Você sonha em construir a casa própria conforme seus gostos e necessidades? Saiba que existem linhas de crédito para realizar esse desejo. Se você já tem um terreno, pode solicitar o financiamento somente da construção, mas para isso é preciso conhecer os detalhes e exigências do crédito.
Cada instituição financeira possui suas próprias exigências, mas de modo geral, todas solicitam os mesmos documentos e passam pelas etapas da análise de crédito antes da aprovação. Entenda tudo sobre o assunto no artigo a seguir.
Linha de crédito para construção
O financiamento para construção é uma das linhas de crédito mais procuradas por quem deseja construir a casa própria. Assim, você pode fazer o seu próprio projeto residencial, conforme suas necessidades, rotina familiar e preferências. Caso não tenha o terreno, existem linhas de crédito para adquirir o bem e realizar a construção.
Assim como todas as linhas de crédito, existem algumas exigências para o seu crédito ser aprovado. Cada instituição financeira oferece condições diferentes; por isso, faça simulações e compare o custo efetivo total (CET) delas para encontrar a mais vantajosa.
Confira também: 19 Ideias criativas para construção de casas
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como funciona a liberação do crédito?
Para conseguir o crédito para a construção, conheça as etapas abaixo para se preparar. É importante seguir o cronograma da obra para não paralisar os recursos.
- Viabilidade do projeto: antes de começar a construir, garanta a viabilidade da obra, considerando custos, localização e documentos;
- Solicitação do financiamento: faça simulações e escolha a instituição financeira que vai financiar o seu projeto;
- Documentos e análise: apresente seus documentos pessoais e os do terreno, além do projeto da obra que deseja construir. Para aumentar as chances de ter o crédito aprovado, é importante ter um score alto para a análise de crédito da instituição financeira;
- Liberação do crédito: o valor do crédito é liberado em parcelas conforme as etapas da obra, diferente de outras modalidades de crédito que liberam todo o valor de uma só vez;
- Vistoria: a instituição financeira pode fazer vistorias na obra para poder liberar as parcelas do crédito;
- Quitação do financiamento: após finalizada a obra, o financiamento passa para uma nova fase, permitindo que o financiamento seja quitado ou amortizado.
As etapas podem variar conforme cada instituição financeira, mas se deseja solicitar um empréstimo que não tenha que apresentar o projeto residencial, existem outras modalidades que não vinculam os recursos com o objetivo do empréstimo, como o empréstimo com garantia de imóvel (Home Equity).
Quais são os documentos e exigências necessárias?
Para saber como financiar construção em terreno próprio, converse com a instituição financeira e solicite a lista de documentos necessários, como:
- Documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de estado civil;
- Comprovante de renda: holerite, extrato bancário e mais;
- Score: ter uma pontuação alta nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e Boa Vista;
- Documentos do terreno: matrícula atualizada, projeto da residência aprovado e alvará de construção na prefeitura do município;
- Cronograma da obra: é preciso de um cronograma físico-financeiro do planejamento da obra, descrevendo as etapas e o quanto será gasto em cada uma delas.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Quais são as vantagens?
Financiar construção em terreno próprio possui muitas vantagens, como a utilização do FGTS para amortizar o valor do crédito e das taxas de juros. Além disso, a residência será construída conforme o projeto que você escolheu, ou seja, de forma totalmente personalizada.
Como o próprio imóvel fica em contrato de alienação fiduciária, essa garantia reduz consideravelmente as taxas de juros e encargos da linha de crédito. Depois de quitar o empréstimo, basta atualizar os documentos em cartório e passar a propriedade para o seu nome.
Quais são as desvantagens?
Dependendo da instituição financeira, o início da obra será por sua conta, pois os recursos podem ser liberados somente depois da primeira vistoria. Outro ponto de atenção é o processo de aprovação do empréstimo, pois, ainda existe a possibilidade do seu projeto residencial ser recusado e você ter que escolher outro.
Nesses casos, considere outras linhas de crédito que sejam menos burocráticas e que liberam o crédito todo de uma só vez, assim você pode acelerar a construção. Além disso, para outras modalidades não é necessário apresentar o projeto residencial, nem o cronograma da obra, te deixando livre para utilizar o crédito.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Empréstimo com garantia de imóvel para construir
O empréstimo com garantia de imóvel, conhecido como Home Equity, pode ser uma ótima solução para construção em terreno próprio. Além de oferecer crédito de até 60% do valor do imóvel, na CashMe a taxa de juros chega a ser até 12x mais barata do que em outras modalidades.
Além disso, você conta com até 240 para pagar o empréstimo. Na CashMe, todos os processos são online, agilizando as etapas de modo eficiente e transparente. O atendimento é humanizado e totalmente preparado para auxiliar no que você precisar. Faça uma simulação agora mesmo!
Ficou com alguma dúvida sobre o Home Equity? Confira todos os detalhes no vídeo abaixo:
Gostou do conteúdo? Então, continue navegando no nosso blog e aprenda mais sobre educação financeira, taxas de juros, linhas de crédito e mais. Aproveite para conferir também: Como economizar na construção? Confira dicas infalíveis. Até lá!