Investir em energia solar apresenta diversas vantagens, como a economia, geração de energia limpa, baixa manutenção, entre outros. Por isso, neste conteúdo vamos te ensinar como financiar energia solar e o que considerar antes de assinar o contrato.
Existem diversas linhas de crédito voltadas para esse objetivo, mas é preciso pesquisar e comparar, pois as condições de pagamento podem variar, desde prazos até taxa de juros. Então, continue a leitura abaixo e saiba tudo sobre o assunto.
Quem pode financiar energia solar?
Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja conectada à rede elétrica pode instalar equipamentos de energia fotovoltaica, desde que tenha 18 anos ou mais e preencha os requisitos da instituição financeira. Cada companhia possui suas exigências para liberar o crédito, por isso, é preciso pesquisar, além de verificar as taxas de juros e condições de pagamento de cada uma.
O financiamento de energia solar funciona como todas as outras modalidades, é preciso fazer um orçamento da aquisição e instalação dos equipamentos, além da análise de crédito que considera o histórico de pagamento, o score, os documentos pessoais, comprovante de renda e capacidade de pagamento.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como funciona o financiamento para energia solar?
Existem linhas de crédito próprias para quem deseja adquirir equipamentos e instalar energia solar em residências, condomínios, empresas e até produção agrícola. Você pode, inclusive, instalar em imóveis alugados, desde que o proprietário esteja de acordo. Além disso, algumas instituições possuem fornecedores conveniados e credenciados, liberando o financiamento somente para a contratação destes.
As modalidades voltadas para energia renovável são um pouco mais burocráticas que o financiamento tradicional, pois além de fazer a análise de crédito, a instituição avalia os documentos do bem que está sendo adquirido. Diferentemente do financiamento convencional, ele é de até 100% do projeto.
Além disso, o bem fica alienado e as condições de pagamento podem variar consideravelmente de uma instituição para outra, como os prazos, que podem ser de 5 a 25 anos. Por isso, faça simulações em diferentes instituições, desde os bancos tradicionais até as fintechs, como a CashMe.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
O que considerar antes de financiar energia solar
Antes de investir em um sistema solar fotovoltaico, é preciso considerar alguns fatores, como prazos, custos e valor da parcela. Veja também se compensa comprar diretamente em uma empresa credenciada da instituição financeira ou pesquisar outros fornecedores.
Ofertas de financiamento
Existem diversas linhas de crédito voltadas para o financiamento de energia solar, desde instituições financeiras privadas e públicas, além de iniciativas estaduais para incentivar a aquisição de energia sustentável. Como dissemos anteriormente, os valores e condições de pagamento podem variar consideravelmente entre as instituições, por isso, faça simulações e compare.
Uma vantagem de financiar energia solar é a economia no valor da parcela. Este valor pode corresponder ao preço da conta de luz elétrica, ou seja, você economiza a parcela do empréstimo. Além disso, houve algumas mudanças na taxa sobre a energia solar, alterada em 2023, confira os detalhes.
Prazos
Para saber como financiar energia solar, entenda que os prazos variam conforme cada instituição financeira. Algumas chegam a até 25 anos, tornando o valor da parcela quase imperceptível. Não esqueça da taxa de juros e confira o custo efetivo total dos empréstimos para saber quanto você vai pagar pelo crédito, incluindo o valor das placas, instalação, tributos, seguros, entre outros.
Os custos necessários
O custo para instalação do sistema de energia solar também sofre variações conforme a capacidade da geração de energia. Por exemplo, uma residência para duas pessoas é diferente de uma organização de grande porte. Por isso, existem instituições financeiras que oferecem crédito diretamente para empresas. Confira os detalhes com Juliano Bello, fundador da CashMe, no vídeo abaixo:
Taxa de juros
A taxa de juros pode influenciar o valor do custo efetivo total (CET) do seu empréstimo. Por isso, considere a porcentagem antes de assinar o contrato de crédito. Por exemplo, na CashMe, as taxas de juros podem ser até 12x mais baratas que outras linhas de crédito, sendo uma das mais vantajosas do mercado.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Como solicitar financiamento para energia solar?
Na CashMe, você conta com financiamento para energia solar residencial, comercial e condominial. Além das taxas de juros mais baixas que outras modalidades, os prazos podem chegar a até 10 anos e o valor de crédito corresponde a 100% do seu projeto.
O primeiro passo é pesquisar a empresa que vai fornecer e instalar as placas solares. O segundo passo é entrar em contato conosco, tirar suas dúvidas e enviar os documentos necessários. O processo é rápido e ágil.
Por fim, financiar energia solar pode ser bastante vantajoso para o seu bolso e, principalmente, para a sustentabilidade do nosso planeta. Além disso, a economia na conta de luz pode pagar grande parte da parcela do empréstimo.
Agora que você sabe como financiar energia solar, continue navegando no nosso blog e confira também: Quanto custa para colocar energia solar. Até lá!