Se você é um devedor de uma quantia muito alta, já deve ter se preocupado com a possibilidade de ter seu imóvel penhorado, perdendo assim, o seu lar.
Esse que é um dos maiores medos que podemos ter. Onde uma dívida se torna o terror de toda uma família, é uma realidade dura de se passar.
Não podemos prever o dia de amanhã. Quando fazemos dívidas como cartão de crédito e prestações de serviços a pagar, é por que estamos em um bom momento de nossas vidas, mas, no dia seguinte, isto pode não ser mais verdade.
Por isso, o artigo de hoje falará tudo sobre imóvel penhorado, e situações onde isso, de fato, ocorre. Nem tudo está perdido como você pensa!
Aproveite a leitura!
Causas para ter um imóvel penhorado
Se você está afundado em dívidas, já tem problemas o suficiente para se preocupar. A possibilidade de penhora pode existir, mas tenha calma, existem algumas condições a serem cumpridas antes que seu imóvel vá parar no leilão.
Primeiro que sua casa está protegida pela legislação. Tirando certas exceções, você não precisa ter medo de perder a propriedade.
Na lei brasileira consta que a casa onde a pessoa, o casal ou a família viva não pode ser usada para pagar as dívidas civis, previdenciárias ou trabalhistas. Não é toda a dívida que vai fazer com que seu imóvel seja penhorado.
Entretanto, existem oito situações que a sua propriedade pode ir a leilão, para pagar a dívida do devedor. Estas são:
1° situação
O imóvel será penhorado para pagar dívidas ou prestações atrasadas de seu financiamento imobiliário que foi concebido para a compra ou construção da propriedade em si.
O banco em que foi feito o financiamento pode, portanto, tomá-la de volta para si caso haja inadimplência.
Desde a década passada, o mesmo direito foi garantido aos bancários pela chamada “alienação fiduciária. Por meio deste, a pessoa apenas terá direito ao terreno quando sua dívida estiver totalmente quitada.
Enquanto isto não ocorre, o imóvel continuará preso e fiscalizado pelo banco, e seu proprietário terá direito somente a posse do mesmo.
2° situação
Para pagar as dívidas trabalhistas com o empregados que trabalham no próprio local. Se o proprietário da residência não faz o pagamento regular de sua empregada doméstica ou jardineiro, o imóvel pode ser tomado e levado a leilão para que seja efetuada a quitação dos débitos.
3° situação
Mais uma exceção que pode levar à penhora de um bem é quando um pai ou mãe deixa de pagar a pensão de seu filhos. Além de se tratar de um crime inafiançável, o devedor ficará retido e todos os itens que estavam sob seu nome irão a leilão para que a dívida seja paga.
Caso o valor não seja suprido, então o devedor em questão deverá solicitar algum valor a parentes ou conhecidos para que haja a regularização da dívida, ocasionando a sua soltura.
4° situação
O imóvel penhorado irá a leilão para que sejam pagas a obrigações sociais daquela propriedade em questão. Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é um dever do cidadão que deve ser arcado.
Sonegação também é crime, e caso seja constatado que o devedor deixou de pagar o IPTU, seu bem será recolhido, avaliado, e leiloado para a quitação da dívida.
5° situação
Quando o bem se torna uma moeda de troca oferecida como garantia de uma dívida, o devedor pode acabar por perdê-lo caso esta não seja paga em dia. O imóvel da família servirá como garantia de hipoteca sujeita a penhora.
6° situação
Caso a propriedade tenha sido adquirida através de dinheiro sujo ou meios ilícitos, o imóvel será penhorado, independentemente se sua família encontra-se no local ou não.
Além disso, o criminoso será identificado e levado sob custódia por seus crimes e não apenas sua casa, mas todo bem que possuí em seu nome será tomado pelo estado e leiloado.
7° situação
Caso alguém seja fiador em um contrato de aluguel e este esteja comprometido a garantir os pagamentos do colega inquilino, este também pode ter seu imóvel penhorado caso haja inadimplência da parte do conhecido.
Este é um dos motivos pelo qual as pessoas raramente são fiadoras para outra pessoa. Ninguém que perder seu bem e teme por situações como está.
Para que alguém seja fiador de outra pessoa, existe a necessidade de haver confiança mútua.
8° situação
Esta se trata de uma situação que é muito debatida, uma vez que o próprio devedor pode tomar as rédeas da situação.
Em caso de inadimplência do devedor em relação as suas dívidas, se o mesmo for possuidor de uma propriedade considerada de luxo, o juiz de primeira ou segunda instância que está julgando o caso pode permitir que o devedor permaneça com a propriedade.
Claro que, sob a condição de vender a propriedade a fim de pagar as dívidas. Isto impede que o devedor fique desamparado e possa procurar outra residência para morar, enquanto ocorre o processo de venda da propriedade anterior.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Quais bens são classificados como bem de família?
Há quem acredite que apenas bens imóveis podem ser classificados como bem da família. Porém, isso não é verdade. Abaixo você confere as opções de bem de família:
- Uma casa;
- Uma terra rural utilizada para plantação que permite que a família tire o seu sustento, garantindo a sobrevivência de todos os membros;
- Instrumentos profissionais;
- Bens móveis que garantem o fortalecimento da família, desde que estejam quitados.
O imóvel impenhorável é um direito garantido pela legislação para que o mesmo não seja penhorado em caso de dívidas. Isso vale para qualquer membro da família e para dívidas de qualquer natureza, como comercial, tributária e previdenciária, por exemplo.
É importante destacar que a garantia do imóvel impenhorável vale para pessoas solteiras, casadas ou viúvas. Sendo assim, caso a família passe por alguma dificuldade, os outros membros da família ficam assegurados que o bem não será retirado da família.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Evitando dívidas e a quem recorrer
Uma boa estratégia para não passar este tipo de situações é fazer um planejamento financeiro da sua própria casa, algo que, geralmente, as pessoas não tem o costume de fazer.
Boa parte dos cidadão do nosso país tem o nome sujo por que não faz ideia de como controlar o próprio dinheiro e, quando vê, acaba por gastar mais do que ganha no próprio trabalho.
Monte uma tabela, a mão ou no computador, e faça seu próprio balanço para não acabar acumulando dívidas.
Mas claro que imprevistos acontecem, e é para essas horas que a CashMe está aqui.
Com os melhores planos e uma das menores taxas do mercado, a CashMe oferece a você a oportunidade de desafogar das dívidas.
Antes que seu imóvel seja penhorado, você já chegou no lugar certo. Com a CashMe, você será capaz de voltar a dormir tranquilo, com todas as dívidas e contas pagas, sem ter de se preocupar com nada.
Todos nós passamos por apertos uma vez ou outra, e para te ajudar nestas situações, é que existimos. Procure fazer uma avaliação conosco hoje mesmo e tire suas dívidas da porta da geladeira!
Caso tenha gostado do artigo, não deixe de compartilhar este nas redes sociais!