A curva ABC para estoque é uma ótima medida para quem quer acompanhar de perto a movimentação de saída do estoque, uma vez que a gestão do armazenamento é um dos pilares principais da organização financeira de uma empresa.
Aliás, essa estratégia de gestão existe há vários séculos e se faz presente no dia a dia de diversas pessoas, sem que ela, ao menos, seja notada.
No conteúdo a seguir, confira o que é a curva ABC, como ela pode ser útil no balanceamento do estoque e capaz de potencializar a saída dos seus produtos, além de favorecer o sucesso do seu negócio. Continue a leitura para saber mais!
O que é curva ABC?
A curva ABC é um método de administração de estoques que cataloga os itens em três classes em relação ao seu valor e importância. A classificação é dividida em três classes diferentes: A, B e C. Então, com base nos produtos vendidos pela empresa, faz-se o subsequente esquema:
- Classe A: produtos mais valiosos.
- Classe B: produtos de valor intermediário.
- Classe C: produtos menos valiosos.
Essa classificação ajuda as empresas a priorizarem a gestão de seus itens ou serviços, por exemplo, concentrando essa gestão em produtos que mais influenciam em seus resultados financeiros. É uma ferramenta de gerenciamento que auxilia de forma inteligente o controle de estoque.
O objetivo principal da curva ABC é economizar no tempo gasto em gerenciamento de estoque, assim como diminuir custos de armazenamento para guiar o foco da empresa, e a grande parte dos recursos, para os produtos de maior valor adicionado ao negócio.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como a curva ABC opera?
A curva ABC opera inicialmente tendo em vista que nem todos os produtos de uma empresa possuem o mesmo valor, por exemplo, alguns itens são adquiridos com mais frequência, enquanto outros têm um valor mais elevado ou são menos procurados para aquisição.
Partindo dessa ideia, quais são os produtos determinantes que garantem o fluxo de caixa no verde? E quais são os que demandam muito investimento financeiro, mas que o seu retorno demora muito mais para chegar?
Tendo em vista esses questionamentos, fica muito mais fácil ter o controle e gerenciamento sobre o seu estoque com essa base de métrica em vendas — até mesmo para o seu planejamento financeiro — e para auxiliar em uma futura reestruturação financeira, caso seja necessário.
Mas para entender melhor tudo isso, a curva ABC é dependente de um método de classificação de estoque que se divide em três classes: A, B e C, em ordem decrescente. Entenda:
Curva A: produtos mais valiosos
Na curva ABC de estoque, a classe A refere-se aos itens de valor elevado de consumo e de maior importância para a empresa (considera-se o período de um ano).
Ou seja, nessa classe são considerados os itens que correspondem a 20% do seu estoque, mas que representam até 80% do seu faturamento total.
Curva B: produtos de valor intermediário
Já na classe B estão os produtos de valor intermediário: esses produtos correspondem, aproximadamente, a cerca de 30% do estoque da empresa. Quando esses produtos saem para os clientes, o faturamento final é de 15%.
Curva C: produtos menos valiosos
E, por fim, a classe C, os produtos de baixa saída. Nessa classe, eles representam cerca de 50% dos itens do estoque, porém, o faturamento final é de apenas 5%.
Sendo assim, a curva ABC é muito importante para você estar constantemente ciente sobre a relevância dos seus produtos, o quanto eles são requisitados ou não e seus valores atuais.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Benefícios de usar a curva ABC
Como você pôde entender, a curva ABC possibilita que os gestores da sua empresa tenham um cuidado intensificado com o controle de produtos, além disso, eles também terão uma margem de resultados que veremos abaixo,
Lucro e investimento
Ao monitorar e coletar dados dos produtos — com informações do giro de estoque também, se possível —, os gestores da empresa conseguirão entender melhor quais itens específicos têm a maior demanda entre os clientes. Isso permite que você projete a saída dos produtos de maneira mais precisa — impactando diretamente nos graus de estoque e na margem dos ganhos do negócio.
Com um controle adequado dos gastos, é possível manter uma estratégia que se mantenha rentável. Além disso, essa análise ajuda você a estar sempre atento aos produtos ou serviços que mais estão saindo para o público e, claro, se a demanda está crescendo.
Dessa forma, é possível agir rapidamente com estratégias de precificação para aumentar os preços e otimizar a rentabilidade geral.
Um aspecto muito interessante do uso da curva ABC de estoque é que ela permite fazer uma reavaliação dos investimentos feitos anteriormente de maneira precisa e eficiente. Isso significa que você pode analisar o que está sendo adquirido e o que realmente foi vendido e, assim, garantir a recuperação do investimento.
Com a estratégia da curva ABC, é possível fazer essa análise e tomar decisões sobre cortes com segurança. Dessa forma, você melhorará a gestão do seu orçamento.
Confira também quais são as 4 principais funções administrativas de uma empresa.
Redução de desperdícios
Uma das razões pelas quais as empresas adotam a curva ABC é para conseguir a otimização do estoque. Para atender à demanda dos clientes e aumentar as vendas e lucratividade geral dos produtos, é necessário categorizá-los com base em sua importância e colocação nos três níveis de classes.
Essa medida facilita a identificação dos produtos que realmente geram faturamento, enquanto outros que ocupam espaço no estoque sem trazer retorno significativo. Com a aplicação da curva ABC, a cadeia de suprimentos se torna mais eficiente e começa a focar no que realmente é necessário: impulsionar os produtos com maior faturamento e planejar uma estratégia de vendas.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
Como calcular a curva ABC?
Primeiro, você deverá reunir o máximo de informações sobre cada produto. Veja:
- Descrição do produto;
- Valor unitário;
- Quantidade aproximada;
- Valor total da compra.
Com esses dados, você pode classificar os produtos na curva ABC: os itens que somam mais de 80% do valor total são da classe A, os que representam 15% são da classe B, e os que correspondem a 5% são da classe C.
Após a classificação, é hora de organizar e monitorar os produtos. Os produtos das classes A e B devem ser bem armazenados e controlados para evitar que os da classe B fiquem parados por muito tempo. Já os itens da classe C precisam de atenção, porque podem não trazer um retorno significativo. Com essa abordagem, você garante um gerenciamento mais eficaz do seu estoque.
Agora que você sabe o que é a curva ABC para estoque, seus benefícios e como calculá-la, continue navegando em nosso blog e faça já uma simulação de empréstimo com garantia de imóvel para acelerar seu processo com recursos elevados de crédito na curva ABC. Nos vemos no próximo conteúdo!