Os processos de compra e venda de um bem envolvem muitas etapas, pessoas e procedimentos específicos. Quando envolve a contratação de crédito que não foi finalizada, existe um processo para transferir o saldo devedor para o novo comprador.
Para fazer o intermédio nessa operação, existe a função de interveniente quitante. Continue com a gente e entenda como a solução funciona, quando pode ser solicitada e o passo a passo para contratar.
O que é interveniente quitante e como funciona?
O interveniente quitante é uma função em que uma organização assume o compromisso de quitar o saldo devedor de um cliente que não finalizou o pagamento de um empréstimo em outra instituição, oferecendo melhores condições. Na prática, a operação pode acontecer em um processo de transferência da dívida.
Por exemplo: se você está finalizando seu financiamento, mas quer pegar crédito em Home Equity, a instituição financeira vai quitar o financiamento e ‘transferir’ o saldo da dívida para o Home Equity.
A outra aplicação é para transferência interna, quando você precisar de mais crédito além do liberado. A organização, então, quita a dívida anterior e oferece um novo contrato, com novos acordos ao cliente.
Essa operação é possível porque quando alguém contrata um financiamento, só se torna proprietário de fato quando terminar de pagar o contrato. Nesse cenário, ao finalizar o pagamento com a empresa anterior, a nova instituição assume a “posse” do bem, que permanece em alienação fiduciária. Dessa forma, ela pode oferecer condições diferentes para o contratante.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como solicitar o interveniente quitante?
Enquanto alguns bancos vão pedir um contato, outros vão pedir algumas informações e solicitar a entrega do extrato da dívida. Tudo isso vai depender da instituição financeira que você escolher para fazer o interveniente quitante.
Para auxiliar nesse processo, as principais etapas para a operação são:
- Escolher uma organização que faça interveniente quitante em empréstimos e financiamentos;
- Informar os dados de contato da instituição onde o bem está atualmente alienado;
- Quitar saldo devedor;
- Finalizar o contrato anterior, desvinculando o bem do banco anterior;
- Realizar um novo acordo de empréstimo ou financiamento e com assinatura de alienação fiduciária.
Durante o processo, diferentes documentos podem ser solicitados, sendo ainda mais importantes em caso de financiamentos imobiliários. As certidões, registros e outros arquivos do bem e do vendedor precisarão passar por uma análise jurídica.
O interveniente quitante vale a pena?
A operação de interveniente quitante deve ser analisada para cada situação, sendo uma alternativa mais vantajosa para quem quer sair de um empréstimo com garantia para outro com condições mais vantajosas. Existe também a possibilidade de incluir, no novo acordo de interveniente quitante, a liberação de troco, uma quantia de crédito que pode ser usada para outros fins.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Quando o interveniente quitante deve ser usado?
O interveniente quitante é um recurso muito utilizado na compra de imóveis e veículos que não foram quitados. Então, o comprador assume o restante das parcelas em outra instituição financeira.
Aqui na CashMe, por exemplo, você pode contar conosco para atuar como interveniente quitante no processo de Home Equity, ou empréstimo com garantia de imóvel. Quitamos a sua dívida no banco e te damos a oportunidade de aumentar o seu crédito com uma quantia extra que você precise para investir em uma reforma, capital de giro, entre outras aplicações, com o que é chamado de “troco”.
A operação é vantajosa para diferentes necessidades e pode ser solicitada quando você precisar assumir o saldo devedor em uma transação financeira, mas quer encontrar condições mais atrativas.
Interveniente quitante é igual a portabilidade de crédito?
Apesar de serem soluções mais ou menos parecidas na teoria, elas são diferentes. Na portabilidade de crédito, você apenas transfere a dívida para outra instituição, mantendo o mesmo devedor e encontrando taxas de juros mais acessíveis.
Nesse cenário, o valor e os prazos não podem ser negociados, assim como não é possível adicionar dívida ao crédito, como no caso do “troco”. Já no interveniente quitante, você encerra o contrato com a empresa antiga e assina um novo acordo de empréstimo, com novas condições, valores e mais flexibilidade de negociação no geral.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
O processo de interveniente quitante demora?
Como é um procedimento que passa por várias etapas, o interveniente quitante pode demorar alguns meses para ser concluído. Será preciso finalizar uma contratação anterior de crédito, analisar as condições e criar um novo contrato com o comprador.
Esse é um fator que varia de instituição para instituição e de cliente para cliente. Além disso, a análise de crédito é uma etapa que também pode levar mais tempo.
Quando o processo envolve um imóvel, é preciso considerar também a análise do bem, feita por um técnico que vai vistoriar as condições e valores de mercado. Inclua nisso a avaliação da documentação e todo o processo de quitação da dívida entre os bancos. É um processo que envolve muitas fases e pessoas.
Aqui na CashMe, auxiliamos você a comprar um imóvel financiado ou conseguir crédito usando seu imóvel financiado como garantia de empréstimo. Faça uma simulação online, converse com um de nossos atendentes pela internet e conheça as nossas condições!
Gostei muito das informações,agora estou mais atualizada.obrigado!