como dar lance no consórcio

Como dar lance no consórcio: veja como funciona para adiantar sua contemplação

13 jul 2023
18min de leitura

Como você provavelmente sabe, os lances são o meio mais eficaz para você adiantar sua contemplação nos consórcios. Levando isso em consideração, surge a dúvida: “como dar lance no consórcio?”. A resposta é simples: para dar um lance no consórcio, basta que você entre em contato com a administradora antes da assembleia do mês em que pretende ofertar, comunicando o valor do lance. 

Caso o seu lance seja o vencedor, antes de retirar a carta de crédito você deverá pagá-lo à administradora. Tendo feito isso, você poderá comprar o bem do consórcio antes mesmo de pagar o restante das parcelas, caso o lance não as tenha quitado. 

“Mas, CashMe, como funciona esse processo na prática?”

“Quais tipos de lance posso dar? Qual é o melhor?”

“Como dar o lance certo?”

Essas são algumas das perguntas que vamos responder em detalhes no decorrer deste artigo sobre como dar lance no consórcio. O que você precisa saber por enquanto é: as assembleias, isto é, as reuniões mensais onde os sorteios são realizados e os lances divulgados, funcionam como um leilão. Ou seja, aquele que ofertar o maior lance (geralmente esse é o critério) leva a carta de crédito para casa. 

Portanto, não basta que você entenda como dar lance no consórcio. Você precisa entender também como dar o lance certo no momento certo: só assim você conseguirá adiantar sua contemplação, e é isso que ensinaremos a você agora. 

Vamos lá? 

Como funciona o lance em um consórcio? 

O lance no consórcio funciona como uma alternativa para você não depender exclusivamente da sua sorte nos sorteios. Por meio dos lances, você pode antecipar parte das parcelas em troca de maiores chances de ser sorteado. 

Vamos a um exemplo para você entender na prática como os lances funcionam.

Suponhamos que você tenha entrado em um consórcio de automóveis, em que o bem em questão é um carro no preço de cinquenta mil reais. Esse consórcio tem duração de sessenta meses (5 anos), e você, já no décimo oitavo mês, ainda não teve a sorte de ser contemplado. No início do consórcio, você estava com as contas justas, porém, agora, dezoito meses depois, você está tendo um maior retorno financeiro: os negócios vão bem e você conseguiu acumular uma boa quantidade de dinheiro, o que repercutiu em uma menor necessidade de trabalhar o tempo todo e uma maior vontade em ter o automóvel em mãos para aproveitar com a família.

Nesse cenário, você pode usar parte da quantia acumulada para dar um lance.

Você escolhe o tipo de lance (veremos quais são no próximo bloco), o comunica à administradora antes da assembleia em que pretende ofertá-lo e o oferta. 

Caso o seu seja o maior (funciona como uma espécie de leilão entre os integrantes), você recebe a carta de crédito. 

Além do mais, cabe mencionar que:

  • Para receber a carta você precisa pagar o lance; 
  • Caso seu lance não seja o maior você não precisa pagar o lance e pode utilizar o dinheiro de novo, em outras assembleias; 
  • Caso haja empate nos lances a administradora usa dos critérios estabelecidos em contrato para fazer o desempate. 

Agora que você entendeu como os lances funcionam no geral, veremos as especificidades de cada tipo a seguir. 

Aquisição parcelada e sem juros?

Com o nosso Consórcio, você investe em carros, imóveis e serviços de forma planejada, sem juros, sem burocracia. Descomplique a realização dos seus sonhos!

Quais são os tipos de lance no consórcio?

Como já foi dito, os lances são como um meio – uma ferramenta – para você adiantar sua contemplação no consórcio. 

Entretanto, não basta ir até a administradora e “dar um lance”, de qualquer jeito. Se o que você quer é ser contemplado o quanto antes, você precisa aprender a utilizar essa ferramenta do jeito certo. Só assim, entendendo os mais diferentes tipos de lance e outros detalhes que revelaremos no artigo, o seu lance será mais certeiro que os dos demais integrantes e você receberá sua carta de crédito mais rápido. 

Resumindo: saber como dar lance no consórcio é insuficiente, você também precisa, no mínimo, saber qual tipo de lance dar. 

É o que você aprenderá agora. Continue conosco que estamos apenas começando!

Lances Fixos

Os lances fixos são dados quando as próprias administradoras determinam os valores mínimo e máximo que podem ser ofertados. 

Isso significa que você não pode ofertar o valor que bem entender, mas sim com base nos valores disponibilizados pela administradora, que, geralmente, variam entre 25% e 50% do valor total da carta de crédito. 

Existem duas vantagens principais nesse tipo de lance:

  1. Você tem uma ideia do que os demais participantes podem ofertar e, por consequência, um parâmetro de quanto precisa acumular para ser o 1º;
  1. Mesmo que haja um empate (o que é bem comum uma vez que os valores são fixos) suas chances de ser contemplado no sorteio serão maiores.  

PS: Nem toda administradora oferece esse lance. 

Lances Livres

Se no lance fixo o valor que pode ser ofertado é fixo, ou seja, pré estabelecido pela administradora, nos lances livres acontece o inverso.

Quando esse tipo de lance é permitido, qualquer integrante pode ofertar quanto dinheiro puder, e aqui está a importância de aprender como dar lance no consórcio. Se qualquer pessoa pode ofertar tanto quanto puder, fica mais difícil prever que quantia você terá que ofertar em média para ser contemplado. 

Mas… 

Essa dificuldade aparece apenas quando você não sabe como dar lance no consórcio. Assim que você aprender as estratégias que serão reveladas neste artigo, você terá a previsibilidade que outros participantes não tem e conseguirá fazer lances livres certeiros, obtendo a contemplação com mais facilidade.

Embutido

A principal vantagem do lance embutido é que você não precisa ter o dinheiro em mãos para fazer o lance. 

Isso é possível pois, nos lances embutidos do consórcio, você pode utilizar parte do valor da carta de crédito para fazer o lance e obter a contemplação. 

Por exemplo, vamos supor que o valor da sua carta total seja de oitenta mil reais, e que você já tenha pago sessenta mil. Você pode utilizar parte do valor que já foi pago para fazer um lance e, caso seja contemplado, receberá com o desconto do lance. Além disso, cabe mencionar que nem todas as administradoras permitem esse tipo de lance, e que as regras podem variar de uma para outra. 

FGTS

Esse lance pode ser o ideal para consórcios de imóveis, como apartamentos, casas, terrenos, galpões, reformas, chácaras.

Dizemos isso porque esse lance, que utiliza até 100% do saldo do FGTS como parte do lance – sim, em alguns casos é possível combinar um lance com outro – ou como lance total, pode ser utilizado apenas para consórcios de imóveis. O lance embutido não é, portanto, o único lance para quando falta o dinheiro à vista. 

E você verá a seguir que ainda há outro tipo de lance que permite isso. 

PS: A única ressalva, nesse lance, é que você entre em contato com o banco e veja se não houve mudanças na lei que permite a utilização desse fundo como lance.  

Carro

Por fim, o último – mas não menos importante – tipo de lance no consórcio: o de carros usados. 

De modo semelhante ao lance de FGTS, que pode ser usado apenas nos consórcios de imóveis, o lance de carro pode ser utilizado apenas nos consórcios de automóveis. E se no de FGTS a precaução que você deve ter é a de averiguar se a lei ainda permite esse lance, no de carro você precisa antes encontrar concessionárias que fazem esse tipo de troca e levar seu carro para ser avaliado:

  • Encontrar concessionária;
  • Fazer avaliação. 

Caso a troca seja possível e o seu lance seja contemplado, você conseguirá utilizar seu carro usado como parte do pagamento do carro novo, que foi consorciado. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como calcular o valor do lance

Vimos que o “como dar lance no consórcio” não se restringe a aprender a dar um lance e pronto. Pelo contrário! Esse aprendizado diz respeito a apenas uma perna da mesa, fora ela, existem outras três: o tipo de lance certo (vimos no último bloco), a época certa para fazer o lance (veremos no próximo) e… a quantidade certa!

Descobrir o valor ideal para obter a contemplação não é algo complexo, mas pode ser difícil caso você não conheça as estratégias adequadas para achar o valor. 

