Você com certeza conhece alguém que comprou um imóvel, realizou o financiamento e teve que vender o imóvel. Apesar de parecer uma situação complicada, o repasse de um financiamento é um procedimento bem comum e bastante utilizado.
Isso pode acontecer em diversas situações, como em caso de mudança de cidade ou a necessidade de um imóvel maior. Porém, como geralmente os financiamentos são feitos em muitos anos, é comum que o proprietário ainda não tenha terminado de quitá-lo.
Para isso, o repasse de financiamento existe e pode ajudar tanto quem compra quanto quem vende durante o processo! Vamos explicar mais sobre o que é e como ele funciona!
O que é o repasse do financiamento de um imóvel?
Hoje em dia, o acesso ao crédito pessoal tornou a compra de um imóvel mais acessível. Ainda que seja um grande passo e que precise de organização financeira, muitos optam pela facilidade do financiamento.
Porém, como falamos acima, às vezes, é necessário se desfazer do bem por motivos de força maior. Por isso, o repasse de financiamento surge como uma possível solução.
Durante o financiamento, o imóvel pertence ao banco enquanto você ainda paga pelas parcelas. Consequentemente, a venda não é negociada diretamente com você, mas com a instituição financeira responsável pelo financiamento. Assim, mediante aprovação prévia, é possível realizar o repasse do imóvel a uma segunda parte interessada.
Geralmente, o repasse de financiamento já é uma possibilidade prevista em contrato.. Por conta disso, torna-se a forma mais comum de venda de um imóvel enquanto você ainda está pagando por ele.
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Como funciona o repasse do financiamento?
Ainda que seja uma opção viável, o repasse de um imóvel pode ser complexo.. Como o primeiro comprador passou por uma análise de crédito, o interessado em receber o repasse também passará.
Assim, depois de encontrar o comprador para o seu imóvel, você deve entrar em contato com o banco, para entender se é possível realizar a negociação. Após a análise, ambas as partes devem estar de acordo sobre o saldo que será repassado do financiamento imobiliário.
Além disso, um contrato formal, assinado por ambas as partes e registrado no cartório, assegura não só quem vai vender, mas também quem irá receber o repasse do imóvel.
Vale lembrar que, em algumas instituições financeiras, o financiamento é intransferível. Por isso, é importante verificar esse ponto com o banco ou instituição responsável.
Como é feita a análise de crédito?
Essa etapa, que é de responsabilidade do banco, pode ser um pouco demorada. No entanto, a burocracia é obrigatória para que o repasse do financiamento possa acontecer. Assim, geralmente, a instituição financeira exigirá do comprador alguns documentos, como:
- Documentos de identidade;
- Comprovante de renda dos últimos 3 meses;
- Comprovante de residência dos últimos 3 meses;
- Certidões de nascimento e/ou casamento.
É recomendável que a parcela não ultrapasse 30% da renda do comprador, para que não atrapalhe a subsistência da pessoa.
O banco ainda solicitará uma vistoria de avaliação do imóvel de ambas as partes, por algum prestador de serviço designado pela própria instituição financeira. Com isso, conseguirão apurar o preço do imóvel de maneira correta, sem que haja fraudes ou prejuízos.
Após essa etapa, basta realizar uma declaração do imóvel, com os novos valores e taxas que serão realizados no repasse do financiamento. Após essa etapa, partirão para a assinatura do contrato em cartório. Vale lembrar que o bem continua sendo do banco até a quitação da dívida.
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Quais as vantagens do repasse de um imóvel?
Existem muitos ângulos a se avaliar neste caso. Para o vendedor, é uma possibilidade de conseguir recuperar uma parte do seu dinheiro — ou não ter mais que se preocupar com este gasto.
Em momentos de emergência, pode ser uma ótima solução para que você consiga se reorganizar financeiramente — afinal, você também receberá a parte que já passou, caso seja acordado em contrato, do comprador.
Já para o comprador, a vantagem de receber o repasse do financiamento é que você vai pular algumas etapas do processo que, geralmente, é bem burocrático. Claro, cada contrato é exclusivo e depende também das regras da instituição financeira, mas há bastante margem para a negociação do valor com o vendedor.
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Existem outras despesas do processo?
Fique atento a mais alguns detalhes: existem outros custos que você, enquanto vendedor, pode ter com o processo de venda. Um deles, por exemplo, é a taxa de juros com o banco. Mas com o dinheiro do imóvel em mãos, quitar a dívida pode diminuir um pouco os juros.
Já o comprador, que receberá o repasse e ficará responsável pelo financiamento, há algumas outras burocracias inclusas no processo. Então, tenha em mente que, a depender do contrato e da instituição financeira, você pode ter que gastar com:
- Averbação no cartório;
- Avaliação do imóvel;
- Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
- Demais taxas administrativas.
Portanto, fique ciente de que, além do valor do imóvel que você terá que dar ao vendedor e as parcelas do financiamento, algumas outras despesas poderão ficar sob sua responsabilidade.
Para saber mais sobre o processo de repasse de financiamento e como realizamos todas essas burocracias, clique aqui e saiba mais! Agora, se você já tirou todas as suas dúvidas, te convidamos a ler mais sobre portabilidade de financiamento imobiliário!