Se você pretende vender um imóvel, é importante saber como calcular o valor para fazer um bom negócio. Existem algumas formas de analisar o valor do imóvel para não cobrar um valor exagerado ou muito abaixo do que realmente vale.
Neste post, apresentamos alguns fatores que precisam ser considerados ao chegar no valor de venda do seu imóvel, além de algumas formas de calcular essa precificação. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.
Como calcular valor do imóvel para venda?
Existem alguns fatores que influenciam o cálculo de um imóvel para venda, como a localização, o número de cômodos, a conservação da propriedade e mais. Ainda, existem algumas formas de calcular o valor do imóvel com base no IPTU, no metro quadrado, dentre outras.
Não esqueça de procurar a ajuda de um corretor imobiliário para te auxiliar em todos os trâmites de venda, contratos, preço justo para seu imóvel e mais.
Financiamento imobiliário é bom?
Para quem já sabe qual é a imóvel dos sonhos, é uma opção incrível! Além de não ter limite de participantes para compor renda, nosso Financiamento Imobiliário atende Pessoa Física e Jurídica!
Como calcular valor do imóvel pelo valor venal?
Uma das formas de se calcular o valor do imóvel é pelo valor venal do imóvel. É importante que você saiba que esse cálculo existe, mas não é o mais indicado para avaliar seu imóvel, porque não leva em consideração fatores como as opções de lazer da propriedade, potencial de valorização e mais.
O cálculo do valor venal considera somente a metragem, valor do metro quadrado, dentre outros fatores. Para saber o valor venal do seu imóvel, solicite a certidão de valor venal do imóvel na prefeitura do município em que o imóvel está localizado.
Cálculo do valor venal
Segue abaixo a fórmula padrão para o cálculo venal, que pode variar de acordo com algumas prefeituras. Caso queira saber como foi feito o cálculo do seu imóvel, consulte o município do seu imóvel.
V = A x VR x I x P x TR
Nessa fórmula, as variáveis correspondem a:
- V — significa valor venal;
- A — é a área da propriedade;
- VR — é o valor unitário padrão residencial (algo como o valor do imóvel segundo o valor do metro quadrado);
- I — significa a idade que o imóvel possui;
- P — é a posição dele na região;
- TR — representa a tipologia residencial ou as características da construção (reformas também são consideradas nessa variável).
Confira também: Corretagem de imóveis: confira 7 dicas para essa profissão
Como calcular o valor do imóvel com base no IPTU?
É bastante comum o cálculo do valor do imóvel pelo IPTU ser o mesmo do valor venal. Afinal, o valor do IPTU é calculado pelo valor venal.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Como calcular o valor do imóvel por metro quadrado?
Apesar de popular, o cálculo do metro quadrado não é a melhor opção, pois não leva em consideração o tipo de construção, a quantidade de cômodos, a garagem em apartamentos e mais. Ele é mais indicado para quem pretende vender terrenos ou imóveis na planta.
Para calcular o metro quadrado de um imóvel com construção, deve-se adicionar um percentual das áreas comuns. O cálculo deve ser feito da seguinte forma:
Valor do metro quadrado = Valor da venda / Área
Por exemplo, se o seu imóvel tem o preço de avaliação de R$ 300 mil e a metragem é de 100 metros quadrados, a conta ficaria 300.00/100 = 3.000. Ou seja, o valor do metro quadrado do seu imóvel é de R$ 3 mil. Além disso, existem alguns custos na venda de imóveis que devem ser considerados, como o registro de imóveis, a escritura pública e mais.
Como calcular valor do imóvel fazendo laudo de avaliação?
O laudo de avaliação de um imóvel é realizado por profissionais de engenharia ou arquitetura devidamente registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Esse laudo considera:
- Serviços básicos da região;
- Potencial de desenvolvimento e de valorização do bairro;
- Qualidade da construção;
- Posição em relação ao sol;
- Vagas de garagem.
Avaliação imobiliária
A avaliação de imóveis por profissionais é fundamental para saber o valor real do seu bem. Assim como um preço fora da realidade do mercado pode afastar possíveis compradores, um valor abaixo da média pode trazer prejuízos a você.
Além disso, profissionais imobiliários sabem analisar possíveis descontos, gastos com documentação e mais.
Chegou a sua vez de investir em um imóvel!
Com o Financiamento Imobiliário da CashMe, você compra o imóvel com condições personalizadas para o seu momento financeiro. É mais fácil aqui, porque é tudo feito para impulsionar suas conquistas.
O que influencia o valor de imóvel para venda?
Para saber o valor de venda do imóvel, é preciso considerar diversos fatores, além do preço do metro quadrado, valor venal e mais. Alguns desses fatores podem mudar ao longo dos anos, como segurança, localização, valorização da região e mais.
Localização
A localização é um dos fatores que mais influenciam o valor de venda do imóvel. Por isso, a previsão de desenvolvimento da região deve ser considerada, assim como investimentos dos setores públicos e privados, como construção de novos prédios e comércios, além de ser próximo de transportes públicos.
Confira também: Contrato de compra e venda de imóvel: conheça os principais pontos
Estado de conservação e idade do imóvel
Imóveis mais novos são mais valorizados por não contarem com sinais de uso e de deterioração. Problemas com rachaduras, infiltração, pintura, vazamentos, acabamentos, por exemplo, representam gastos futuros para o comprador. Por isso, influenciam no preço do imóvel.
Plano diretor do bairro
Alguns bairros contam com o plano diretor, documento que define futuras ações de construção no bairro, assim como o número de andares que um edifício pode ter, se o imóvel está localizado em área de preservação ambiental e mais. O posicionamento do seu imóvel em relação a esse documento influencia o valor do imóvel.
Segurança
A segurança da região é um dos fatores mais relevantes que podem influenciar o valor do imóvel, afinal, muitas famílias procuram por bairros com baixa taxa de criminalidade para viver. Em condomínios e ruas, a presença de vigilantes e de câmeras de segurança podem valorizar o imóvel.
Confira também: Saiba como investir em imóveis
Serviços públicos
Acesso rápido a serviços públicos, como escolas, faculdades, postos de saúde, hospitais e transporte público também influenciam o valor de venda do imóvel. Afinal, facilidades como essas no dia a dia evitam longos deslocamentos.
Lazer e comércio
Assim como os serviços públicos, os fatores lazer e comércio são grandes atrativos para quem deseja comprar um imóvel, como museus, praias, cinemas, shopping, padarias, parques e mais. Por isso, influenciam o valor de venda do imóvel.
Procura x demanda
A procura e a demanda são fatores influente no preço de um imóvel. Por isso, observe casas ou apartamentos à venda similares ao seu, seja no mesmo bairro ou nas proximidades.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também se construir imóvel para vender vale a pena. Até a próxima!
olá sou Maria Cecília. Gostei muito do artigo. Tirou todas as minhas dúvidas. Muito obrigada
Material muito bom.
Olá como calcular meu imóvel para indenizacao já que construí no lote do meu sogro.