Cada vez mais o brasileiro tem desejado abrir um negócio próprio. Os motivos podem ser dos mais diversos: desde alguém que perdeu o trabalho e está com dificuldades para ser recolocado até quem está empregado, mas não deseja mais estar nessa posição. O fato é que as pessoas estão mirando mais em construir sua empresa ao invés de estar prestando seus serviços a terceiros.
Não é segredo para ninguém que a pandemia trouxe uma grande crise econômica, fazendo com que a perspectiva de empreender em um negócio tenha sido considerada mais efetiva para enfrentar esses períodos.
Uma pesquisa realizada no início de 2022 sobre as prioridades do brasileiro, 27% dos entrevistados desejam abrir um negócio ou ampliar um existente. Em segundo lugar, 26% desejam ter a casa própria. E, em terceiro lugar, empate entre estudar e viajar.
Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja abrir um negócio lucrativo e conquistar a independência financeira, este artigo é o mais indicado.
Neste guia você aprenderá as principais etapas para abrir um negócio lucrativo, como dar os primeiros passos na nova carreira e muito mais. Continue a leitura a seguir.
Como abrir um negócio do zero
Verdade seja dita, não há maneira certa de montar um negócio. Quando tudo se resume a isso, tudo o que precisa ser feito é dar o primeiro passo. Dito isto, construir um negócio do zero dá muito trabalho, não importa se você deseja iniciar um pequeno negócio em casa ou quer ser o próximo Google.
Para ajudá-lo a começar, criamos este guia completo, cobrindo o tema da maneira mais completa para você abrir um negócio.
Incluímos todas as etapas possíveis para levar você desde a descoberta da ideia certa até o dimensionamento do negócio. Há, sem dúvida, mais coisas que poderíamos ter incluído, mas se você seguir cada uma das etapas abaixo, é certo que você terá um negócio. Ou apenas navegue para encontrar o conselho que você está procurando.
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Encontre uma ideia de negócio que te fascine
Se você tem uma ideia clara do tipo de empreendimento que pode começar e já possui encanto desde o início, essa etapa será simples. Mas para quem não faz ideia de qual seja a melhor oportunidade de negócios para começar, é preciso refletir, anotar e pesquisar o mercado de trabalho.
Quando você quiser encontrar a ideia para abrir um negócio, procure um problema para resolver e não um produto para construir. As startups e empresas mais bem-sucedidas resolvem problemas do mundo real.
Diversos empreendedores que abriram negócios tiveram uma tarefa sistemática de criar um plano de negócios completo e testar hipóteses que funcionaram para outros empreendedores. Se você quer uma vantagem inicial, precisa encontrar um problema que um número suficiente de pessoas queira resolver.
Durante esta etapa é interessante que você faça uma autoavaliação, questionando:
- Quais atividades me empolgam?
- O que eu sei fazer?
- Se já sei o negócio que eu quero, o que eu não sei fazer?
- Quem seriam meus clientes?
Essas perguntas são a base por onde começar, não precisando se limitar a elas, afinal cada um sabe os motivos que ajudarão a abrir um negócio.
Tornar-se um empreendedor é um trabalho árduo. Mas ser um empreendedor é muito mais difícil. Chegar onde você quer ir e ficar lá, exigirá muita determinação e resiliência. Não importa se você vai iniciar uma linha de maquiagem ou tem uma ideia digna de unicórnio para uma startup de tecnologia, você terá que fazer sacrifícios, fazer coisas que você não tem ideia de como são feitas e dedicar horas ao seu projeto — mesmo quando você não estiver com vontade.
Ser empreendedor requer algumas habilidades específicas, ou pelo menos tê-las facilitará muito as coisas. Felizmente, as habilidades podem ser aprendidas, então mesmo que você ainda não as tenha, você pode treinar seus músculos do empreendedorismo.
Existem cinco habilidades que você precisa para ter como um empreendedor:
- Agilidade;
- Sensação de abraçar o fracasso;
- Se importar com o negócio é o ato de empreender;
- Você tem um alto nível de motivação e continua em frente mesmo quando não está motivado;
- Você arrisca.
Construir um grande negócio não é necessariamente oferecer uma solução totalmente nova. Trata-se de fazer uma que seja melhor que as existentes.
Veja, por exemplo, a Uber, uma empresa mundialmente conhecida que tem em seu modelo de negócios a ideia de conectar motoristas e passageiros através de uma plataforma, solicitando um carro sob demanda, chamando um carro por meio de um aplicativo de celular.
Valide sua ideia
Há uma diferença entre uma boa ideia na qual as pessoas teoricamente gastariam dinheiro e uma ótima ideia que elas realmente comprariam. E aqui está o problema. Você não saberá com certeza até colocá-lo à venda.
Ainda assim, há coisas que você pode fazer para verificar se sua solução é uma ou outra. Após ter sua ideia de negócio e colocar todos os detalhes em seu plano de negócios, aqui estão três passos a seguir para testar se a ideia do seu negócio será um sucesso.
- Teste sua hipótese
Pergunte a mais pessoas como o problema afeta suas vidas e realmente ouça o que elas dizem. Você pode iniciar essa pesquisa focal com seus parentes e amigos e prosseguir para desconhecidos.
Certifique-se de entender completamente a extensão e as consequências do problema. Se você quiser construir um negócio a partir disso, ele precisa ser real e não apenas para uma pessoa, mas também para um grupo de pessoas.
- Pergunte às pessoas sobre a solução
A melhor maneira de fazer isso é ter algo para mostrar a elas. Dependendo da solução, faça um esboço, crie um rascunho, uma maquete ou um protótipo. Em seguida, mostre-o às pessoas que têm o problema e pergunte se e como elas acreditam que a sua solução possa ajudar.
Muito importante, geralmente esse tipo de questionário é realizado para soluções de tecnologia, mas você pode adaptar para a realidade do negócio que deseja abrir.
- Ouça e ajuste
Você está construindo uma solução para um problema. Nesse sentido, o que importa é que as pessoas que têm esse problema acreditem que sua solução irá ajudá-las. Portanto, ouça seus comentários, colete dados e ajuste os planos antes de começar a construir o produto ou serviço real.
Como fazer um plano de negócios
Agora que você tem uma boa ideia de negócio e verificou que não é o único que pensa assim, é hora de começar a transformar a ideia em um negócio real. Para fazer isso, você precisa encontrar um modelo de negócios. Como seu produto vai gerar dinheiro? Uma excelente ferramenta para isso é o plano de negócios
Escrever um plano de negócios ajuda a visualizar sua ideia e pode agilizar o processo de criação de negócios, fazendo com que você se sente e pense nas coisas metodicamente.
Ter uma compreensão ampla de suas “incógnitas conhecidas” é importante, porque significa que você não está priorizando somente encontrar uma solução imediata. Ter um plano de negócios desenhado é muito melhor do que estar despreparado ou ser pego de surpresa, especialmente se você, mesmo gostando do negócio que deseja abrir, não conhece o mercado do segmento em que deseja atuar.
Primeiros passos no plano de negócios
Ao iniciar o seu plano de negócios, comece a preencher os seguintes tópicos:
- Nome e descrição da empresa;
- Análise de mercado;
- Gestão e organização;
- Produtos e serviços;
- Segmentação de clientes;
- Plano de marketing;
- Plano de logística e operações;
- Plano financeiro.
Será necessário dedicar tempo a este estudo, para você ter mapeado todas as informações relacionadas ao negócio. Para esta etapa há uma forma simplificada de começar a desenvolver o seu projeto utilizando o Business Canva, um modelo de plano de negócios simplificado e que ajuda você a olhar o negócio na totalidade de modo mais resumido.
Popularmente falando, o Canvas funciona como uma versão muito condensada de um plano de negócios. Isso ajudará você a confirmar que sua ideia tem potencial de negócios e ajudará outras pessoas a entender por que é uma boa ideia – potencialmente vale a pena investir.
O Business Model Canvas original foi criado por Alexander Osterwalder e é uma ferramenta popular entre muitos empreendedores. Ele se concentra exclusivamente no desenvolvimento de seu modelo de negócios. Nesses estágios iniciais, sugerimos que você faça um business canvas que descreva toda a sua ideia. Desde o problema até a solução até o tamanho do mercado, modelo de negócios e equipe.
O Canva fornece uma visão geral completa da sua ideia de negócio e funciona muito bem para apresentá-la a qualquer pessoa que precise ser convencida a participar, uma vez que ele possui somente uma página. Aqui está o que é sugerido para sua apresentação::
- O problema;
- A solução;
- Sua proposta de valor única;
- Uma introdução ao mercado;
- O modelo de negócios;
- Uma descrição de seus clientes-alvo;
- Os canais de marketing que você deseja usar;
- Um breve resumo da sua principal concorrência;
- Uma introdução à sua equipe.
Escolha um nome para seu negócio
Dar um nome para a empresa é uma das etapas mais divertidas. O nome da sua empresa é uma vertente universal do seu trabalho de marketing. Ele aparecerá em todos os lugares que você estiver.
O ideal é pensar em um nome simples e objetivo. Encontre um nome que deixe claro o que você faz, que seja curto e memorável e esteja alinhado com sua declaração de missão e visão e valor. Esta não é uma tarefa fácil, mas é realizável com um pouco de sabedoria.
A missão, visão e valor da sua empresa são fundamentais para a estratégia do seu negócio, a partir dessa tríade, as empresas alinham seu propósito e papel da empresa diante da sociedade e dos meios profissionais.
Você pode já ter algo em mente, caso contrário, aqui estão algumas dicas para você encontrar o nome da sua empresa:
Torná-lo cativante, memorável e simples
Nomes difíceis de soletrar confundiram as pessoas e possivelmente as levarão a outro lugar, mesmo quando elas estiverem ativamente tentando encontrá-lo. Por isso, sugerimos que você limite o nome da empresa em até três palavras.
Não limite seus negócios no futuro
Escolha um nome que lhe permita escalar, ou seja, conquistar novos mercados ou mudar de direção sem forçá-lo a mudar de nome e, possivelmente, perder a parte mais forte de sua marca.
Faça uma pesquisa na Internet pelo nome
Você não precisa necessariamente descartar o nome só porque outra pessoa já o está usando. Mas verifique os direitos autorais e considere os desafios que isso pode trazer ao usar um nome que outra empresa já possui.
Compre o domínio
Mesmo que você ainda não vá usá-lo, ponha as mãos no domínio o mais rápido possível. Atualmente, há uma tonelada de extensões de domínio específicas do setor para comprar, como .com, .org, .co e .io.
Compre aquele que você pretende usar e, se possível, adquira também o domínio .com. Os domínios .com são mais populares e geralmente sinalizam autoridade. Se você não comprar, outra pessoa comprará, e isso potencialmente prejudicará sua marca. Se outra pessoa já possui o domínio que você deseja, tente negociar um acordo para comprá-lo.
Faça seu Elevator Pitch
Há sempre uma chance de conhecer alguém que pode mudar o rumo do seu negócio para melhor. Seja em uma festa de aniversário ou na fila do supermercado, você deve estar pronto para apresentar seu negócio.
Nessas situações, você não tem tempo de sobra para se preparar e não pode gastar 30 minutos explicando todos os detalhes. Então você precisa de um elevator pitch.
Um elevator pitch é uma apresentação do seu negócio que você pode fazer no tempo que leva para andar de elevador. Deve fornecer informações suficientes para que as pessoas fiquem curiosas e animadas para saber mais. Mantenha-o entre 30 e 90 segundos (sim, eles são bem curtos!) e certifique-se de apresentar apenas os pontos mais importantes e emocionantes. Abaixo estão três perguntas para responder em seu discurso de elevação. Tente responder a cada uma delas em uma ou duas frases. Dessa forma, você conseguirá mantê-lo curto o suficiente.
- Qual é o problema?
- Como você vai resolver isso?
- Que valor trará às pessoas que têm o problema?
Estágio de construção do negócio
A ideia de abrir um negócio do zero já está começando a ficar robusta e com planejamento mais rico, para que você entre no mercado sem ser pego de surpresa. A seguir, falaremos mais sobre a pesquisa de mercado e concorrentes e a avaliação do cenário por meio da metodologia chamada SWOT.
Pesquise o mercado e a concorrência
Quando você começa a construir sua empresa, não é necessário passar meses planejando e criando estratégias. O que você precisa fazer é se concentrar em construir algo grande.
Não importa em que estágio você esteja, uma pesquisa de mercado adequada é essencial. Você precisará dela para conhecer o potencial do negócio que está começando e se vale a pena o esforço. Então tome um café e mãos à obra! Você pode dividir a pesquisa de mercado em quatro seções:
- Indústria
Como está a indústria? Quão grande é isso? Está crescendo?
- Mercado-alvo
Quem são seus clientes? Quantos existem? O que eles precisam?
- Concorrência
Que outras soluções existem? Por que eles são bons? Onde eles precisam de melhorias?
- Preço
Que valor sua solução agrega à vida de seus clientes? Quanto vale isso? Se você precisar de um ponto de partida para seus pensamentos sobre preços, dê outra olhada em sua concorrência. Qual é o preço da sua oferta?
Avalie o mercado com uma análise SWOT
Agora que você conhece o mercado, é hora de encontrar seu lugar nele. Para isso, uma análise SWOT é uma ferramenta poderosa. Use-o para avaliar seu próprio negócio e o estado do mercado. Isso indicará o local certo para o seu negócio.
Uma análise SWOT investiga as Forças e Fraquezas do seu negócio (interno) e as Oportunidades e Ameaças no mercado (externo).
Se você já definiu uma equipe ou seus cofundadores, a análise SWOT funciona bem como um exercício de grupo. Você terá mais perspectivas e isso incentiva as pessoas a assumirem a responsabilidade pelo que você está construindo.
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Defina metas, crie um roteiro e acompanhe os marcos
As metas lhe dão direção, mantém você motivado e garantem que você siga em frente. Você vai precisar de todos os três elementos para fazer isso a longo prazo, então você pode começar a praticar agora mesmo.
Mas os objetivos não o levarão longe sozinho. Você precisa dividi-los em ações, colocá-los em um roteiro e acompanhar o quão longe você chegou.
Ao definir metas, uma boa coisa a fazer é torná-las SMART. Uma meta deve ser simples, mensurável, acionável, realista e específica no tempo. O uso dessa estrutura ajudará você a definir metas claras para o quê, quando e como realizar diferentes tarefas.
As ações em que você divide uma meta são tarefas que você precisa fazer para alcançá-la. Coloque essas tarefas em um roteiro junto com um prazo específico de tempo e antes que você perceba, você não apenas terá algo para almejar, mas um plano para chegar até o seu objetivo final.
Faça uma planilha de orçamento
Se você gastar muito nas coisas erradas, seu início irá travar antes de você começar. Se você gastar muito pouco com as coisas certas, nunca irá a lugar algum.
Em outras palavras, você precisa gastar dinheiro, mas precisa fazer isso com sabedoria. É por isso que você deve fazer um orçamento realista para abrir uma empresa e manter continuamente esse orçamento para garantir que seu negócio seja saudável.
Você pode começar fazendo um orçamento para o próximo ano ou, se estiver disposto, tentar prever o que acontecerá nos próximos dois ou três anos.
Comece listando todas as suas despesas e divida-as em categorias como Administração, Marketing e Investimentos de Tecnologia. Em seguida, liste suas fontes de receita e capital, se você recebeu financiamento ou investiu parte de seu próprio dinheiro em seu negócio. Agora divide tudo em meses e pronto, aí está o seu orçamento.
Se você tiver um pouco de habilidade nessa área, poderá criar e manter seu orçamento em uma planilha. Mas se você quiser simplificar ainda mais e ter coisas como pista, ponto de equilíbrio, taxa de queima, taxa de ganho e receita total calculada para você, busque por softwares que calculam e automatizam todos os processos para você.
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Encontre um co-fundador
Ter seu negócio só para você significa liberdade máxima e lucro máximo. Em teoria, talvez isso seja realmente possível. Mas, na realidade, as empresas e startups co-fundadas superam massivamente as fundadas por apenas uma pessoa.
Um grande empreendedor conhece seus pontos fortes, mas também está muito ciente de suas fraquezas e como cobrir esses pontos. A melhor maneira de fazer isso é encontrar o co-fundador certo que ajudará a abrir o negócio.
Pode levar tempo para encontrar a pessoa certa, mas valerá a pena. Faça um acordo explícito e coloque-o por escrito. Quem possui o quê? Quem é responsável pelo quê? O que acontece se alguém quiser sair? Entre outros questionamentos.
É melhor deixar claro todos esses termos enquanto as coisas estão boas e todos estão animados. Conhecemos muitas histórias sobre negócios e relacionamentos que acabam sofrendo com acordos de parceria mal feitos. Por isso, não deixe que isso aconteça com o seu.
Escreva um plano de negócios de inicialização
Há um equívoco comum, principalmente pautadas por especialistas em administração e marketing, de que um plano de negócios deve ter de 30 a 50 páginas. Isso faz com que muitos empresários adiem o planejamento. Esse seria o melhor dos mundos, mas não precisa ser assim.
Apenas passar pelo processo de planejamento e fazer algumas anotações trará vários benefícios para o negócio. Após avançar e começar a procurar financiamento ou entrar em contato com consultores, você pode adicionar mais detalhes.
Fazer um plano de negócios te obriga a pensar em todos os detalhes. Ajuda a traçar metas, planejar ações e tomar decisões inteligentes. Isso também ajudará sua empresa a crescer mais rapidamente e aumentará a probabilidade de sucesso.
Crie um pitch para investidores e um pitch deck
O investimento inicial vem em série. Muito em breve, você pode precisar de um pouco de dinheiro. Mais tarde você provavelmente vai precisar de muito. Conseguir financiamento exige muito esforço, e você provavelmente terá que fazer um pitch para muitos investidores antes de encontrar alguém pronto para apostar em você.
Assim como o elevator pitch, esse tipo de discurso já é mais elaborado para os investidores. Quando você começar a procurar investidores, precisará de um pitch e um pitch deck. Um pitch de investidor normalmente dura cerca de 15 a 20 minutos e seu pitch deck deve ser mantido em cerca de 15 a 20 slides no máximo.
Seu pitch de inicialização deve ser informativo, intrigante e mostrar o potencial do seu negócio. Em outras palavras, deve fazer com que os investidores abram suas carteiras e coloque bastante dinheiro em seu caminho.
Você terá que escolher as informações mais importantes, fornecer os detalhes certos com precisão e envolver tudo em uma história que atraia as pessoas. Para fazer isso, você tem que saber o que os investidores estão procurando.
A maioria deles houve muitos discursos em um ano e só investem poucos. Então você, sua empresa e seu pitch precisam se destacar da multidão e conquistar os tubarões nesse mar.
Fase de pré-lançamento
A fase de pré-lançamento é importante para você definir os primeiros passos para abrir o negócio até chegar a fase de maturidade e escalar.
Comece a construir sua marca e a comercializar sua solução
Nunca é cedo demais para se tornar um pouco exibicionista em nome do seu produto. Afinal, em breve você estará liberando uma solução para as dores dos seus clientes.
Nesse momento é importante que você comece a contar às pessoas sobre sua solução até que ela esteja pronta para o lançamento. Um empreendedor que fez algo parecido foi Steve Jobs, fundador da Apple, que vendia suas soluções para clientes sem ao menos tê-la.
Então, o momento certo para começar a construir algum buzz da sua marca é agora.
Há muitas coisas que você pode incluir em sua estratégia de pré-lançamento. Dependendo do seu negócio, do seu produto e do quanto você se atreve a deixar seu exibicionismo interior solto, aqui estão algumas coisas para se começar a fazer:
- Comece a fazer conteúdos para blog e redes sociais;
- Construa uma presença nas redes sociais;
- Escreva artigos para seu site, para sites parceiros e colunas para se estabelecer como um especialista em seu assunto;
- Seja um convidado em podcasts, em mídia de notícias (ou nicho) ou, até mesmo, programas de TV;
- Faça seu próprio podcast;
- Networking.
Ser um empreendedor é um caminho solitário, e insistir em fazer tudo sozinho não apenas o tornará mais solitário, mas totalmente impossível. Você precisará de pessoas, suas ideias, perspectivas, pensamentos e conexões. Para isso o mais indicado é começar a fazer meetups, participar de eventos, conectar pessoas no seu LinkedIn que se interessem pelo produto que você tem a oferecer.
E lembre-se sempre: pergunte não o que sua rede de contatos pode fazer por você, mas o que você pode fazer por sua rede.
Construir um site
Um site é o seu negócio e marca online, mesmo antes de você lançá-lo. Algumas pessoas se referem ao site como seu cartão de visita online, mas é muito mais que isso.
Potenciais investidores, parceiros, funcionários e clientes irão conferir seu site e eles irão julgá-lo com base no que eles veem. É importante porque fornece um lugar para as pessoas irem, interagirem e se inscreverem para se tornarem consumidores iniciais de seu produto ou serviço.
Dito isto, não ter um site nunca deve impedi-lo de comercializar seus negócios em outros canais. Portanto, se não estiver ao seu alcance agora, não se preocupe com isso; você pode usar diferentes canais para construir sua presença. Mas quando estiver pronto, construa um site. Comece com uma página simples e desenvolva um site completo mais tarde. Se você não sabe como criar um site por conta própria, sites como Wix e WordPress oferecem modelos para facilitar.
Se estiver ao seu alcance, peça a um desenvolvedor de sites para ajudá-lo. Um site não é apenas texto e fotos bonitas. Se você deseja que funcione para o seu negócio, ele deve ser bem projetado, fácil de usar, otimizado para mecanismos de pesquisa e dispositivos móveis.
Configure as principais métricas
Abrir um negócio do zero às vezes trará a sensação de que você está dentro de um labirinto com os olhos vendados. Muitas vezes você não saberá de onde está indo ou se lembrará de onde acabou de vir, muito menos para onde está indo. Neste momento, as métricas serão suas melhores amigas para indicar se suas decisões estão corretas ou não.
Configurar e acompanhar métricas oferece exatamente isso. Eles fornecem uma maneira de avaliar os passos que você deu no passado e permitem que você ajuste seu trajeto antes de dar os próximos passos. Portanto, antes de lançar qualquer coisa, configure as principais métricas. Fará maravilhas, não apenas para o lançamento do seu negócio, mas para o seu desempenho nos próximos meses. Métricas valiosas para acompanhar incluem:
- Tráfego do site;
- Clientes e prospectos;
- Testes de produtos;
- Conversões;
- Vendas.
