Você já escutou falar sobre a venda sazonal e as formas de lucrar com esse tipo de negócio? Veja aqui o que é este método e como realizá-lo da maneira correta no mercado.
Inverno e piscina. Essa parece uma combinação um tanto quanto estranha, porém para algumas pessoas é a melhor combinação possível. Esperar chegar o verão para comprar esse produto é a mesma coisa que esperar o preço aumentar e, consequentemente, gastar mais a troco de nada.
Sabe aquele milk-shake que você adora? Ele pode ser bem vindo em outras estações fora do inverno. Além de proporcionar uma experiência com uma sorveteria mais vazia, pode também diminuir valores e ajudar no seu bolso.
Pensando nisso criamos um pequeno compêndio explicando tudo sobre venda sazonal e como lucrar com essa baixa temporada. Acompanhe e entenda tudo sobre o assunto!
Venda sazonal: o que é?
Para entender melhor o que é venda sazonal, você precisa internalizar mais exemplos como os dados acima. Em época de verão no Brasil não é comum comprar roupas de frio, visto que vivemos num país tropical e as temperaturas aumentam nesses tempos.
Então como as lojas especializadas somente em casacos permanecem estáveis durante o ano todo? Simples! Algumas estratégias diferentes são implantadas, como maior divulgação, descontos, entre outros.
A venda de produtos típicos de uma época do ano em outra situação é a famosa venda sazonal. Essa sazonalidade requer recursos e atenção de especialistas, pois se não for bem planejado, pode levar ao encerramento da empresa em questão.
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Baixa temporada pode trazer lucros?
Pensando nesse fenômeno que ocorre entre milhares de empresas, surge uma dúvida comum: é possível lucrar com baixa temporada? A nossa resposta é: sim, é possível lucrar nessas épocas, apesar de serem pouco propícias aos produtos da empresa.
Lojas como Renner, Riachuelo e Marisa possuem as suas devidas coleções para cada época do ano. Contudo, elas nunca deixam de vender outras peças, pois independente de qual estação estejam, sempre haverá alguém em busca daquele conjunto incomum para aqueles dias.
Muitas pessoas esperam essas épocas do ano para investirem principalmente em roupas, pois os preços caem bruscamente e torna-se possível investir em mais peças com menos dinheiro. Essa talvez seja uma forma de garimpar e lucrar para ambos os lados.
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Como conquistar o cliente nessa época?
Agora, pensando em você, empresa, que passa por essa situação pelo menos uma vez ao ano, como sobreviver no mercado com essa sazonalidade? Não é tão difícil quanto parece, mas é muito importante seguir algumas dicas bem diferentes de outros negócios.
Por isso, pegue seu papel e caneta e anote tudo que temos para dizer! É importante ressaltar que nossas dicas são gerais e que podem ser adaptadas a cada tipo de comércio, a depender do produto que é vendido.
Venda sazonal: Custo/benefício
A época de sazonalidade pede da empresa um maior custo/benefício de seu produto. Como a busca será menor, o cliente deve ser conquistado através do preço chamativo e que cabe no bolso.
Caso você tenha uma loja de roupas para moda verão e queira vende-las no inverno, coloque as peças em promoção e sempre divulgue uma queima de estoque. Essa é uma maneira de atrair pessoas para o seu negócio e continuar lucrando mesmo estando nessa época.
Chamadas pelas redes sociais
Outro fator importantíssimo principalmente para captação de clientes é fazendo chamadas pelas redes sociais. O marketing digital é um dos maiores aliados para o comércio nos dias de hoje e auxilia exponencialmente nas vendas.
Sempre faça o marketing ideal oferecendo descontos e ofertas exclusivas para quem comprar aquele produto fora de época. Dessa forma, o cliente investirá mesmo estando em época de baixa temporada.
Venda sazonal: Fidelidade com o cliente
Por último, mas não menos importante, é utilizar desse custo/benefício e marketing digital para fidelizar o cliente. Ele não pode ir a sua loja somente quando estiver em período de vendas sazonal, ele precisa voltar o ano todo e tornar o seu comércio como o número 1 do mercado.
Para isso, alie bem as táticas de captação de compradores oferecendo produtos de boa qualidade, bom atendimento e propiciando satisfação ao retornar a sua loja. Essa é uma maneira lucrativa de manter o seu negócio sempre em crescente no mercado.
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Ao fim percebemos que é possível manter o seu negócio estável mesmo em período de vendas sazonal e ainda lucrar em cima disso. Basta ter estratégias adequadas ao seu comércio e saber aliá-las à satisfação do consumidor.
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