Saiba como usar o FGTS para quitar o seu financiamento

3 jul 2024
4min de leitura

O financiamento é uma solução que permite conquistar sonhos, como ter a casa própria, trocar de carro e investir nos estudos. Nesse cenário, quanto antes for possível quitar a dívida, melhor para o planejamento financeiro e para outras metas pessoais.

Uma das formas de fazer isso é usar o FGTS para amortizar o financiamento. Os trabalhadores com carteira assinada podem usar o valor do FGTS para conseguir descontos em parcelas ou reduzir o prazo de pagamento.

Neste post, você descobre como usar esse saldo, as vantagens e como calcular. Continue a leitura com a gente!

Como usar o FGTS para amortizar o financiamento?

O uso do saldo do FGTS é livre de tributação e pode ser usado para abater parcelas de uma dívida, dar entrada em um bem ou, ainda, realizar lances em um consórcio. Para isso, será preciso fazer um pedido formal de amortização do financiamento para a instituição financeira responsável pelo crédito.

Cada organização possui as suas próprias normas e critérios para a operação, por isso, é importante se informar e descobrir como fazer. O trabalhador pode, ainda, usar o benefício para financiar moradia em programas populares como o Sistema Financeiro Habitacional (SFH) e Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Quitar o saldo devedor

Com o FGTS, você pode quitar as mensalidades em atraso ou amortizar sua dívida. A alternativa proporciona um alívio no seu orçamento, permitindo que você continue com o financiamento sem sufoco ou, então, invista em outros planejamentos, como mobílias e reformas do seu imóvel.

A alternativa também permite a redução do prazo e do valor das prestações, já que você pode adiantar uma parte dessas mensalidades e terminar o pagamento antes do esperado.

Dar entrada em um imóvel ou veículo

O valor de entrada de um bem, seja imóvel ou veículo, é mais elevado do que as prestações e pode pesar no orçamento ao desembolsar um montante elevado à vista. Em alguns casos, a solução é juntar o dinheiro por alguns meses para conseguir arcar com o pagamento.

Com o fundo de garantia, você pode dar uma parcela como entrada e agilizar o seu processo de financiamento.

Adiantar a sua carta de crédito em um consórcio

O consórcio é um tipo de autofinanciamento no qual o contratante paga mensalidades de um plano, participa de assembleias com um grupo de pessoas com o mesmo objetivo e tem chances de ser sorteado com uma carta de crédito no valor do bem ou serviço desejado. Com o FGTS, você pode fazer lances e adiantar a sua contemplação com a quantia do item tão sonhado, realizando a aquisição à vista.

Durante as assembleias do seu grupo de consórcio, você pode usar o saldo para fazer a oferta de duas formas:

  • Lance livre: você diz o quanto pode pagar e o maior valor, dentre os lances, terá a sua contemplação adiantada;
  • Lance fixo: a administradora estabelece um valor mínimo e os interessados em fazer o lance participam de um sorteio para decidir por quem será contemplado.

Essa é uma oportunidade de amortizar a sua dívida com uma modalidade de financiamento que traz mais comodidade e flexibilidade para as suas metas..

Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?

Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.

É uma boa escolha usar o FGTS para amortizar financiamentos?

Usar o valor do saque do fundo de garantia é uma solução para pagar menos juros, quitar pendências, adiantar parcelas e aliviar o orçamento em relação a financiamentos diversos. Portanto, amortizar a dívida com o FGTS é uma boa saída para quem precisa se reorganizar financeiramente para quitar a quantia restante.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:

O que é melhor: amortizar saldo devedor ou parcelas?

A forma que você vai utilizar o fundo de garantia depende da sua realidade financeira. A amortização do saldo devedor alivia o bolso e permite que você faça um melhor planejamento orçamentário para dar conta do restante das prestações. Assim, você quita algumas parcelas atrasadas ou adiantadas, encontrando condições e percentual de juros para cada operação.

Já na amortização do prazo, você reduz o tempo da dívida, conseguir maior economia nas parcelas, já que enfrentará menos juros acumulados. Essa é uma opção para quem quer acabar com as prestações o quanto antes e diminuir o valor final do financiamento.

Crédito maior, juros menores!

Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!

Como é feito o cálculo da amortização?

A solução de abater as prestações do financiamento pode ser aplicada por, no mínimo, 12 meses, e cobrir até 80% do valor das parcelas. Dessa maneira, o valor que você tiver para sacar deve ser dividido por 12 e o resultado deve contemplar até 80% da quantia paga mensalmente.

Saber como usar o FGTS para amortizar o financiamento é uma alternativa que te auxilia a planejar o seu orçamento e a agilizar o seu processo de conquista dos seus sonhos. O fundo também pode ser usado para quitar financiamento de veículos, confira com detalhes em nosso blog.

Continue com a gente e explore outros conteúdos relacionados à educação financeira, empréstimos e financiamentos responsáveis. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “Saiba como usar o FGTS para quitar o seu financiamento

  1. Paulo Vitor Gaissler Moreira diz:

    Boa tarde..

    Para um empréstimo usando imóvel como garantia.
    Tenho que ter um imóvel quitado nas mãos, ou posso usar o imóvel que estou pagando…??

    • CashMe diz:

      Olá, Paulo! Tudo bem?

      Sim, você pode usar um imóvel que ainda não foi quitado para pedir um empréstimo com garantia aqui na CashMe. Afinal, quanto menos burocracia melhor, não é mesmo?

      Acesse agora mesmo o nosso site, faça uma simulação e garanta as vantagens do melhor crédito mercado!

  2. Renato T S diz:

    Posso usar a modalidade de diminuir o valor das 12 próximas prestações logo na sequencia da amortização por redução de parcelas, feita depois de 24 meses?

    Ou seja, no exemplo: Compra imóvel Jun/2017 com financiamento bancário e uso do FGTS na entrada. 1a amortização por redução de parcelas feita em Jun/2019, 2a amortização por redução de parcelas em Jul/2021, há como entrar com a redução das próximas 12 prestações em Ago/2021?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade