como abrir um restaurante

Aprenda tudo sobre como abrir um restaurante!

26 maio 2023
10min de leitura

Entender como abrir um restaurante, buscando linhas de crédito adequadas e uma boa estrutura jurídica pode ajudá-lo a ter uma empresa de sucesso!

Se você gosta de cozinhar, já deve ter se perguntado: como abrir um restaurante, não é mesmo? A vida dentro de um restaurante é menos glamourosa do que mostram os filmes e séries, mas pode ser muito boa.

Um levantamento divulgado pela Gazeta do Povo mostra que existiam mais de 736 mil bares e restaurantes funcionando no Brasil em 2022 — e esses são os dados mais recentes do setor.

Dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) mostram que 46% dos restaurantes tiveram crescimento no faturamento no segundo semestre de 2022.

Mas, empreender nesse setor não é uma tarefa simples. Não basta apenas saber cozinhar. É preciso saber administrar cuidadosamente um negócio.

Por isso, decidimos publicar este artigo com os principais pontos de atenção para quem quer abrir um restaurante na sua cidade!

Como abrir um restaurante? Comece pelo plano de negócios!

Fazendo uma analogia com a culinária, podemos definir o plano de negócios como a receita da sua empresa.

É nele que estarão descritos todos os ingredientes que formarão a empresa, além de explicar como será feito o empreendimento.

O problema é que muitos empresários ignoram essa receita e acabam vendo tudo desandar. Um estudo feito pelo Sebrae mostra que a principal causa de fechamento de uma empresa é a ausência de planejamento prévio.

Por isso vamos entender o que deve ter em seu plano de negócios!

Análise de concorrência

A análise de concorrência busca compreender o comportamento dos concorrentes diretos e dos concorrentes indiretos.

Como abrir um restaurante significa disputar uma fatia de um mercado já existente, cabe ao empreendedor encontrar brechas nesse mercado — e isso só é possível entendendo os erros e acertos dos concorrentes.

Os concorrentes diretos disputam a mesma fatia de mercado que a sua empresa. Por exemplo: duas pizzarias que atuam no mesmo bairro.

Já os concorrentes indiretos são aqueles que podem, eventualmente, disputar o mesmo cliente.

Por exemplo: uma hamburgueria pode disputar o mesmo cliente que uma pizzaria, caso a pessoa só queira comer um lanche. Mas, eles não disputam o mesmo cliente que um restaurante de alta culinária.

Sendo assim, se você quer abrir uma pizzaria em um bairro que já conta com muitas empresas desse ramo, questione-se sobre uma forma de se destacar, pois o mercado pode ter dificuldade de absorver mais uma empresa.

Análise de público-alvo

A análise de público-alvo busca entender qual seria o seu cliente ideal. Quanto ele ganha, onde ele mora, quando ele decide comer fora, como prefere fazer o pagamento etc.

Essas informações ajudam o empreendedor a descobrir se a sua ideia de restaurante vai de encontro com aquilo que o cliente precisa.

Por exemplo: faz sentido abrir um bar universitário em um bairro residencial, longe das universidades? Ainda que o cardápio seja bom e a infraestrutura seja boa, os consumidores podem preferir lugares mais próximos ao câmpus.

Os preços, a decoração etc. devem estar de acordo com as necessidades dos clientes idealizados.

Uma forma de descobrir essas informações é por meio de análise socioeconômica. Sites como o IBGE podem trazer dados importantes sobre o poder de compra dos moradores de uma cidade, por exemplo.

Universidades e faculdades locais, além de sindicatos e entidades de classe, como a Abrasel, também costumam divulgar dados interessantes em seus sites.

Plano de marketing

Não tem como abrir um restaurante sem uma divulgação adequada. É aí que entra o plano de marketing. Um plano de marketing para restaurante traz uma série de estratégias para a venda dos pratos.

Estratégias como social media, uso de site próprio, parceria com aplicativos, panfletagem etc. devem constar nesse plano, junto com uma estimativa dos custos dessas ações.

Isso ajuda o empreendedor a refletir sobre quais ações de marketing escolher e se preparar adequadamente para custeá-las, pois tentar aplicar todas de uma vez pode ser muito caro.

Análise de custos e investimentos

É importante entender o quanto será necessário investir para que o restaurante saia do papel.

Nessa parte, entram vários investimentos necessários, como a compra de equipamentos, a locação do imóvel, o pagamento de funcionários, o custo com a compra de ingredientes, o custo com combustíveis (eletricidade e gás) etc.

Um custo importante que não deve ser esquecido pelo empreendedor é o valor do seu pró-labore. O pró-labore é uma espécie de salário pago ao empresário ou sócio que trabalha na empresa.

O valor desse pró-labore não deve ser muito diferente daquilo que é pago pelas outras empresas àquele que executa a mesma profissão.

Como abrir um restaurante é um investimento financeiro, é possível que alguns sócios investidores não trabalhem no estabelecimento. Contudo, eles também devem ser remunerados, conforme o que consta em contrato.

Para que você entenda as diferenças e responsabilidades de cada tipo de sócio, conforme a lei, recomendamos a leitura deste artigo: Sócio de empresa: entenda quando é uma boa ideia contar com uma sociedade.

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Como escolher o imóvel ideal para restaurante?

O imóvel para restaurante precisa obedecer a uma série de necessidades do empreendimento. Quando se aluga ou compra um imóvel inadequado, a empresa passa a enfrentar dificuldades que poderiam ter sido evitadas.

Legislação municipal

Algumas cidades podem limitar a operação de estabelecimentos comerciais dependendo do bairro. Essa limitação pode ter como objetivo proteger uma área ambiental, reduzir o barulho, melhorar o tráfego ou apenas direcionar os restaurantes para os bairros comerciais.

O que importa é que tentar burlar esse tipo de legislação, transformando um imóvel residencial em um comercial, pode fazer com que o seu restaurante seja multado.

Características do restaurante

Alguns restaurantes oferecem música ao vivo, outros criam um ambiente mais requintado. Há aqueles que precisam estar perto dos escritórios e ainda os que focam no delivery.

Cada tipo de estratégia pede um imóvel que se adapte a ela. Para você ter uma ideia, existem restaurantes cujo foco está 100% no delivery. Esses restaurantes contam com as chamadas “cozinhas fantasmas” e não tem área de atendimento local, apenas a cozinha e o setor de entrega, como se fossem cozinhas industriais.

Por outro lado, ainda existem muitas empresas que precisam de um ponto comercial forte, que tenha fácil acesso ao transporte público, vagas de estacionamento etc.

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Quais os requisitos legais para abrir um restaurante?

Para se ter um restaurante é preciso ter uma empresa com CNPJ ativo junto à Receita Federal, alvará de funcionamento junto à prefeitura da cidade, cadastro na Junta Comercial do estado e outros alvarás, como o alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros da sua cidade e da Vigilância Sanitária.  

Contudo, os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão isentos da necessidade de emitir alvarás, desde que solicitem essa dispensa no site Empresas e Negócios do Governo Federal.

Os demais empreendimentos devem verificar como obter esses documentos junto às Secretarias de Fazenda das suas cidades e estados.

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Como criar o menu do restaurante?

O menu do seu restaurante precisa atender às possibilidades do setor de compras da empresa e também a demanda de consumo. Evite cardápios com muitos pratos, pois isso gera confusão na cozinha e pode prejudicar a experiência dos clientes.

Um prato com ingredientes complexos e que não costuma ter boa saída, faz com que esses ingredientes envelheçam na dispensa e em alguns casos, até estraguem.

Ao mesmo tempo, quando finalmente alguém o pede, o time da cozinha pode não se lembrar de como fazê-lo adequadamente, atrasando os outros pedidos.

Um menu simples, que foca nos pratos que têm boa saída, costuma facilitar o trabalho de todos os colaboradores da empresa e ainda ajuda no faturamento do restaurante.

Como encontrar fornecedores para o restaurante?

Os fornecedores afetarão o custo dos pratos oferecidos aos frequentadores e também a qualidade da comida. Por isso, eles devem ser escolhidos com cautela.

Se você pretende destacar o seu restaurante pela qualidade, deverá optar por produtos de boa origem, frescos e de fornecedores que consigam atender a sua demanda sem que haja atrasos ou descumprimentos de contrato.