Estes são apenas alguns deles. Dependendo do que você está lançando e quais metas você tem para o seu negócio, há várias métricas importantes que podem ser úteis para acompanhar.
Encontre os parceiros de negócios
Você não pode construir um negócio administrado por si mesmo. Outros negócios e outras pessoas são essenciais para o sucesso da sua empresa. Você pode precisar de consultores para desenvolver e manter seu produto ou serviço, um distribuidor para distribuir seu produto nos lugares certos ou um fornecedor para entregar um dispositivo específico para sua produção.
Encontrar os parceiros e colaboradores certos para o seu negócio é essencial, e não é necessariamente uma tarefa fácil. Você precisa encontrar aqueles que atendem às suas necessidades em termos de preço, qualidade, responsabilidade e personalidade. Faça sua pesquisa e reserve um tempo para conhecer e conversar com as pessoas com quem você trabalhará.
Após encontrá-los, certifique-se de estabelecer acordos claros e fazer contratos escritos. Peça a um consultor jurídico para examiná-los e certifique-se de que você e seus parceiros estejam na mesma página sobre tudo antes de começar a trabalhar juntos.
Estabeleça um sistema de contabilidade
Durante muito tempo, gerir o seu próprio negócio significava aprender a resolver todas as tarefas sozinho. Você pode ter iniciado sua empresa ou até startup, porque queria fazer uma coisa específica, mas gastará muito mais tempo fazendo outra coisa.
Tarefas administrativas, como contabilidade, exigirão uma grande parte do tempo que você preferiria gastar no desenvolvimento de seu produto ou no atendimento de seus clientes. A menos que você seja um contador, é provável que essa seja apenas uma daquelas tarefas que o frustrarão.
Felizmente, existem pessoas por aí que trabalham com cálculos de impostos, portanto, se você se sentir um pouco incomodado, sugerimos que você terceirize isso.
Se você não tem dinheiro para isso, pelo menos, certifique-se de configurar um sistema simples que torne mais fácil e menos demorado para você fazer isso.
Encontre alguém para ajudá-lo em questões jurídicas
Falando em tarefas administrativas, se ainda não o fez, em breve tarefas jurídicas estarão se acumulando em sua mesa, de contratos com fornecedores e funcionários a políticas sobre privacidade e cookies e proteção de direitos de IP.
Como proprietário de uma empresa, você automaticamente recebe muita responsabilidade jurídica. Disputas, questões legais e ações judiciais podem matar sua empresa em um piscar de olhos. Encontre um advogado para examinar os contratos e ajudá-lo quando precisar.
Aproveitando: veja também quais são os principais documentos para se abrir uma empresa e como abrir um CNPJ.
Propriedade intelectual segura
Agora que você encontrou alguém para ajudá-lo com questões jurídicas, peça a essa pessoa para ajudá-lo com os direitos de propriedade intelectual. Para muitas empresas, os direitos de propriedade intelectual são cruciais.
Se isso se aplicar à sua startup ou ao produto que você está lançando, certifique-se de iniciar o processo de inscrição. Existem para os principais tipos de direitos de marca:
- Patente;
- Marca comercial;
- Direito autoral;
- Segredo comercial.
Dependendo do que você precisa para se proteger, o processo de garantia dos direitos pode ser mais curto e simples ou mais longo e mais complicado. As consequências de não ter seus direitos de marca podem ser mais ou menos graves — e mais ou menos caras. Para algumas empresas, não há necessidade de proteger o IP.
Você mesmo pode fazer grande parte da pesquisa e pode ou não precisar de consulta para chegar até lá. Mas certifique-se de entender os direitos que você precisa e como obtê-los.
Fase de lançamento
Hora de mostrar ao mundo para o que o seu produto ou serviço veio e como o seu negócio será um sucesso.
Aprenda a vender
Para muitos empreendedores, o pensamento de vender é assustador. Todos nós sabemos que precisamos, mas a maioria de nós tem dificuldade em ficar animado com isso. Mas precisamos aprender.
Mesmo se você estiver contratando alguém para fazer isso ou encontrar um sócio que seja um vendedor muito melhor do que você, ser capaz de apresentar a potenciais compradores é uma obrigação para qualquer empresário.
Não estamos falando de ir de porta em porta ou fazer cold calls. Você pode contratar alguém para isso. Mas, de tempos em tempos, você se encontrará em situações em que poderia vender seu produto, e ficar de boca fechada significa que perderá oportunidades que poderiam ter um efeito significativo em seus resultados.
