Organização financeira: confira 8 dicas práticas e infalíveis

12 nov 2024
5min de leitura

A organização financeira é uma prática essencial para quem deseja manter o controle sobre seu dinheiro e evitar o acúmulo de dívidas. Ao administrar melhor, é possível alcançar mais tranquilidade no dia a dia, priorizando os gastos necessários e prevenindo imprevistos financeiros. Com um bom planejamento, você consegue utilizar seu orçamento de forma consciente, sem comprometer sua qualidade de vida.

Além disso, ter uma boa organização financeira permite que você planeje o futuro com mais segurança. Seja juntando dinheiro para um projeto pessoal, criando uma reserva de emergência ou até mesmo quitando dívidas existentes. O controle das finanças facilita a tomada de decisões. Isso também pode ser útil na hora de solicitar um empréstimo, pois, sabendo o quanto você pode pagar, evitam-se endividamentos. Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre o tema.

1. Faça um planejamento financeiro e inclua todas as entradas e saídas

A organização começa pelo planejamento financeiro. Ao visualizar todas as entradas e saídas de dinheiro, você tem uma melhor compreensão de como economizar e gastar de uma forma eficiente. Para isso, utilize uma planilha, aplicativo de celular ou caderno.

Inclua todas as entradas, como salários, renda extra, retorno de investimentos e mais. Logo abaixo, coloque todas as despesas fixas e variáveis para saber qual é o custo de vida da sua família. Faça esse planejamento todos os meses para entender o progresso financeiro.

Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?

Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.

2. Envolva toda a sua família e corte gastos desnecessários

Ao fazer o planejamento financeiro, você consegue visualizar os gastos desnecessários que pode cortar ou reduzir. Se você costuma comprar por impulso, comece a se questionar antes de realizar a compra se é realmente necessário e se tem condições de pagar. Converse com toda a sua família e informe que alguns gastos deverão ser reduzidos e que todos precisam participar. Dependendo do tipo de corte, informe que será por um período até que vocês consigam se organizar financeiramente.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Priorize o pagamento de dívidas

Caso tenha dívidas, priorize quitá-las e evite contrair novas até que consiga alcançar os seus objetivos financeiros. Se for necessário, tente negociar e conseguir um prazo maior ou a redução da taxa de juros. Muitas instituições financeiras disponibilizam diferentes formas de pagamento, afinal, elas também têm interesse no pagamento de dívidas.

Comece quitando as dívidas com juros mais altos ou que contam com consequências graves, como os serviços básicos e perda de bens. Aprenda como negociar dívidas de forma eficiente com dicas práticas.

4. Estabeleça metas econômicas de curto, médio e longo prazo

Estipule metas financeiras claras e alcançáveis de curto, médio e longo prazo. Ao visualizar seus objetivos, você se sentirá mais motivado a ganhar mais dinheiro e economizar. Para auxiliar, você pode criar um plano de ação, a cada meta alcançada você se sentirá realizado, proporcionando bem-estar.

As metas de curto prazo são aquelas que podem ser realizadas em até um ano, enquanto as de médio prazo, em até cinco anos. As metas de longo prazo são aquelas que levam mais de cinco anos, como aposentadoria ou quitar a casa própria.

Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:

5. Faça uma reserva de emergência

Conhecida também como reserva financeira, esse termo se refere a um valor que você economiza para cobrir imprevistos, como desemprego, emergências de saúde, entre outros. Esse valor costuma considerar os seus gastos mensais, de 6 meses a 1 ano.

Deposite essa quantia, de preferência, em algum lugar que você possa retirar rapidamente quando precisar, como conta poupança ou investimentos de alta liquidez e baixo risco. Saiba o que é a taxa Selic e como ela pode influenciar os seus investimentos.

6. Separe contas profissionais e pessoais

Se você tem uma empresa, separe todas as finanças de pessoa física e jurídica. A mistura de despesas impossibilita o planejamento financeiro, comprometendo a contabilidade e a conciliação bancária. O ideal é ter contas bancárias separadas e fazer a organização financeira sem mistura de valores.

7. Compre a casa própria

Se, assim como muitos brasileiros, você sonha com a casa própria, aprenda como comprar o primeiro imóvel sem erros, desde a pré-compra, negociação, avaliar qual é o imóvel ideal para você e sua família, entre outras informações. Com o planejamento financeiro e sem dívidas, fica muito mais fácil conseguir financiamento ou empréstimo para essa finalidade.

Além disso, avalie diferentes linhas de crédito para entender qual a mais vantajosa para o seu objetivo. Existem várias modalidades que oferecem condições de pagamento que variam de uma para outra.

8. Comece a poupar dinheiro e invista para o futuro

Após formar a sua reserva de emergência e organizar as suas contas, continue economizando para o futuro. Aprenda mais sobre investimentos e prepare-se para construir um patrimônio sólido e ter mais tranquilidade na velhice. Comece identificando qual é o seu perfil financeiro para entender como investir.

Crédito maior, juros menores!

Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!

Benefícios da organização financeira

A organização financeira oferece diversos benefícios, começando pela tranquilidade em lidar com o dinheiro. Ao planejar e controlar melhor as finanças, é possível evitar dívidas e surpresas desagradáveis no fim do mês. Com um orçamento organizado, você sabe exatamente para onde o dinheiro está indo, consegue poupar com mais facilidade e tem mais clareza sobre o que é prioridade. Isso evita o estresse de não saber se terá o suficiente para cobrir todas as despesas.

Outro benefício importante é a capacidade de realizar sonhos e metas de longo prazo, como comprar uma casa, viajar ou investir em educação. Com uma boa organização financeira, é possível planejar melhor esses objetivos e juntar o dinheiro necessário de forma mais segura. Além disso, você ganha mais flexibilidade para lidar com imprevistos, já que pode criar uma reserva de emergência e, assim, ter mais segurança diante de situações inesperadas.

Conseguiu entender a importância da organização financeira e como impulsionar os seus projetos? Então, continue navegando no blog da CashMe e aprenda como conseguir empréstimo de 300 mil reais. Até lá!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade