Existem diferentes formas de alcançar o sonho da casa própria, como financiamentos, empréstimos imobiliários, consórcios, entre outras linhas de crédito. A própria quitação à vista é também outra saída para negociar descontos e reduzir custos. No fim, cada escolha possui suas vantagens e desvantagens, além de detalhes operacionais.
Tudo isso pode parecer complicado, mas vamos te mostrar que não é. Para escolher qual é a melhor opção de empréstimo para comprar imóvel, você precisa conhecer alguns detalhes, como o funcionamento de uma análise de crédito, como fazer um bom planejamento financeiro ou até mesmo avaliar o imóvel de acordo com a rotina da sua família. Continue a leitura abaixo e tire suas dúvidas!
Tipos de empréstimos
Para saber como obter um empréstimo para comprar imóvel, é preciso entender qual modalidade melhor se adequa às suas necessidades. Confira!
Existem algumas linhas de crédito conhecidas como empréstimo com garantia que são muito vantajosas devido à garantia de pagamento, tornando o risco de inadimplência menor. Dessa forma, as instituições financeiras conseguem oferecer melhores condições de pagamento.
As garantias podem ser variadas, como veículos, imóveis, carteira de investimentos e até celulares. Cada linha de crédito oferece valores condizentes com a garantia. O empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, pode oferecer até 60% do valor do imóvel.
Financiamento imobiliário
Uma das linhas de crédito mais tradicionais do mercado é o financiamento imobiliário. A principal característica é o crédito estar atrelado à finalidade, ou seja, ao solicitar essa modalidade, o crédito só pode ser destinado à compra do imóvel. De forma prática, a instituição financeira compra o imóvel que você deseja, o valor do imóvel é acrescido de taxas e encargos que serão pagos em parcelas.
O financiamento é muito conhecido por solicitar um valor de entrada correspondente a 20% do preço do imóvel, porém existe a possibilidade de fazer um financiamento sem entrada, coloque as opções em orçamento e analise se vale a pena para você.
Financiamento direto com o proprietário
O financiamento direto com o proprietário, como o nome sugere, não envolve nenhuma instituição financeira. Nesse caso, você negocia os valores, prestações, taxa de juros, valor de entrada, ou seja, a forma de negociação é livre.
Antes de realizar esse tipo de financiamento, verifique a matrícula do imóvel para se certificar de que está regularizado. Este documento pode ser solicitado no cartório de registro de imóveis da cidade onde está localizado o imóvel. A análise de crédito será realizada pelo proprietário, conforme seus próprios critérios.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Qual a vantagem do Home Equity?
Também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, o Home Equity oferece alto valor de crédito, taxas de juros até 12 vezes mais baixas do que em outras linhas de crédito e prazos maiores para pagamento.
Na CashMe, por exemplo, os prazos podem chegar em até 240 meses, além dos processos, serem totalmente online, facilitando e agilizando as etapas da esteira do crédito imobiliário. Confira todas as etapas, em detalhes, com Magally Aleixo, Diretora comercial da CashMe, no vídeo abaixo:
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Análise de crédito
Na análise de crédito, a instituição financeira verifica documentos, renda, histórico de pagamento, pontuação do score, entre outros critérios. Esses fatores são avaliados para entender o risco de inadimplência para a quitação do empréstimo.
Caso seu perfil seu aprovado, a análise de crédito é também quem determina quais são as condições de pagamento, como taxas de juros, parcelas e prazos. Por isso, confira 5 passos para não ser reprovado na análise de crédito e obter o empréstimo.
Quais cuidados devo tomar ao contratar um empréstimo?
Antes de solicitar um empréstimo para comprar imóvel, é preciso planejar seu orçamento para quitar as parcelas mensais. Não esqueça também que, ao comprar um imóvel, uma parte do valor deve ser destinado aos documentos necessários para registro e regularização.
Para se planejar, faça várias simulações de empréstimo e consulte o custo efetivo total (CET) delas, assim, esse será o valor que você pagará pelo empréstimo. Consulte também possíveis taxas, encargos e seguros que estão inclusos nas parcelas.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Vale a pena pegar empréstimo para comprar imóvel?
Na análise de crédito, a instituição financeira verifica documentos, renda, histórico de pagamento, pontuação do score, entre outros critérios. Esses fatores são avaliados para entender o risco de inadimplência para a quitação do empréstimo.
Caso seu perfil seu aprovado, a análise de crédito é também quem determina quais são as condições de pagamento, como taxas de juros, parcelas e prazos. Por isso, confira 5 passos para não ser reprovado na análise de crédito e obter o empréstimo.
Legal