O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento a longo prazo que oferece condições atrativas e facilitadas para realizar um sonho. Mas, após ser contemplado, você sabe quanto tempo demora para receber o dinheiro do consórcio?
Neste post, você aprende como funcionam os processos seguintes à contemplação por sorteio ou lance e em quanto tempo você terá o crédito do consórcio em mãos. Continue a leitura!
O que fazer depois da contemplação?
Após a contemplação, você precisará passar por outro processo para a liberação da carta de crédito. O tempo de duração do procedimento pode variar conforme as exigências e o estado das documentações do consorciado. Confira as etapas que devem ser realizadas a seguir.
1. Análise de crédito
Para receber o valor do item do consórcio, você deverá passar por uma análise de crédito para avaliar se tem condições financeiras de arcar com o compromisso das parcelas restantes. Apesar de permitir que pessoas negativadas participem do consórcio, o ideal é que, até essa etapa, você esteja com as dívidas regularizadas para uma análise mais positiva e rápida.
Caso contrário, você poderá apresentar um fiador para assumir o compromisso com você. Também é verificado se você possui renda 3 vezes o valor da parcela atual do consórcio, seja na modalidade regular ou reduzida.
2. Apresentação de garantias
Mesmo que você seja contemplado por meio de sorteios ou lances, você ainda deve terminar de pagar as parcelas do consórcio até o final do contrato. Para isso, as administradoras solicitam a apresentação de garantias, geralmente, contidas no acordo assinado com a empresa, como a contratação de um avalista, a utilização do bem adquirido e outros recursos.
3. Comprovação de renda
A comprovação de renda é exigida para profissionais em regime CLT, funcionários públicos, empresários e autônomos. A depender da sua categoria de atuação, podem ser solicitados documentos diversos, como extrato bancário, folhas de pagamento, contratos sociais, faturamento da empresa, decore e outros arquivos.
Consulte a administradora para apresentar os documentos adequados para comprovar a sua renda da maneira correta.
4. Apresentação e análise de documentos
Também serão exigidos documentos específicos para cada tipo de consórcio e requisitos das administradoras. De maneira geral, são solicitados:
- Documento de identidade com foto;
- CPF ou CNPJ;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
5. Escolha do bem ou serviço
A última e tão desejada etapa é a escolha do bem ou serviço a ser adquirido, conforme o contrato do consórcio. Você pode escolher o fornecedor do bem e deve apresentar todos os documentos relacionados para a compra ser aprovada.
Leia também: Quem tem nome sujo pode fazer um consórcio? Descubra aqui
Aquisição parcelada e sem juros?
Com o nosso Consórcio, você investe em carros, imóveis e serviços de forma planejada, sem juros, sem burocracia. Descomplique a realização dos seus sonhos!
Qual é o tempo de liberação da carta de crédito do consórcio?
Por se tratar de um procedimento exigente e prolongado de análise de diversos requisitos, a liberação do dinheiro pode ser um pouco demorada para quem espera receber com urgência. O trâmite legal leva, em média, 20 dias para automóveis e 45 dias para imóveis.
Para que todo o processo seja agilizado, a recomendação é que você tente regularizar as documentações e o score financeiro antes da contemplação. Assim, você poderá receber o dinheiro em menos tempo e concretizar o seu sonho com o bem ou serviço desejado.
Se você for contemplado e o contrato do consórcio finalizar antes do prazo estipulado, a administradora é obrigada a entregar o valor do crédito em espécie no período máximo de 60 dias.
No procedimento padrão, dos 180 dias, a carta de crédito também pode ser recebida em dinheiro, conforme especificações do Banco Central. Se o consórcio ainda contar com a quitação pendente, o valor será direcionado ao dono ou fornecedor do bem que vai ser adquirido de forma direta.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Em quanto tempo tenho que usar a carta de crédito?
Não existe prazo para que você utilize o dinheiro contemplado no consórcio. Se a carta de crédito não for utilizada de imediato, você pode pesquisar e negociar as melhores condições para comprar o bem, enquanto o valor se mantém junto à administradora gerando liquidez.
O consórcio é uma solução que garante poder de compra, então, você conta com o tempo que for necessário para fazer o melhor negócio possível. Avalie fornecedores, automóveis novos ou usados ou localizações de imóveis mais adequados ao que você precisa.
Sabia que Consórcio não é só para carro?
Você também pode investir em imóveis e serviços variados! O Consórcio CashMe ainda tem planos exclusivos de aceleração da conquista para te impulsionar ainda mais!
A carta de crédito pode ser descontemplada?
A carta de crédito pode ser descontemplada caso você não tenha atendido a alguma das exigências do Banco Central, como a análise de crédito. Outro cenário possível é receber a contemplação, não adquirir o bem e entrar em inadimplência.
Nessa situação, você se torna um devedor e deve cumprir com os seus compromissos de pagamento, acordados em contrato. A administradora pode, então, contestar a sua carta de crédito, correndo o risco, também, de ter o consórcio cancelado.
A melhor solução é encontrar uma empresa especializada em consórcios alinhada com as diretrizes do Banco Central e que ofereça condições compatíveis com a sua necessidade, considerando sua realidade financeira. Os planos da CashMe são isentos de fundo de reserva e conta com parcelas atrativas para diferentes perfis de clientes.
Agora que você já sabe quanto tempo demora para receber o dinheiro do consórcio e como a modalidade funciona, conte com a gente para realizar o seu sonho de poupar, investir ou planejar o seu futuro. Aqui no blog, você explora outros conteúdos relacionados aos procedimentos do serviço, além de dicas para ser contemplado mais rápido. Até a próxima!