Uma delas (certamente a mais eficaz) é a análise da média histórica de lances. 

Você pode pedir à administradora esses dados – número de contemplações por mês e o valor dos lances vencedores – e, a partir deles, entender qual a média dos lances que obtém a contemplação. Assim, o valor ideal de lance seria o valor médio ofertado mais alguma quantia, pelo menos um por cento, para garantir a vantagem. 

Caso você não tenha o dinheiro suficiente para fazer esse lance, você pode buscar alguma injeção de caixa para obtê-lo ou esperar e fazer um lance embutido (se der). 

Para essa segunda opção, o planejamento financeiro é imprescindível. 

Aliás, dificilmente terá como dar lance no consórcio caso você não tenha um bom plano financeiro. Sem isso, você corre o risco inclusive de não conseguir arcar com as parcelas mensais, porque imprevistos acontecem. Já adiantando o próximo bloco, essa é umas das precauções que você deve ter antes de fazer seu lance. 

Bora ver as demais agora? Preste bem atenção para não ter dores de cabeça lá na frente, ao fazer seus lances no consórcio. 

Cuidados a serem tomados ao dar um lance no consórcio

Antes de ver o passo a passo prático sobre como dar lance no consórcio, você precisa ter em mente alguns cuidados essenciais. Essa etapa é de extrema importância pois, se não tomar essas precauções, você corre os riscos de:

  • Não conseguir dar o tipo de lance que gostaria;
  • Dar lances e mais lances e não ser contemplado;
  • Sequer conseguir dar lances para adiantar o processo. 

Portanto, frise bem os tópicos a seguir e não deixe de levá-los em consideração quando for dar seu lance no consórcio, ok? 

1. Contrato

Antes de dar um lance no consórcio, reveja no contrato as cláusulas que dizem respeito aos lances. 

É assim que você se privará de planejamentos longos e árduos que no fim 

não atingem o resultado esperado: entendendo as regras da sua administradora, os tipos de lance que pode fazer, quando, quanto, como, com que frequência… 

Isso pode dar algum trabalho, mas dará bem menos do que ser pego desprevenido no momento do lance. Ainda assim, caso esteja pensando em pular essa etapa, fale com um de nossos especialistas – eles podem cortar o caminho para você. 

2. Planejamento

Sem um planejamento financeiro e estratégico para realizar seus lances no consórcio, é bem provável que você dependa da sorte.

Afirmamos isso pois sem um planejamento adequado, que inclui (pelo menos!):

  • Análise da média histórica de lances e contemplações; 
  • Definição do preço que deverá ser ofertado;
  • Reserva mensal do valor e corte de gastos, a fim de que consiga acumular o montante necessário para dar o lance vencedor; e
  • Quem sabe, estratégias para aumentar a renda… 

Você só conseguirá dar lances caso receba um grande montante. E, ainda assim, esse pode não ser o valor suficiente ou pode precisar ser gasto em outras despesas. Além do mais, você não pode dar lances se atrasar as parcelas mensais do consórcio – o que pode acontecer caso não haja um planejamento financeiro. 

3. Época 

Esse é um dos pilares da mesa sobre como dar lance no consórcio: a época certa para fazer o lance. 

Ao analisar a média histórica dos lances, você deve observar também a época em que costumam ocorrer os maiores lances. O mês em que funcionários recebem o FGTS, por exemplo, é um desses meses em que há mais lances, e lances maiores, e, portanto, as assembleias são bem mais concorridas. Ao ter clareza sobre as épocas mais e menos concorridas, você pode fazer os seus lances na que é menos.

Caso insista na época errada, você corre o risco de concorrer em desvantagem e demorar mais tempo a ser contemplado. 

4. Reserva

Sugerimos que em hipótese alguma você utilize sua reserva de emergência para dar lances no consórcio.

Mesmo que você seja contemplado, você ficará muito vulnerável e refém de qualquer imprevisto, como um acidente, crise financeira ou doenças – o que pode inclusive te forçar a abrir mão do bem. O ideal é que você, no plano financeiro, destine parte dos seus ganhos na formação de uma reserva específica para o lance no consórcio – sem abrir mão de nutrir a reserva de emergência, é claro. 

