer os pagamentos;
- Capital: o quadro financeiro da pessoa no momento;
- Condições: analisa as variáveis da economia no momento da solicitação;
- Colateral: avalia as garantias oferecidas no pagamento.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Por que uma política de crédito é importante?
Uma boa política de crédito consegue trazer benefícios tanto para as instituições financeiras quanto para os seus clientes. Isso acontece porque ela ajuda na preservação da saúde financeira das empresas e reduz a inadimplência, diminuindo também os seus custos operacionais.
Além disso, ela permite que os consumidores conscientes recebam os benefícios adequados e mais ofertas de produtos para quem está em uma situação econômica favorável. Afinal, uma empresa com boa saúde financeira consegue oferecer ainda mais crédito para os seus clientes.
No geral, uma política de crédito bem estruturada fortalece a relação entre instituição e cliente, apresentando vantagens para os dois lados e garantindo o desenvolvimento de ambos.
Veja também: O que é empréstimo com garantia? Conheça as modalidades
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Quais são os tipos de políticas de crédito que existem?
Existem dois modelos que servem como base para a formação das políticas de crédito: as de concessão e as de manutenção. Na primeira, as políticas são utilizadas para definir a aprovação ou não do indivíduo para o produto solicitado. No segundo caso, elas são usadas para rentabilizar quem já está na carteira de clientes, oferecendo novos produtos e opções de crédito.
Além desses modelos, existem também algumas políticas predefinidas. Conheça as principais:
1. Crédito rigoroso e cobrança liberal
Algumas instituições são extremamente rigorosas na análise de crédito, permitindo apenas a entrada de pessoas com perfis financeiros de boa reputação. A ideia é que, com consumidores conscientes e de histórico favorável, não precisem fazer cobranças incisivas.
2. Crédito liberal e cobrança rigorosa
Aqui, acontece o contrário do caso anterior: é muito fácil entrar para a carteira de clientes e ser aprovado na análise, porém as cobranças são rígidas e pouco flexíveis. Nesse formato, as instituições possuem boas chances de lucro com um crédito mais flexível, mas também correm mais riscos de sofrer com a inadimplência.
3. Crédito e cobrança rigorosos
Com uma análise e cobrança rigorosa, os riscos de inadimplência são reduzidos. O problema é que a grande rigidez diminui o volume de vendas e dificulta o aumento dos lucros. Geralmente, essa política é mais utilizada no mercado de automóveis e imóveis de luxo, em que há uma ótima reputação e muitas vantagens.
4. Crédito e cobrança liberais
Esse formato também é muito popular e costuma ser usado no varejo, principalmente na venda de itens de preço baixo. Por meio de uma liberação de crédito fácil e cobranças brandas, as empresas conseguem aumentar o seu volume de vendas. No entanto, esse modelo apresenta alto risco de inadimplência dos consumidores, resultando em dívidas e custos altos com cobranças.
5. Crédito moderado e cobrança equilibrada
Equilíbrio é a chave nessa política. Com uma análise de crédito dentro dos padrões do mercado, as taxas de inadimplência também são mantidas em um nível aceitável. Ela consegue oferecer uma boa capacidade de aumento das vendas, boas condições de recebimento e custos operacionais equilibrados, sendo uma das melhores opções para boa parte das empresas.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Sempre é necessário saber a política de crédito das empresas?
No dia a dia, não é preciso que você saiba cada detalhe presente nas políticas de crédito das empresas que consome. Inclusive, é até difícil que você consiga descobrir todos os critérios e normas utilizadas. Por isso, o mais importante para garantir um bom relacionamento com as instituições e ter seu crédito aprovado é cuidar bem da sua saúde financeira, evitando dívidas e pagando sempre em dia. Confira algumas outras dicas a seguir:
- Use os seus créditos com responsabilidade;
- Mantenha seu nome limpo nas instituições financeiras;
- Tente manter um score de crédito alto;
- Pague seus empréstimos e financiamentos sempre em dia;
- Sempre leia os contratos para não cair em situações desfavoráveis e abusivas.
Com isso, você tem tudo o que precisa para manter uma boa reputação no mercado e conseguir financiamentos, cartões e muito mais. Aproveite e confira algumas dicas de como quitar o seu empréstimo, garantindo uma vida financeira saudável!