Então, como se tornar um bom vendedor?
Se você está entusiasmado com sua solução e realmente acredita que ela ajudará os outros, estará fazendo um favor às pessoas ao vendê-la. Essa é a mentalidade que você deve adotar.
Dito isto, a melhor maneira de vender algo é primeiro encontrar pessoas que precisam do que você tem a oferecer. Vender é ter uma conversa. Pergunte às pessoas sobre suas necessidades e descubra se o problema que você resolve se aplica a elas.
Se isso acontecer, conte-lhes sobre sua solução. E se gostarem do que ouvirem, diga-lhes como podem comprá-lo.
Ofereça a melhor experiência ao cliente que existe
Realmente não há comparação com uma grande experiência. Atualmente, os consumidores esperam o melhor. Não importa o que você esteja vendendo e não importa a que preço. Não importa se pagaram R$ 10 ou R$ 1.000. Eles ainda vão querer a sua solução para resolver um problema, se eles tiverem um. E se isso não for uma opção, no mínimo, eles esperaram uma resposta e um prazo imediatos.
Se você quer fazer o certo pelo seu negócio, você terá que fazer o certo pelos seus clientes. Tanto quanto você puder, saia do seu caminho para fazê-los felizes. Dê a eles mais do que eles precisam. Surpreenda-os. E certifique-se de que o que eles compram de você é melhor do que eles esperam. Esses são alguns grandes sapatos para preencher, nós sabemos. Mas vale a pena.
Estabeleça alguns princípios de alto padrão para atendimento ao cliente, construa relacionamentos fortes e se preocupe genuinamente com seus clientes. Dessa forma, eles não ficarão apenas com você; eles farão com que seus amigos participem também.
Faça um plano de lançamento
Um plano de lançamento bem pensado pode ajudar a se livrar do problema e aumentar as chances de um dia se tornar um grande sucesso. Como em tantas outras coisas, você não pode prever tudo o que acontecerá quando você pressionar o botão, mas há muitas coisas que você pode fazer.
É hora de falar com seu gerente de projeto interno e desenvolver uma estratégia e um plano claro para o seu lançamento. Coordene o máximo que puder, desde comunicados à imprensa e entrevistas até vendas e suporte. Certifique-se de que todos saibam quem faz o quê e defina metas de lançamento.
Considere pivotar
A maioria das startups e empresas irá pivotar mais de uma vez antes de acertar. Na verdade, as startups que pilotam uma ou duas vezes têm um crescimento de usuários 3,6 vezes melhor do que aquelas que nunca pivotam.
Portanto, pivotar é quase inevitável. Isso não significa necessariamente que você precisa mudar toda a ideia de negócio. Pode significar apenas que você precisa mudar sua estratégia de crescimento ou algo intermediário.
Mesmo que você não precise mudar no momento em que algo não estiver funcionando, é uma boa ideia considerar as opções. Dominar a mudança é uma forma de arte no empreendedorismo, você terá que fazê-lo repetidamente. Fique de olho nas métricas que você configurou anteriormente, procure o que está funcionando e o que não está e esteja pronto para dinamizar sua empresa quando precisar.Então você estará no caminho para o sucesso.
Estágio de crescimento
Você não precisa ir à TV para conseguir financiamento para sua empresa e participar de programas para conseguir um investidor.
A maneira mais comum de obter investimento é em troca de propriedade, o que significa que você venderá ações em troca de dinheiro. A propriedade é geralmente vendida a um preço fixo ou como títulos conversíveis, que eventualmente se transformarão em ações.
Há um monte de coisas a serem observadas quando você precisa de investimento, portanto, educar-se já não é uma má ideia.
Quanto dinheiro você precisa para realizar as metas que definiu para o seu negócio? Você precisa de mais do que apenas dinheiro, como mentorias ou networking? Quanta equidade você está disposto a doar? Em troca de quê?
Lembre-se de que quanto mais propriedade você vender, menos você estará no controle de seus negócios. Aqui estão algumas das fontes mais comuns para obter financiamento:
- Financiamento colaborativo;
- Empréstimos;
- Investidor anjo;
- Fundos de capital de risco;
- Incubadoras e aceleradoras.
Independente de qual seja a fonte, saiba também como administrar o capital de giro da sua nova empresa.
Dividir propriedade
É como você divide a propriedade entre você e seus co-fundadores e quantos consultores preferem ser pagos para compartilhar seus conhecimentos com você. A propriedade é a moeda mais valiosa que sua empresa tem, então faça acordos claros com seus sócios, não importa o quão pouco eles possuam.
Dar aos funcionários-chave uma parte dos lucros de equidade também é bastante comum, especialmente nos primeiros dias, quando você não pode pagar o salário que valem.
Compartilhar a propriedade (geralmente entre 0,5% e 1,5%) com os membros da equipe que estão com você desde o início pode fornecer-lhes um senso de propriedade e apoiar sua motivação para ir além.
Quanto dar para quem está entre as perguntas que você deve se fazer antes de começar a dividir a propriedade. Lembre-se de que abrir mão do patrimônio significa abrir mão do controle. Não tenha medo de compartilhar, mas seja inteligente sobre isso.
Saiba quando escalar
Escalar pode parecer complicado. Mas dimensionar muito rapidamente pode ser uma ameaça à vida da sua empresa. Não se trata apenas de aumentar sua base de clientes, sua equipe e sua receita. Trata-se de garantir que a infraestrutura do seu negócio possa lidar com o crescimento.
Antes de decidir aumentar a escala, verifique se nada quebra com a pressão do aumento da demanda. Escalar não é apenas crescer. Trata-se também de ousar atingir os intervalos de crescimento e deixar tudo e todos prontos para assumir uma carga de trabalho muito maior.
Coisas como o esforço que você coloca para alcançar seus objetivos, a quantidade de negócios que você rejeita e a força do seu fluxo de caixa podem ajudá-lo a saber quando dimensionar seu negócio. A decisão de fazê-lo é com você.
Contrate as pessoas certas
É hora de obter uma ajuda muito merecida! Talvez você já tenha contratado pessoas para se juntar à sua equipe. Se sim, sabe que fazer boas contratações para seu negócio é difícil. Se você não tiver, estas são provavelmente algumas das perguntas que você está se perguntando:
- Tenho tarefas suficientes para preencher uma posição?
- Quais habilidades eu preciso?
- Quais traços de personalidade eu quero?
- O que acontece se eu tomar a decisão errada com uma contratação?
- Estou pronto para dar a outra pessoa a responsabilidade por partes do meu negócio?
Contratar as pessoas certas é um processo de aprendizado. Para te ajudar, reunimos algumas dicas para você:
- Contrate para posições que agregarão valor ao seu resultado final;
- Contratar potencial cofundador;
- Habilidades podem ser aprendidas, mas atitudes não;
- Não tenha medo de contratar alguém que está fora do seu alcance;
- Contrate pela diversidade;
- Gaste tempo encontrando as pessoas certas.
Dicas de livros
Os livros a seguir irão ajudá-lo a crescer tanto na vida quanto nos negócios para se tornar um empreendedor de sucesso. Esses livros de empreendedores fornecerão conhecimentos básicos sobre como ser um empreendedor e compartilharão conselhos sobre o que acontece durante a jornada para o sucesso empresarial para quem abrir um negócio.
Startup Enxuta
Em Startup Enxuta , o autor analisa as várias técnicas que um empreendedor pode usar para criar um negócio que vá contra as probabilidades e tenha sucesso. Ele assume uma abordagem mais científica e intuitiva sobre como ser um empreendedor de sucesso com um negócio duradouro debaixo do braço.
Receita previsível
Este é um livro que fala sobre a construção de um pipeline de vendas para receitas previsíveis e repetíveis. Se você não está completamente familiarizado com a construção de um pipeline de vendas, este é um ótimo livro para entender as várias etapas envolvidas desde a preparação até a prospecção e o fechamento.
O jeito Disney de encantar clientes
“O jeito Disney de encantar os clientes”, ou metodologia Disney, pode ser aplicado em qualquer negócio, uma vez que o grande ensinamento é como encantar clientes e fidelizá-los.
A estratégia do oceano azul
O livro “A estratégia do oceano azul” apresenta ao leitor um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome. Ele introduz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Isto é, buscar mercados ainda não explorados, chamados de “oceano azul”.
Mindset: a nova psicologia do sucesso
O livro “Mindset a nova psicologia do sucesso” foi desenvolvido ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, chamada de “mindset”.O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Este livro tornou-se um dos queridinhos pelos empresários iniciantes e também os de sucesso.
Marketing 4.0
O livro tem como objetivo ajudar profissionais a entender e navegar em um mundo cada vez mais conectado e de consumidores cada vez mais imediatistas e mutáveis. Alcançar clientes em cenários como estes citados não é uma tarefa fácil, por isso os profissionais precisam se adequar e rever suas estratégias pensando em como sair do marketing tradicional para o digital.
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Conclusão
Abrir um negócio do zero não é uma tarefa fácil, porém nada impossível. Este guia é bastante especial e sempre que possível volte e leia novamente as etapas em que parou.
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