Assim, você consegue adiantar a contemplação da sua carta de crédito sem gerar riscos desnecessários a você e sua família. 

Tendo claro esses erros comuns que você não pode cometer ao dar seu lance no consórcio, vamos agora ao passo a passo simples para fazê-lo. 

Como fazer o lance na prática: passo a passo sucinto

  1. Leia o contrato e entenda as regras para dar lances;
  2. Acompanhe as assembleias mensais e veja o comportamento do grupo;
  3. Analise a média histórica de lances e encontre o valor ideal de lance;
  4. Escolha o melhor tipo de lance entre os oferecidos pela administradora;
  5. Encontre meios para juntar o valor que você pretende ofertar na assembleia;
  6. Entre em contato com a administradora um mês antes da assembleia, informando: valor, tipo de lance e outras informações requisitadas;
  7. Confirme o seu lance;
  8. Acompanhe o sorteio e veja o resultado;

Se não for contemplado…

  1. Considere possíveis mudanças no tipo de lance, época e/ou valor do lance;
  2. Continue dando seu lance até ser contemplado. 

Você só deverá pagar o lance, em regra, se for contemplado. Portanto, nada te impede de repetir seu lance em todas as assembleias – com as devidas modificações para não perder tempo e outras chances de investir seu dinheiro. 

O que acontece se o meu lance for o vencedor

Seu lance foi o vencedor? Calma que ainda há alguns passos antes de receber a carta de crédito e ir atrás do seu bem ou serviço tão sonhado. 

O lance serve, como já explicamos, como um adiantamento das parcelas. Portanto, o primeiro passo após ser contemplado é: adiantar as parcelas, pagando o valor do lance ofertado. Caso o valor do seu lance corresponda ao montante que faltava para quitar o consórcio, você simplesmente receberá a carta de crédito e terá uma dívida a menos. Agora, se o valor do lance não for suficiente para quitar todo o consórcio, você receberá a carta e continuará com as parcelas restantes até quitar o consórcio. 

Porém, a depender do tipo de lance, o valor ofertado não precisará sair direto do seu bolso e ir para o da administradora. No lance embutido, por exemplo, eles podem descontar o valor do lance da sua carta, e lhe entregá-la com esse desconto. 

Independente se o consórcio for quitado com o lance ou se ainda haverá outras parcelas, ao ter a carta em mãos você já poderá ir atrás do seu bem ou serviço. 

Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:

O que acontece se eu não ganhar o lance

Seu lance não foi o vencedor? Entenda o seguinte: não há motivos para desânimo.

Você já entendeu como dar lance no consórcio, agora é hora de aprender com o primeiro e se preparar para os próximos lances: avaliando possíveis mudanças.

É o que faremos agora! 

Como mencionamos, em regra (confirme isso no seu contrato), você não deverá pagar o lance se não for contemplado, e, portanto, continuará com o dinheiro e poderá utilizá-lo em outros lances. Porém, talvez não seja muito inteligente simplesmente repetir o mesmo lance em todas as assembleias. Você pode não ter sorte nos primeiros meses e ser notado pelos demais integrantes no decorrer dos meses, que agora não irão ofertar um valor menor do que você oferta todo mês. 

Portanto, dê dois passos para trás e se pergunte:

  1. Este é o tipo de lance certo? 
  1. Esta é a época certa? Não há outra menos concorrida? 
  1. Esta quantia está um pouco acima da média histórica de contemplações? 

Ao responder essas três perguntas com sinceridade, você entenderá que ajustes precisa fazer para melhorar seu lance nas próximas assembleias e receber a carta. 

Posso desistir do lance depois de oferecê-lo?

Após manifestar seu interesse em dar um lance e concretizá-lo, você não pode mais desistir do lance.

Se não for contemplado, isso não será um problema – uma vez que, em geral, não precisará pagar o lance. Mas se for, há a opção de não pagá-lo. Você pode simplesmente comunicar a administradora que não terá condições de arcar com o lance, e ela irá atrás do consorciado que deu o segundo maior lance. Você não receberá a carta de crédito, pois não pagou o lance, e continuará com o consórcio normalmente, uma vez que seu lance será considerado como inválido. 

De qualquer modo, não custa averiguar as consequências no contrato, pois isso é o que costuma acontecer. 

Quais são as vantagens de dar um lance em um consórcio?

Você entendeu como dar lance no consórcio, mas está em dúvida se vale a pena mesmo fazê-lo. Acertamos? 

Se sim (ou se não, de qualquer maneira este bloco lhe será útil), nós listaremos as três principais vantagens em dar lances no consórcio. Isso, com o intuito de que você desapareça com a dúvida de se vale a pena ou não dar lances no consórcio. 

O principal benefício dos lances, sem dúvida, é a chance de receber seu bem logo nos primeiros meses.

Imagine usar o dinheiro que seria destinado à entrada de um financiamento para dar um lance no consórcio. Se este for o lance certo, você tem grandes chances de tirar seu bem em poucos meses – como em um financiamento, mas sem os juros de um!

Você não depende da sorte para ser contemplado e, portanto, não precisa esperar anos e anos para tal. 

Os lances permitem você receber logo. 

Quitar antes 

Junto com a contemplação antecipada, vem a amortização de uma parcela considerável da dívida. 

Pelo simples ato de pagar o lance, você adianta uns bons meses de pagamento e da necessidade de pagar taxas administrativas (caso decida, em vez de prosseguir com o mesmo número de parcelas mas em preços menores, continuar pagando o mesmo valor das parcelas e quitar a dívida total em menos tempo que o previsto). 

No entanto, confira se isso é possível com a sua administradora. 

Os lances permitem você quitar antes. 

Adiantar sem gastar

Além do mais, em alguns tipos de lance, você consegue adiantar sua contemplação sem ter que transferir uma quantia. 

É o caso dos lances embutido (em que você utiliza parte do seu crédito da carta como lance), do FGTS (em que você usa até 100% do seu saldo do FGTS como parte ou total do lance) e carro usado (em que você utiliza seu carro como lance). 

Falamos sobre cada um desses lances em algum momento do artigo, basta voltar ao índice para conferi-los.

Os lances (a depender do tipo) permitem você adiantar sem gastar.

Sabia que Consórcio não é só para carro?

Você também pode investir em imóveis e serviços variados! O Consórcio CashMe ainda tem planos exclusivos de aceleração da conquista para te impulsionar ainda mais!

Conclusão

Neste artigo, você compreendeu como dar lance no consórcio

Mais do que isso: você viu que não basta saber como dar lance no consórcio, mas sim que, para obter a tão sonhada contemplação logo, você precisa entender o melhor tipo de lance, qual o momento ideal para fazê-lo e em que quantidade. 

Isso já lhe garante uma vantagem tremenda em relação aos demais integrantes, independente da administradora que você escolher. 

Você aprendeu a como dar lance no consórcio, e sabe que não há nenhuma garantia de que, mesmo com lances, o seu lance seja contemplado, certo? Afinal, você não está sozinho no consórcio e outras pessoas podem dar lances maiores. 

Porém… e se existisse um meio que GARANTE a contemplação? 

Meio este em que você tem previsibilidade da quantidade exata que precisa ter em mãos para ser contemplado – sem a insegurança que as administradoras comuns geram, uma vez que outro consorciado pode dar um lance maior e, aqui, não.  

Neste meio, já procurado por vários de nossos clientes, você consegue obter sua contemplação ao adiantar 40% da dívida. Simples assim, sem depender de sorte.

E não há pegadinha alguma, antes que se pergunte. 

Com o Plano Pontual da CashMe, em parceria com a Rodobens, conseguimos oferecer essa vantagem (e várias outras exclusivas) aos nossos clientes, como: 

  • Pagar sua primeira parcela no cartão de crédito;
  • Parcelar seu lance fixo ou livre em até 4x, caso seja contemplado;
  • Fazer lances embutidos (há administradoras que não os oferecem);
  • Participar de sorteios mensais caso pague em dia (e outras condições);
  • Pagar menos nas parcelas até ser contemplado…

Esse plano de consórcios, hoje, está aberto a todo o mercado, e você pode conhecer mais entrando em contato com um de nossos especialistas

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade