O que é House Flipping, como funciona, vantagens e mais!

26 dez 2023
4min de leitura

Segundo o Archademy, a primeira aceleradora do mundo para designers de interiores e arquitetos, a compra de imóveis com a intenção de revenda cresceu em 42% no ano de 2020, enquanto as buscas por reforma aumentaram 67%. Isso indica que a pandemia da COVID-19 foi um dos motivos causadores da busca por reformas ou imóveis já reformados, muitas vezes com a intenção de ter mais espaço.

Nesses casos, os moradores podem optar por imóveis de house flipping. Assim, eles escolhem investir em imóveis não tão novos quanto aqueles de condomínios completos, mas que são reformados, planejados e redecorados.

Neste post, você saberá como o house flipping funciona, suas vantagens e algumas dicas importantes para aplicar o investimento. Boa leitura!

O que é house flipping?

O termo em inglês “house flipping” pode ser entendido como “sacudir a casa”, mesmo não sendo uma tradução perfeita. Nesse sentido, o termo é usado para uma forma de investimento na qual se compra um imóvel depreciado, faz a sua reforma e, depois de pronto, faz-se a sua revenda.

Apesar de não ter popularidade no Brasil, esse tipo de investimento é muito difundido nos Estados Unidos. Uma prova disso é que existem plataformas que são especializadas nesse tipo de trabalho, fazendo a gestão de todo o processo de reforma.

House flipping: como funciona?

Por conta do momento pandêmico sofrido pelo mundo, o lar se tornou muito mais do que o local de descanso. Ele passou a ser também onde trabalhamos, estudamos e praticamos o nosso lazer.

Foi por meio desse pensamento que aumentou a procura por imóveis com espaços mais amplos, que estivessem localizados em regiões afastadas do centro das cidades. Essa busca foi influenciada, também, pela facilidade de acesso aos financiamentos.

Como lucrar com esse investimento?

Para fazer um house flipping que dê retorno financeiro positivo, é importante se atentar ao valor pago nos imóveis antes de serem reformados. O ideal é que ele seja comprado por um valor inferior ao cobrado no mercado para que, após todos os gastos com a reforma, você ainda consiga obter lucro no momento da revenda.

Inclusive, esses imóveis podem ser usados no mercado de real estate!

Uma ótima ideia para encontrar esse tipo de imóvel é fazer os cálculos necessários para verificar todos os custos que a reforma exigirá. Tome como custo máximo uma margem de 10% a 15% do valor do bem adquirido.

Outro ponto é procurar por leilões de casas e apartamentos, já que a possibilidade de encontrar preços baixos é maior. Contudo, não se esqueça de que o ideal é visitar os imóveis para conferir a situação em que as estruturas se encontram.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais as vantagens do house flipping?

Além da vantagem de comprar um imóvel por um valor abaixo do mercado e depois lucrar com a revenda dele, existem alguns outros pontos muito vantajosos na prática do house flipping:

  1. Uso de materiais de qualidade: a reforma do imóvel permite que ele seja melhorado, investindo na qualidade dos materiais visando a melhor estrutura;
  2. Customização dos ambientes: a ideia de reformar o imóvel visando a revenda permite remodelar os ambientes e deixá-los conforme foi idealizado;
  3. Beneficiar a qualidade de vida: reformar um imóvel pode melhorar o clima e a funcionalidade dos moradores, diminuindo as chances de problemas.

Confira também: O que é Home Equity e como funciona!

Dicas importantes para o house flipping

Algumas estratégias podem ser levadas em conta na hora de escolher o imóvel certo para fazer um investimento de house flipping. Confira quatro delas!

Regra dos 70%

Quando estiver em um leilão ou visitando um imóvel para investir, pense sempre na regra dos 70%. Ela se refere a uma proporção entre o custo da reforma e o valor após a sua conclusão.

Sendo assim, priorize sempre uma diferença de, no máximo, 70% entre valor de reforma e valor de revenda.

Não faça reformas sem necessidade

Mesmo se tratando de imóveis depreciados, pode ser que alguns pontos deles possam ser reaproveitados sem a necessidade de realizar uma reforma. Isso também é importante para economizar e tornar a revenda mais lucrativa.

Faça uma pesquisa de preços

Como toda e qualquer compra, é importante fazer uma pesquisa de preços para verificar quais materiais e serviços tem a melhor relação custo-benefício. Por isso, tome nota dos valores de mão de obra e materiais de construção.

Verifique a documentação do imóvel

Antes de concretizar a aquisição do imóvel, tenha certeza de que não existe nenhum problema na sua documentação. Essa dica é muito importante para que, em um futuro momento de revenda, não haja problemas para repassar o imóvel.

Sendo assim, analise se não há nenhuma ação judicial pendente, seja no imóvel ou proprietário, pesquise se há alguma irregularidade ou restrição, entre outras ações para minimizar potenciais problemas.

Existem outras dicas valiosas para quem pretende adquirir um imóvel que já teve outros donos. Além da possibilidade de investir um valor menor em uma boa estrutura, você não precisa esperar que ele fique pronto para morar ou revender após uma reforma.

Continue no nosso blog e confira 7 dicas valiosas antes de comprar um imóvel usado!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade