Se você sonha em comprar um terreno para construir a sua casa do zero, saiba que é possível adquiri-lo à vista ou recorrer a uma linha de crédito. O financiamento é a opção mais popular, mas há outras oportunidades no mercado, como o Home Equity e o Consórcio.
Por isso, preparamos este conteúdo com todos os detalhes para você escolher a melhor opção para comprar um terreno. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
Como funciona um financiamento de terreno?
Um financiamento de terreno pode ser usado para fins residenciais ou comerciais. Se preferir, você pode adquirir somente o terreno para, futuramente, financiar a construção. As condições de pagamento podem variar, por isso, é importante comparar diferentes simulações para saber qual a mais vantajosa para você.
O primeiro passo é escolher o terreno que deseja comprar para depois solicitar o empréstimo. Saiba que essa modalidade passa por algumas etapas antes de ser aprovada, como a análise de crédito e, também, a análise de engenharia. Confira os detalhes abaixo:
- Simulação: faça simulações em instituições diferentes para comparar a taxa de juros, prazos e valor da parcela. Além disso, solicite o custo efetivo total (CET) para entender o valor total que você vai pagar pelo crédito;
- Análise de crédito: nesta etapa a instituição vai avaliar seus documentos pessoais e condições financeiras, como histórico de bom pagador, score, CPF negativado, comprovante de renda, se você já tem outros empréstimos e mais;
- Análise de engenharia: para esta etapa é cobrada uma taxa que deve ser paga antecipadamente. Aqui, serão apresentados os documentos do terreno: cópia da matrícula do imóvel e capa do carnê do IPTU. Além disso, a instituição financeira faz a vistoria da propriedade e, se tudo estiver correto, segue-se para a próxima etapa.
- Análise jurídica: todos os documentos apresentados até agora serão analisados, garantindo a segurança de toda a transação do terreno. Se for necessário, a instituição financeira pedirá outros documentos;
- Assinatura do contrato: se estiver tudo certo, o contrato é elaborado e assinado. Algumas instituições podem solicitar uma entrevista antes da assinatura do contrato. Depois de assinado, é preciso registrar o contrato no cartório de imóveis para a liberação do crédito;
- Pagamento das prestações: o pagamento das prestações devem ser feitas em dia para não gerar multas e taxa de juros por atraso. Além disso, é possível amortizar prazo ou prestação para reduzir as parcelas.
Financiamento imobiliário é bom?
Para quem já sabe qual é a imóvel dos sonhos, é uma opção incrível! Além de não ter limite de participantes para compor renda, nosso Financiamento Imobiliário atende Pessoa Física e Jurídica!
Cuidados ao escolher o terreno
Ao escolher um terreno, confira se os documentos estão regularizados, caso contrário você não poderá financiar. Você pode consultar o IPTU na prefeitura e a matrícula do imóvel, no cartório de imóveis do mesmo município. Além disso, opte por um terreno com boa estrutura e que seja próximo a escolas, hospitais, comércio e outras facilidades.
Se possível, converse com vizinhos para entender melhor o bairro, visite o local em diferentes horários para visualizar a movimentação. Consulte um profissional para te ajudar com a topografia, o tipo do solo e a posição do terreno para acertar na sua escolha.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Financiar terreno vale a pena?
Essa modalidade vale a pena quando você pensa em construir futuramente. Se você pretende adquirir os dois, é possível fazer um financiamento de terreno e construção na mesma transação. Além disso, é importante saber que existem diferenças entre financiamentos para comprar somente o terreno e para o imóvel pronto.
Confira a taxa de juros, prazos, carências e percentual somente do financiamento do terreno, pois todos esses fatores podem impactar diretamente o seu crédito. Por isso, faça simulações e compare as condições de cada um deles, inclusive avalie outras linhas de crédito.
Chegou a sua vez de investir em um imóvel!
Com o Financiamento Imobiliário da CashMe, você compra o imóvel com condições personalizadas para o seu momento financeiro. É mais fácil aqui, porque é tudo feito para impulsionar suas conquistas.
Outras linhas de crédito para comprar terreno
Agora que você sabe como financiar um terreno, é importante conhecer, também, outras linhas de crédito que podem oferecer taxa de juros menores e prazos maiores para quitar as parcelas. Conheça as principais:
Home Equity
O Home Equity é, também, conhecido como empréstimo com garantia de imóvel. É uma modalidade de crédito que pode ser vantajosa para quem deseja adquirir um terreno, e diferentemente do financiamento, não precisa dar um valor de entrada. Além disso, possui taxa de juros até 12x mais baixas que outras linhas.
O Home Equity oferece crédito de até 60% do valor do imóvel, ou seja, se a casa ou apartamento forem avaliados em R$ 400 mil reais, você pode receber até R$ 240 mil reais. E, na CashMe, você tem até 240 meses para pagamento.
Consórcio
O consórcio também pode ser uma boa opção para adquirir um terreno. Afinal, o custo é mais baixo que outras modalidades, pois é isento de taxa de juros, contando apenas com a de administração e o reajuste anual. Dessa forma, os participantes não perdem o poder de compra ao serem contemplados.
Você, ainda, pode antecipar a sua contemplação dando um lance embutido e, além disso, dependendo da administradora e do contrato do consórcio, podem ser sorteados dois participantes por mês, aumentando as chances. O consórcio só é encerrado após todos serem contemplados.
Gostou do conteúdo? Aproveite para navegar no nosso blog e conhecer outros conteúdos sobre educação financeira, empréstimos, como quitar dívidas e mais. Confira também: Entenda quando é possível usar o FGTS para comprar terreno e construir. Até lá!