Para quem deseja investir no mercado imobiliário construindo imóveis para vender, saiba que vale a pena! Porém, é preciso um bom planejamento para conseguir economizar e se organizar.
Neste post, apresentamos todas as informações sobre como construir para vender, além de apresentar as principais linhas de crédito para quem precisa de um impulso no começo do projeto. Se deseja saber mais, confira a leitura abaixo.
Vale a pena construir imóvel para vender? Confira o lucro e as vantagens
Se deseja aumentar seu patrimônio ou investir em imóveis, construir casas para vender vale a pena. Além de seguro, esse tipo de investimento possui alto potencial de lucro. Afinal, construir é mais econômico do que comprar um imóvel pronto. Saiba mais sobre as vantagens da construção com Carolina Gerdenist, supervisora de ativos, da CashMe, no vídeo abaixo:
Quanto tempo demora para construir uma casa?
Depende do projeto, porém, uma casa pré-fabricada, geralmente, demora de 4 a 6 meses para ficar pronta. Para construir uma casa do zero, o tempo médio é de 9 a 11 meses.
Financiamento imobiliário é bom?
Para quem já sabe qual é a imóvel dos sonhos, é uma opção incrível! Além de não ter limite de participantes para compor renda, nosso Financiamento Imobiliário atende Pessoa Física e Jurídica!
Quanto custa construir uma casa?
Segundo o IBGE, de janeiro a agosto de 2023, o custo médio por metro quadrado no Brasil é de R$1.713,52. Esse valor considera apenas a construção, ou seja, sem contabilizar o terreno, as taxas e impostos, equipamentos e mais. Além disso, pode variar conforme a região do país e o projeto escolhido.
Existem casas baratas para construir até projetos mais sofisticados e imóveis de alto padrão, portanto, analise bem qual será o seu público para avaliar seu investimento.
Qual o lucro de construir casas para vender?
Para vender um imóvel, é necessário considerar alguns fatores como impostos, taxas, demanda do mercado imobiliário, custo de construção, o valor do terreno, custo de marketing, serviços contratados e mais. Geralmente, são praticados valores entre 20% e 40% do valor investido na construção do imóvel.
Quais as maiores vantagens de construir uma casa para vender?
A construção de imóveis para vender oferece diversas vantagens, mas é preciso organização. Por isso, confira as principais vantagens abaixo.
Potencial de lucro
Como dissemos anteriormente, construir casas para vender tem um alto potencial de lucro. Estude a região, o público-alvo que deseja alcançar, o preço da venda, o custo total do seu investimento, além da documentação como o alvará de construção e mais. Ainda, é possível expandir seu negócio para uma construtora ou imobiliária para vender seus imóveis.
Controle criativo
Construir um imóvel permite o controle criativo sobre todo o projeto, desde a estrutura, separação dos cômodos, cores e acabamentos. Por isso, é importante conhecer o seu público-alvo para planejar o que é realmente atrativo para o público e não somente pelo seu gosto pessoal.
Investimento seguro
Um dos investimentos mais seguros no nosso país é o mercado imobiliário. Segundo a reportagem da Folha de São Paulo, em 25 de agosto de 2023, o setor imobiliário brasileiro vive um “otimismo moderado”, com corte na taxa Selic e novas regras do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Outros fatores também influenciam no otimismo, como a queda do desemprego e a reforma tributária.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
O que é necessário para construir uma casa?
Para construir uma casa, é necessário planejamento, organização e conhecimento sobre construção e mercado imobiliário. Além disso, confira os principais fatores abaixo:
Compra do terreno
Ao comprar um terreno, verifique a localização, o tamanho, se necessita terraplanagem, se possui muitos desníveis de solo e se o projeto que deseja construir caberá no terreno escolhido. Se o loteamento está começando, verifique o planejamento do bairro, se possui facilidades por perto ou se será muito movimentado para residências.
Projeto
Uma das partes mais complicadas, certamente, é o projeto. Uma boa residência possui divisórias bem planejadas e é preciso analisar a quantidade de cômodos, tamanhos, iluminação, sistema hidráulico e elétrico, ventilação, direção do terreno e mais. Muito além de um projeto bonito, a usabilidade do imóvel deve ser considerada.
Conheça alguns tipos de construção, custos e tendências para se inspirar!
Negociação com pedreiros e outros profissionais
A negociação com os profissionais da engenharia civil, pedreiros, pintores, entre outros, pode ser trabalhosa. É preciso definir valores, prazos, acompanhar todas as etapas da construção, além da utilização correta dos materiais para não faltar ou sobrar.
Se você não conhece profissionais, mas possui recomendações, procure visitar alguns imóveis que eles já construíram e conversar com o proprietário para saber a experiência da construção.
Compra de materiais
Se você deseja economizar na construção, faça diversos orçamentos antes de comprar os materiais e confira os prazos para entrega de cada loja. Apesar de trabalhoso, comprar em lojas e depósitos diferentes é um meio de economizar na construção.
Caso você não queira ter esse trabalho, é possível comprar tudo em um só lugar. Talvez você não economize tanto, mas terá maior controle de prazos, quantidades e entregas.
Como ganhar dinheiro no setor imobiliário além da venda?
- Aluguel — se não deseja vender as casas que constrói, é possível alugá-las e obter renda mensal do inquilino;
- Construção sob encomenda — é possível construir uma casa sob encomenda conforme o projeto do seu cliente. O lucro é obtido pela construção, materiais e serviços;
- Flipping de casas — essa prática é conhecida por quem compra uma casa, reforma e a vende cobrando uma porcentagem acima do que foi investido.
Consórcio
Existem segmentos de consórcio para diferentes finalidades, como a compra ou reforma de uma casa, aquisição de um terreno, entre outras. E uma de suas vantagens é não cobrar taxas de juros, como em empréstimos e financiamentos.
Na CashMe, o consórcio oferece diversas vantagens como a possibilidade de utilizar o FGTS, parcelas reduzidas, lance embutido em até 30% do valor da carta de crédito e o lance parcelado em até 4x! Além de não cobrar taxas de adesão ou fundos de reserva.
Chegou a sua vez de investir em um imóvel!
Com o Financiamento Imobiliário da CashMe, você compra o imóvel com condições personalizadas para o seu momento financeiro. É mais fácil aqui, porque é tudo feito para impulsionar suas conquistas.
Outras linhas de crédito para construir um imóvel
As principais linhas de crédito para quem deseja construir um imóvel são:
- Financiamento para construção — o financiamento possui finalidades específicas, como quitar o valor da mão de obra da construção ou para comprar os materiais. Apesar do crédito mais rápido e prazos longos de pagamento, a quitação da dívida inclui taxas de juros, assim como outras modalidades de empréstimo;
- Empréstimo de construção combinado — essa modalidade de crédito, geralmente, combina o crédito para construção com o crédito imobiliário. Dessa forma, você fica com apenas uma dívida;
- Empréstimo-ponte — é uma linha de crédito geralmente solicitada para cobrir as despesas iniciais de construção, enquanto se procura por outro crédito a longo prazo para o restante dos custos.
Agora que você já sabe como construir um imóvel para vender, continue no nosso blog e confira também “Saiba como investir em imóveis”. Até a próxima!
conteúdo bem claro e objetivo, ajudou muito com as minhas dúvidas. Obrigado equipe Cash Me!