Refinanciamento de dívidas: como renegociar seus débitos?

28 fev 2024
3min de leitura

Em muitos casos, um bom planejamento financeiro para pagar as contas em dia é a chave para não se enrolar com dívidas. No entanto, às vezes um gasto inesperado exige um aperto extra na renda mensal.

Nesses momentos, fazer um refinanciamento de dívida pode ser uma ótima solução, tanto para deixar o orçamento mais tranquilo quanto para sair de um débito que não está conseguindo pagar. Se você deseja descobrir como refinanciar suas dívidas e encontrar condições melhores de financiamento, continue a leitura e confira o nosso guia sobre o assunto!

O que é refinanciamento de dívidas?

O refinanciamento de dívidas é um processo no qual você substitui o débito atual por um novo, e principal vantagem é a busca por melhores condições de pagamento, como redução de parcelas, mudança nos valores, taxas de juros menores ou prazos maiores. O refinanciamento de dívidas pode ser feito em uma mesma instituição financeira ou em outra, através de um processo conhecido como portabilidade.

Com isso, você torna o endividamento “mais saudável”, evitando que o saldo devedor aperte sua renda mensal e prejudique a sua saúde financeira.

Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?

Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.

Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:

Como funciona um refinanciamento de dívida?

No refinanciamento, você utiliza um bem próprio como garantia para buscar melhores condições de pagamento. Como há uma garantia de pagamento, bancos e instituições financeiras conseguem oferecer menores taxas ou parcelas mais acessíveis em relação a outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal ou o próprio financiamento.

Os três tipos de refinanciamento mais comuns são: refinanciamento de veículo, de crédito pessoal e de imóvel. Confira a seguir como eles funcionam:

Refinanciamento de imóvel

Se você possui um imóvel financiado e está com dificuldades para quitar as parcelas, o Home Equity é uma ótima opção de refinanciamento de imóvel. Através dele, você coloca o imóvel financiado como garantia do empréstimo e tem acesso a condições de pagamento mais vantajosas, como taxas de juros menores e maiores prazos de pagamento.

Aqui na CashMe, por exemplo, você consegue crédito de até 60% do valor do seu imóvel, taxas de juros até 12 vezes menores do que em outras modalidades e prazos de até 240 meses de pagamento. Com condições assim, fica mais fácil pagar a sua dívida, concorda? Por isso, se você estiver apertado com um financiamento de imóvel, fazer o seu refinanciamento aqui é uma ótima solução!

Refinanciamento de veículo

No refinanciamento de veículo, você também utiliza um bem próprio como garantia para buscar melhores condições de pagamento. Vale lembrar que, os valores de taxas oferecidas variam conforme a análise de crédito de cada instituição financeira.

Para utilizar o seu veículo como garantia, ele precisa estar em seu nome, com bom estado de conservação e com a documentação em dia. Com tudo certo, você está apto para colocar seu carro, moto ou outro tipo de veículo em um refinanciamento de dívida.

Refinanciamento de crédito pessoal

O refinanciamento de crédito pessoal é utilizado para refinanciar dívidas com cheque especial, empréstimo consignado, cartão de crédito e outras. Essa é uma ótima opção para encontrar condições melhores de pagamento, visto que algumas dessas modalidades costumam ter juros altos.

Cada instituição financeira possui as suas regras para esse tipo de operação, por isso, é importante conferir as normas estabelecidas para ver se a sua situação se encaixa nelas.

Leia também: Como quitar empréstimo de forma fácil?

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Crédito maior, juros menores!

Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!

Quando fazer um refinanciamento?

O momento ideal para o refinanciamento de dívidas depende da sua dificuldade em quitar as parcelas atuais. Porém, ele deve ser feito com cuidado para não acabar tendo o efeito contrário, aumentando seus débitos. Por isso, consulte um advogado especialista financeiro para te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu caso.

Entendeu como um refinanciamento de dívida funciona e como ele pode te ajudar? Aproveite e confira em nosso blog outras dicas financeiras, como: melhores formas de conseguir dinheiro emprestado. Temos soluções para te ajudar a conseguir uma quantia extra no final do mês e aliviar as suas contas. Acesse e confira os conteúdo disponíveis!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade