como abrir uma clinica de estetica

Descubra como abrir uma clínica de estética

31 mar 2023
16min de leitura

O segmento de estética tem apresentado excelentes resultados no mercado brasileiro. Para abrir uma clínica de estética, é preciso contar com esteticistas talentosos, equipamentos modernos e linhas de crédito adequadas.

Você sabia que o brasileiro é uma das nacionalidades mais vaidosas do mundo? Não por acaso, os mercados relacionados à beleza faturam alto por aqui — e, por isso, muita gente se pergunta como abrir uma clínica de estética ou se esse tipo de empreendimento realmente é lucrativo.

O Brasil é o terceiro maior mercado de estética no mundo. Perde apenas para os Estados Unidos e para a China, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Dados da ABIHPEC, divulgados em 2021, mostram que o setor de estética cresceu muito nos últimos anos: 567%. Na época, ele empregava mais de 480 mil pessoas.

Sendo assim, abrir uma clínica de estética parece ser mesmo uma iniciativa promissora. Mas, o que será que é preciso para se destacar em um segmento que também é tão competitivo?

Para responder essa e outras perguntas, além de lhe mostrar como abrir uma clínica de estética do zero, decidimos publicar este artigo. 

Quem pode abrir uma clínica de estética?

Qualquer pessoa pode ser sócia ou investidora de uma clínica de estética. Contudo, nem todo mundo pode trabalhar como esteticista.

Para ser esteticista, a pessoa precisa ter concluído o curso superior em Estética. Esse curso é oferecido tanto como um curso técnico, como também na forma de bacharelado.

Como se sabe, os cursos técnicos costumam ter uma duração menor, cerca de dois anos. Já os bacharelados em Estética duram em média três anos, de acordo com a grade horária do curso.

Alguns procedimentos estéticos só podem ser feitos por quem tem graduação em Estética. Esteticistas não podem fazer tratamentos invasivos, como a aplicação de preenchimentos, sem terem especialização na área.

Ao contrário de outras profissões, o esteticista não precisa ter um registro ativo em um órgão de classe — ainda que haja a possibilidade de ter um registro profissional no Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza (CNB), Sindicatos da categoria ou Sociedade Brasileira de Estética e Cosmetologia (SBESC).

Então, se você queria saber como abrir uma clínica de estética, mas nunca trabalhou na área, agora sabe que precisará contratar esteticistas devidamente formados.

O que você deve pesquisar antes de abrir uma clínica de estética?

Abrir uma clínica de estética requer a realização de uma série de estudos de mercado. Esses estudos têm vários objetivos, como validar a ideia de negócio, ajustar os valores de investimento, conseguir acesso a linhas de crédito, avaliar a concorrência etc.

Como abrir uma clínica de estética é uma tarefa complexa, vamos listar quais estudos são esses e como você deve realizá-los. 

Dica: salve este artigo para consultar sempre que for preciso.

Plano de negócios

O plano de negócios é um conjunto de estudos que têm como objetivo mostrar como a ideia da empresa será executada. O ideal é que qualquer pessoa ao ler esse estudo consiga compreender todas as estratégias envolvidas na criação da sua clínica de estética.

Um dos capítulos de um plano de negócios para clínica de estética é a descrição da empresa.

Nessa etapa, você informará aspectos como:

  • qual é o regime de tributação da empresa;
  • qual é o seu enquadramento jurídico;
  • quem são os sócios e quais funções eles desempenharão na clínica
  • capacidade de atendimento;
  • expectativas de faturamento;
  • levantamento de custos e de fornecedores, etc.

Escreva essa descrição do plano de negócios para clínica de estética como se estivesse entregando o documento a um gerente de banco que precisa entender se o negócio é viável ou não — até porque, o plano de negócios é solicitado na hora de buscar por empréstimo empresarial.

Lembre-se que todas as informações precisam ser as mais realistas possíveis, inclusive as estimativas de mercado. Então, baseie-se em estudos de mercado feitos por entidades como faculdades, Sebrae, Senac, etc.

Análise de mercado

A análise de mercado é um outro estudo que compõe o plano de negócios para clínica de estética.

Esse levantamento é baseado na situação atual do mercado, cruzando essa informação com os dados do seu público-alvo.

Então, pesquise dados relacionados à economia, à taxa de crescimento do setor de estética, as novidades desse setor e cruze essas informações com dados relacionados ao seu público-alvo.

Por que isso é importante? Por vários motivos, entre eles, as particularidades que os mercados têm em relação à região, por exemplo.

Ainda que o mercado de estética esteja muito em alta, abrir uma clínica de estética em uma cidade muito pequena, em que os cuidados com a beleza não estão entre as prioridades dos consumidores pode ser uma má-ideia.

Sendo assim, é preciso contextualizar os dados de mercado sempre com os dados regionais.

O site do IBGE é uma boa fonte de informação sobre os dados socioeconômicos de uma cidade, ajudando os empreendedores a descobrirem o poder de consumo das pessoas que moram lá.

Ainda assim, muitos empresários decidem fazer pesquisas particulares. Nesse caso, você pode contratar uma pessoa formada em marketing para criar uma pesquisa de validação da sua ideia de negócio.

Se você não tiver recursos para essa contratação, leia artigos sobre pesquisa de mercado e crie o seu questionário. Lembre-se de que as pessoas que devem responder a pesquisa são aquelas que se enquadram no seu grupo de público-alvo.

Não adianta nada pedir para amigos e familiares responderem, pois os dados não serão úteis para análise de mercado.

Uma boa análise de mercado pode lhe ajudar a não fazer um mau negócio, Portanto, se você puder, contrate uma agência de marketing para desenvolver esse estudo.

Análise de contexto

A análise de contexto vai elencar alguns fatos sociais, econômicos e culturais que podem interferir na sua clínica de estética.

Por exemplo: uma possível mudança na legislação que, se aprovada, pode alterar questões importantes do setor; uma mudança cultural: por exemplo, as mulheres agora quererem um tratamento estético menos invasivo do que os usados atualmente; uma nova linha de metrô que vai facilitar o acesso à clínica, etc.

Isso é importante porque algumas mudanças podem interferir muito no dia a dia das empresas, mesmo não tendo uma relação direta com o mercado de Estética.

Esses dados podem ser coletados na imprensa local, em revistas especializadas, nos sites dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (municipal, estadual e federal) etc.

Como abrir uma clínica de estética é uma atividade empresarial, é preciso estar atento a essas mudanças sempre.

Análise de concorrência

A análise de concorrência de uma clínica de estética busca entender o comportamento das empresas que concorrerão diretamente com a sua clínica e, também, das empresas que são consideradas concorrentes indiretas.

Uma concorrente direta é aquela empresa que disputa exatamente a mesma fatia do mercado consumidor que você. Por exemplo: duas clínicas de estética focadas no mercado feminino que atuam no mesmo bairro.

Nesse caso, para as consumidoras tanto faz escolher uma empresa quanto a outra. Logo, elas precisarão se destacar no mercado,

Agora, uma concorrente indireta é aquela que eventualmente pode lhe roubar uma fatia do mercado. Por exemplo: uma clínica de estética situada em um shopping center que faz procedimentos mais caros.

A análise de concorrência precisa listar todos os pontos fortes das concorrentes, como seus preços, qualidade do atendimento etc. e também listar os seus pontos fracos.

Esse estudo também ajuda o empreendedor a precificar corretamente o seu trabalho.

Plano de marketing

 O plano de marketing vai mostrar quais serão as suas estratégias para vender os serviços da sua clínica de estética.

Vocês contratarão alguém para fazer social media? Terão um site? Distribuirão panfletos? Anunciarão em um jornal local?

Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas, sempre com as estimativas dos custos de cada ação.

Além disso, o plano de marketing também trará a lista do serviços que serão oferecidos com o preço que será cobrado por cada um deles.

Estudo sobre o público-alvo

O estudo sobre o público-alvo ajuda os empreendedores a definirem o perfil e a capacidade de consumo dos seus clientes ideais.

Como abrir uma clínica de estética também é um investimento, é necessário conhecer o comportamento das pessoas que consumirão os serviços. Não são raros os casos em que a empresa descobre que tinha uma ideia completamente equivocada sobre os clientes.

Essa pesquisa normalmente é feita por meio de pesquisas quantitativas (questionários) e qualitativas (entrevistas) com o maior número de pessoas possível.

Os empreendedores podem perguntar se as pessoas têm o hábito de irem às clínicas de estética, quais procedimentos fazem, o que não gostam, como preferem pagar, etc.

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Como abrir uma clínica de estética sendo MEI?

Se você acabou de sair da faculdade e vai começar a trabalhar sozinho, saiba que é possível abrir uma clínica de estética sendo microempreendedor individual (MEI).

Trata-se de uma vantagem, pois as empresas desse tipo contam com um regime tributário mais simples, além de algumas isenções relacionadas às licenças.

O CNAE 9602-5/02 deve ser o escolhido na hora de registrar a sua empresa, pois ele contempla as atividades de esteticistas.

Contudo, lembre-se que esse CNAE não contempla as clínicas que farão procedimentos dermatológicos, pois médicos, incluindo os dermatologistas, não podem atuar como MEI.

Já os serviços de pedicure e manicure têm um CNAE específico (9602-5/01) e podem ser incluídos como atividades secundárias na hora do seu registro.

A criação de um CNPJ na modalidade MEI deve ser feita pelo site oficial do governo federal, o Portal do Empreendedor.

O sistema é simples, mas, se você não tiver familiaridade, contrate um contador para lhe ajudar.  

Toda clínica de estética pode ser MEI?

Não. Existe um limite de faturamento para que uma empresa esteja enquadrada como MEI. Atualmente, esse limite é de R$81 mil por ano.

Sendo assim, muitas clínicas de estética até podem começar como MEI, mas, conforme seu rendimento anual aumenta, elas precisam mudar de regime de tributação.

Essa mudança traz algumas vantagens, como poder contratar mais pessoas para trabalhar na clínica, já que um MEI pode ter somente um funcionário registrado.

Então, se a expectativa da sua empresa é iniciar as operações buscando um faturamento maior, é melhor que ela já comece como uma pequena empresa, em um regime de tributação adequado às expectativas.

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Quais os documentos necessários para abrir uma clínica de estética?

Para abrir uma clínica de estética, é importante ter uma série de documentos. Alguns deles são comuns a todos os empreendimentos, como:

  • a inscrição na Junta Comercial do seu estado;
  • a redação de contrato social, no caso de haver sócios;
  • Alvará de funcionamento;
  • Alvará da vigilância sanitária;
  • Carnê do IPTU do imóvel comercial em que estará a clínica;

Parte da emissão desses papéis exigirá a cópia dos documentos pessoais dos sócios da clínica. Então, se você precisa tirar uma segunda via de algum dos seus documentos pessoais, não deixe isso para a última hora.

Como abrir uma clínica de estética envolve formalizar a atividade empresarial, não deixe a regularização para depois!

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Quais equipamentos são necessários para abrir uma clínica de estética?

Abrir uma clínica de estética exige uma série de equipamentos essenciais para o trabalho. Dependendo dos procedimentos que a sua clínica oferecerá, podem ser incluídos mais móveis e equipamentos nesta lista.

Móveis essenciais

Macas, bancos, cadeiras e carrinhos auxiliares fazem parte do mobiliário obrigatório. Sem eles, fica impossível atender adequadamente aos clientes. Além disso, serão necessárias mesas para o atendimento da recepção.

Se você quer economizar, pode comprar móveis usados. Existe um mercado de mobílias usadas para empresas que vende produtos com muita qualidade. Contudo, lembre-se de ver pessoalmente a mobília antes de fechar negócio. Nem sempre o que aparece na internet é real.

Além disso, considere que os móveis que já foram montados e desmontados várias vezes podem apresentar um desgaste. Isso pode ser um problema ao longo do tempo.

Sobre as macas, lembre-se que elas devem atender ao procedimento que será realizado. Alguns modelos de segunda mão podem servir para procedimentos simples, mas serem inadequados para procedimentos mais demorados.

Então, avalie o conforto que as macas trarão aos pacientes. Modelos mais antigos podem não ser os mais adequados, nesse caso.

Por fim, lembre-se que uma das vantagens de um mobiliário novo é que ele tem garantia de fábrica e maior valor de revenda.

Equipamentos essenciais

Alguns aparelhos elétricos são importantes para garantir o sucesso dos procedimentos estéticos mais comuns.

O vaporizador é necessário para abrir os poros da pele do cliente, facilitando procedimentos como a limpeza de pele.

Já os aparelhos de microcorrentes possibilitam à clínica oferecer tratamentos muito populares, como os de diminuição de rugas, tratamento de acne e tratamento de estrias.  

Aparelhos de peeling são usados para fazer tratamentos faciais que ajudam a renovar a pele do paciente, melhorando aspectos de manchas, tratando acne, rugas etc.

Os aparelhos de vacuoterapia ajudam a modelar o corpo dos pacientes, tratando a gordura localizada e a celulite.

Esses aparelhos são alguns dos mais populares, pois possibilitam aos esteticistas oferecerem tratamentos que são muito procurados pelos clientes.

Como abrir uma clínica de estética é um negócio que precisa trazer retorno aos investidores, é importante estar atento aos tratamentos mais pedidos.

No caso desses aparelhos, pode ser mais viável comprar equipamentos novos. Em primeiro lugar, porque são mais modernos. Em segundo lugar, porque o custo com manutenção pode cair drasticamente — além do prejuízo de não conseguir trabalhar porque um equipamento parou de funcionar.

Como conseguir capital para abrir uma clínica de estética?

A compra de equipamentos, custo com locação comercial e outros gastos-fixos podem assustar um pouco quem se pergunta como abrir uma clínica de estética.

Por isso, é preciso conhecer algumas formas de conseguir o capital inicial para a abertura do negócio.

Linhas de crédito empresariais

As linhas de crédito para empresas podem ser usadas para o capital de giro, compra de equipamentos, pagamento de dívidas etc.

Uma das vantagens desse tipo de empréstimo é que ele tem taxas de juros menores do que as cobradas nos empréstimos pessoais.

Normalmente, as instituições financeiras pedem os estudos de mercado, como o plano de negócios, para avaliar o pedido de crédito. Então, capriche na hora de desenvolver esses estudos.

A CashMe oferece uma linha de crédito para empresas. Você pode simular valores e condições de pagamento agora mesmo pelo site.

Capital dos sócios

É muito comum que os sócios de uma empresa injetem capital próprio para ver o empreendimento sair do papel. O volume de capital investido pode alterar a participação dos sócios em relação às decisões da clínica.

Nesse caso, os sócios precisam estar cientes que investir em uma empresa traz, como em qualquer outro investimento, alguma margem de risco.

É claro que se os estudos mercadológicos estiverem bem-feitos, os riscos caem consideravelmente.

Capital próprio

Essa modalidade é muito comum. A pessoa se desfaz de algum bem que não usa mais, como um imóvel ou carro, ou usa um dinheiro-extra que teve acesso, como o FGTS, para investir no seu próprio negócio.

Uma das formas de se fazer isso sem precisar vender nenhum bem é por meio do empréstimo com garantia de imóvel. Nessa modalidade, a pessoa tem acesso a até 60% do valor do imóvel e conta com condições de pagamento facilitadas, como carência de até três meses para o pagamento.

Mesmo um imóvel que está financiado pode ser usado para pedir um empréstimo com garantia de imóvel. No site da CashMe é possível obter mais informações sobre esse tipo de crédito.

Evite usar o cartão de crédito pessoal para comprar equipamentos para a sua clínica de estética. Os juros dessa modalidade de crédito são muito altos. Além disso, misturar as contas pessoais com as contas da empresa é sempre uma má-ideia.

Se precisar usar um cartão de crédito, use um que esteja no nome da clínica e somente para gastos relacionados à empresa.

O que é capital de giro e qual a sua importância em uma clínica de estética?

O capital de giro é a diferença que existe entre o dinheiro que a clínica tem em caixa e as suas despesas. Haverá um momento em que a clínica precisará pagar seus fornecedores, colaboradores e os custos-fixos e variáveis.

Nesse momento, o negócio precisará recorrer ao capital de giro. Sem capital de giro, a empresa atrasa pagamentos e começa a lidar com problemas como a interrupção de serviços de fornecedores ou o pagamento de multas e juros.

Para não ter problemas relacionados ao capital de giro, a empresa precisa ter um excelente controle das suas contas a receber e das suas despesas.

Crie condições de pagamento que reduzam a inadimplência, como o uso de cartão de crédito, o pagamento adiantado de pelo menos uma parte do procedimento que será realizado etc.

Também é preciso ter um processo de cobrança, para evitar que os clientes se esqueçam de realizar os pagamentos devidos.

Por outro lado, a empresa também deve desenvolver o seu setor de compras. Buscar por melhores condições, contratos mais vantajosos, prazos mais amigáveis etc.

Uma forma de obter crédito rápido para capital de giro é antecipar os recebíveis. Desse modo, a clínica toma dinheiro emprestado de um banco e dá como garantia as contas que ainda tem a receber dos clientes.

Mas, o ideal é que a clínica sempre reserve um montante de capital para arcar com as despesas do capital de giro. Por isso, tenha cuidado ao comprometer todo o dinheiro que entra na sua empresa com novos investimentos, por exemplo.

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Conclusão

Como vimos, o Brasil é um mercado promissor para as clínicas de estética. O comportamento do brasileiro, que é um povo vaidoso, mostra que empresas desse segmento têm grandes chances de prosperarem.

Todavia, uma clínica de estética requer investimento adequado na formação dos profissionais que atuarão na empresa, na compra de equipamentos, na divulgação do negócio e na cobertura dos custos. Como em qualquer outro mercado, o planejamento é muito importante.

Agora que você sabe como abrir uma clínica de estética e como deve ser o planejamento empresarial e financeiro para ter sucesso nessa empreitada, comece a estudar o mercado da sua região e busque por linhas de crédito adequadas para tirar o seu negócio do papel.

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