Uma das queixas dos usuários de contas bancárias são as tarifas que elas possuem para realizar operações. Por isso, muitos optam por contas salário, que são isentas de tarifas e destinadas ao pagamento de salários.
Regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional, essa conta pode ser vantajosa dependendo das operações que você realiza, visto que, por ser isenta de tarifas, alguns serviços bancários disponíveis em contas-correntes ficam indisponíveis.
Se você está curioso sobre a conta salário e quer saber se é a melhor opção para você, continue lendo nosso artigo.
O que é a conta salário?
Uma conta salário, como o nome sugere, serve para que uma pessoa receba seu salário através dela. Entretanto também é possível utilizá-la para recebimento de pensões ou aposentadorias.
A conta salário é aberta pela empresa onde você trabalha e, assim como em uma conta corrente convencional, requer documentos pessoais para a abertura, como RG, CPF e comprovante de residência.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como funciona a conta salário?
Essa conta é exclusiva para receber seu salário e está vinculada a um único emprego. Caso você tenha mais de um trabalho, outros tipos de conta podem ser mais adequadas. Com uma conta salário, você pode sacar o dinheiro ou usar o cartão de débito. É importante notar que não é possível fazer depósitos nela; apenas o empregador pode fazer isso.
Veja também: Calculadora de Salário Líquido
Desvantagens da conta salário
A limitação de serviços oferecidos é a maior desvantagem de uma conta salário. Normalmente, os bancos limitam a quantidade de saques mensais, ou até mesmo o número de extratos realizados.
Além disso, você não terá autonomia para abri-la ou fechá-la sozinho, visto que a conta salário sempre está vinculada à empresa onde você é funcionário.
Vantagens da conta salário
A conta salário tem vantagens específicas em comparação com uma conta corrente tradicional. Se você só retira dinheiro ou usa o débito, veja os principais benefícios:
- Sem Taxas: Não há taxas para manter a conta.
- Acesso Fácil ao Dinheiro: Pode-se retirar dinheiro em agências bancárias ou caixas 24h.
- Sem Análise de Crédito: Não é necessário análise nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, para abrir a conta.
- Cartão de Débito: Você recebe um cartão de débito para fazer compras.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Como abrir uma conta salário?
Para realizar a abertura de uma conta salarial é preciso que o empregador faça uma carta para a instituição financeira. Nesta carta de solicitação, haverá os dados pessoais do funcionário, assim como o valor do seu salário.
Portanto, a abertura da conta salário é feita a pedido da empresa. É importante destacar que as empresas não são obrigadas a oferecer esse tipo de conta aos funcionários.
Geralmente, os documentos necessários para a abertura da conta serão:
- RG;
- CPF;
- Carta de solicitação da empresa;
- Comprovante de residência.
Porém, é importante ressaltar que a lista de documentos pode variar de acordo com cada banco.
Contas salário mais comuns
No geral, o funcionamento de contas salários costuma ser o mesmo independente do banco. A escolha por uma instituição ou outra depende do convênio que sua empresa possui com ela.
Veja as características mais comuns das contas salário nos seguintes bancos:
Conta salário Itaú
- 5 saques mensais;
- Função débito;
- 2 consultas mensais;
- 2 extratos mensais;
Conta salário Caixa
No caso da conta salarial da Caixa Econômica Federal, ficarão disponíveis:
- 5 saques a cada crédito salarial;
- 2 consultas de saldo mensais;
- 2 extratos mensais;
- Cartão magnético;
Conta salário Banco do Brasil
Já a conta salarial do Banco do Brasil lhe garante:
- 5 saques;
- 2 consultas de saldo;
- 2 consultas de extrato;
- Transferência automática gratuita do salário para outros bancos;
Conta salário Bradesco
A conta salário no banco do Bradesco oferece:
- Isenção de tarifa para a emissão da primeira via do cartão de débito;
- 5 saques mensais ou por depósito feito pela empresa;
- Pagamento e agendamentos de contas;
- Transferência de valor para outras contas;
Principais dúvidas sobre a conta salário
Para te ajudar, fizemos uma lista das principais dúvidas envolvendo a conta salário. Confira abaixo!
Posso fazer a portabilidade do salário para outra conta?
Sim. Normalmente a conta salário é aberta em um banco escolhido pela empresa, e a instituição pode não atender as necessidades do empregado. É possível até que ele seja correntista de outro banco, e prefira receber lá o seu salário.
Para casos como esses é possível solicitar a portabilidade do valor. Sua conta salarial continuará aberta, mas o valor será transferido automaticamente para outra conta, que pode até ser do mesmo banco.
O Banco Central garante aos funcionários que eles possam solicitar a portabilidade, e também cancelar a qualquer momento.
Todos os salários são pagos em conta salário?
Não. Algumas empresas solicitam a abertura de uma conta salário para realizar os pagamentos. Mas eles também podem ser feitos em contas correntes, poupanças ou conta digital.
Isso depende do banco em que a pessoa já possui conta aberta e qual a sua preferência.
Os bancos podem cobrar tarifas pela conta salário?
Não. Isto é uma garantia estabelecida por lei, pois se trata de um serviço básico oferecido às pessoas. Porém, serviços adicionais podem ser cobrados, caso você os solicite.
Posso consultar minha conta salário pela internet?
De modo geral as instituições disponibilizam um aplicativo para seus usuários. Isso também se estende para quem tem a conta salarial.
Basta baixar o app, realizar seu login e cadastrar sua conta.
Como cancelar uma conta salário?
Assim como a abertura, o encerramento da conta salário também fica por conta da empresa. Para que isso aconteça, é preciso que a conta fique 90 dias sem receber valor algum.
Lembrando que a forma de encerramento continua sendo por parte da empresa, mesmo que o desligamento tenha sido escolha do funcionário.
Entretanto, confirme se a empresa realizou o encerramento da conta. Mesmo que outra empresa solicite uma conta salarial futuramente, ela não poderá ser a mesma do vínculo anterior.
Principais diferenças entre conta corrente e conta salário
Há algumas diferenças entre o uso da conta corrente e da conta salarial que podem ser consideráveis. Elas podem impactar na forma com que você utiliza seu dinheiro.
Na conta salário, você não poderá:
- Usar talões de cheque;
- Emitir um cartão de crédito;
- Possuir o cheque especial;
- Recebimento de depósitos, exceto pelo empregador;
Leia também: O que é cheque especial e como funciona?
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Conclusão
A conta salário é uma modalidade comum nas empresas, pois facilita o fluxo de pagamentos delas. Mesmo que essa seja uma exigência da empresa que você trabalha, é possível exigir a portabilidade para outra conta sem custos adicionais.
Entretanto, se as operações que você realiza pela sua conta forem simples, como saques, consultas, transferências, etc., a conta salário pode ser uma opção vantajosa. Caso tenha interesse, verifique com a empresa em que trabalha se há possibilidade de abrir uma conta nessa modalidade.