Em relação às frutas, verduras e legumes, recorra aos centros de distribuição, como o Ceagesp, na capital paulista, ou unidades do Ceasa em outras capitais.

Se você não mora em uma grande cidade, é possível comprar diretamente dos produtores locais. Busque descobrir quem são os fornecedores dos supermercados da sua cidade, por exemplo.

Atacados e atacarejos

Já os produtos processados e industrializados podem ser adquiridos em atacados e atacarejos. A compra em grande quantidade costuma render bons descontos.

Já temperos e produtos que precisam ser comprados emergencialmente podem ser adquiridos em supermercados comuns, com um preço maior, mas com entrega mais ágil.

Lembre-se que a forma como você vai armazenar os ingredientes pode fazer com que eles durem muito mais, protegendo a saúde do seu cliente, a reputação da sua cozinha e o caixa do seu restaurante.

O Governo do Paraná disponibilizou uma apostila em PDF com dicas de boas práticas no gerenciamento de alimentos.

Preço versus qualidade

É natural que os empreendedores busquem os fornecedores que cobrem menos pelos ingredientes. Mas, lembre-se que produtos ruins podem prejudicar a execução dos seus pratos.

Além disso, verifique se o fornecedor consegue atender adequadamente a sua demanda ou se ele terá problemas para abastecer a sua cozinha.

Ainda que você decida fechar com uma empresa, mantenha o contato dos concorrentes à mão, caso precise de alternativas.

Como conseguir capital para abrir um restaurante?

Como abrir um restaurante pode não ser uma tarefa barata, é comum que as pessoas busquem linhas de crédito para financiarem o fluxo de caixa da empresa, a compra de equipamentos etc.

Aliás, se você não sabe o que é fluxo de caixa, não deixe de salvar este artigo para ler depois: O que é fluxo de caixa? Veja como controlar o dinheiro do seu negócio.

Empréstimo empresarial para fluxo de caixa

A maioria dos grandes bancos oferece linhas de crédito para fluxo de caixa. Essas linhas são boas alternativas para socorrer o negócio em caso de dívidas a curto prazo.

Compare as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) de cada empresa antes de fechar negócio.

Empréstimo empresarial para abertura de empresas

Bancos públicos, como o BNDES e agências de fomento também podem ser opções para a abertura de novos negócios, como abrir um restaurante. Verifique se existem agências de fomento na sua cidade e busque uma reunião com essas entidades.

É importante esclarecer que esse tipo de instituição costuma ter uma limitação de crédito, como um volume máximo liberado anualmente.

Já as linhas do BNDES são repassadas aos bancos comuns (públicos e privados) e você precisa ir a uma agência desses bancos para poder ter acesso a esse capital.

Normalmente, essas linhas são direcionadas para algum objetivo específico, como a compra de máquinas, de imóvel comercial etc. Portanto, é mais comum que empresas de outros setores, como a indústria, sejam contempladas — o que não significa que você não deva tentar.

Temos um artigo falando apenas das características dos financiamentos do BNDES.

Capital societário

É muito comum que parte do capital necessário para abrir uma empresa venha dos sócios. Por isso, permitir que pessoas invistam no seu restaurante, em troca de retorno sobre o capital investido, é uma maneira de financiar as operações a custos baixos.

Para conseguir sócios investidores, é preciso que o plano de negócios demonstre a solidez da empresa e sua perspectiva de retorno, sempre de maneira realista.

Empréstimo com garantia de imóvel

Outra maneira de conseguir crédito para abrir o seu restaurante, com taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento, é o empréstimo com garantia de imóvel.

Nessa modalidade de empréstimo, a pessoa oferece um imóvel como garantia na negociação. O imóvel pode estar financiado ou estar em nome de outra pessoa. Não tem problema!

É possível obter até 60% do valor do imóvel em capital emprestado. A primeira parcela de pagamento tem carência de até 90 dias.

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Conclusão

Agora que você sabe como abrir um restaurante, comece a pesquisar o mercado da sua região para executar um bom plano de negócios. Dessa forma, você refletirá sobre as oportunidades de se empreender nesse setor, reduzindo os riscos de cometer algum erro.

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