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LinkedIn para Empresas: como criar uma página e usar para marketing

1 jun 2021
17min de leitura

O LinkedIn para empresas é uma rede social que tem como objetivo conectar pessoas profissionalmente. Além disso, a plataforma permite que você vá além do seu perfil e crie uma página para sua empresa. 

Através da rede social, é possível divulgar sua marca para outros usuários, anunciar oportunidades de emprego e até divulgar eventos ou lançamentos da sua empresa, sendo um ótimo canal de comunicação para networking e marketing.

Como um dos principais canais de comunicação do mundo digital, as redes sociais tanto para indivíduos quanto para empresas, são fundamentais.

Por isso, saber em quais delas se posicionar e como fará uma grande diferença no alcance da marca da sua empresa é importante.

Se você quer criar o linkedIn para empresas, separamos aqui todas as informações mais importantes que você precisa saber, como o passo a passo para criar a página da sua empresa, o que é a rede social e as vantagens que ela pode oferecer para sua marca.

O que é LinkedIn para empresas

É um perfil empresarial que tem como objetivo difundir a imagem da companhia como uma marca empregadora e torná-la conhecida, bem como atrair parcerias e ampliar o alcance junto ao seu público-alvo, gerando oportunidades de negócios.

Além disso, por meio de uma página também é possível ampliar o networking, aprimorar os processos de recrutamento e seleção, fortalecer o relacionamento com os stakeholders (pessoas interessadas na sua empresa), entre outros benefícios.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como criar uma página no LinkedIn para empresas, ou se confunde e decide manter uma página pessoal e empresarial.

Mas, para usar todas as funcionalidades desenvolvidas para empresas da rede social, que ainda incluem anúncios pagos, o ideal é criar uma página empresarial.

Segundo seu CEO, Jeff Weiner, os membros que fazem parte do LinkedIn são os mais influentes, bem sucedidos e mais bem educados da web. Hoje, essa rede já possui mais de 200 milhões de usuários registrados, originários de mais de 200 países diferentes. 

Destes, 3 milhões são negócios que possuem uma página de empresa. Outro número divulgado pelo próprio LinkedIn mostra que novos perfis de profissionais são criados a cada 2 segundos, mostrando como é veloz o número de adesões e como a rede vem crescendo no decorrer do tempo.

Ainda de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 71% dos brasileiros acessam a rede social pelo menos uma vez por semana, sendo que desses, 36% entram na plataforma pelo menos uma vez por dia. Nesse sentido, além do volume de usuários que se conectam por lá, vemos que a rede é expressiva no uso.

Por ser uma rede social profissional, 61% usam o LinkedIn frequentemente para procurar emprego. Ainda assim, essa não é a única proposta da plataforma. Mais da metade dos entrevistados (51%) utiliza o LinkedIn para acompanhar artigos de interesse.

Além disso, 75% consideram a rede um bom lugar para se fazer networking, enquanto 65% acham os conteúdos relevantes para o crescimento profissional. O usuário de LinkedIn.

Portanto, está bastante aberto a se relacionar com marcas pela rede e para as empresas é um ótimo canal para criar engajamento da marca.

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As principais funcionalidades do Linkedin para empresas

Para fazer bom uso da rede social, é importante que você entenda também quais são suas funcionalidades. As opções são diferenciadas — basta entender como elas funcionam e para que servem. Entenda melhor abaixo.

Company page

São os perfis empresariais. Sua relevância é permitir a construção de uma audiência, que contribui para a alavancagem de uma nova mensagem.

O ideal é manter sempre atualizada, com a publicação de posts, e-books e materiais ricos. Essa é uma boa maneira de manter o engajamento e a interação.

Showcase pages

São as subpáginas do perfil corporativo. Permitem apresentar os produtos ou serviços de maior destaque. Elas ainda servem para apresentar informações sobre determinada solução, o que ajuda os usuários a encontrarem as respostas de que precisam.

Grupos

São locais virtuais em que pessoas com interesses comuns se reúnem e debatem temas específicos com mais profundidade.

Para empresas é um ótimo canal para gerar engajamento e proximidade com possíveis clientes ou até um canal de comunicação com os próprios colaboradores.

Entretanto, no caso do LinkedIn para empresas, é preciso designar um representante para fazer a intermediação. Geralmente alguém do time de marketing fica responsável por isso.

LinkedIn Pulse

Na rede social, tanto para uso pessoal quanto corporativo, é possível realizar fazer publicação de posts em diversos formatos, como vídeos ou imagens. 

Entretanto, caso você queira divulgar um artigo da sua empresa, a função Pulse é a mais indicada, pois permite a publicação de artigos mais aprofundados e longos sobre determinado assunto do mercado. 

Neste caso, é bem importante que o artigo tenha sido escrito por um profissional e a gestão desses posts também é feita geralmente pelo time de marketing da empresa.

LinkedIn Ads

Você pode patrocinar atualizações da sua página empresarial ou criar formatos diferentes, como displays que aparecem no canto das páginas do site, por exemplo. 

Por lá, você pode inclusive patrocinar vagas de emprego e impulsioná-las como um anúncio.

A vantagem de fazer anúncios na plataforma é sem dúvidas a grande possibilidade de segmentação, que aumenta as chances de alcançar as pessoas certas.

Por ser voltada ao meio profissional, a rede permite segmentar anúncios por diversos aspectos das empresas onde os profissionais trabalham, como, por exemplo, número de funcionários, setor de atuação e localização.

Além disso, os dados pessoais também são importantes. Idade do público, local onde moram, nível de experiência e cargo profissional são algumas das segmentações possíveis também.

O valor para criar campanhas de anúncios no LinkedIn é um pouco mais alto do que no Facebook. Considerando a possibilidade de segmentações e direcionamentos do seu anúncio. Entretanto, não considere caro investir em anúncios na plataforma. Com o direcionamento certo, o potencial de alcançar leads qualificados é bastante alto.

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Vantagens de usar o LinkedIn para empresas

Criar uma página no LinkedIn para empresas pode ser muito bom para o seu negócio pelas seguintes razões:

Otimização de alcance

Se a sua intenção é lidar diretamente com grandes clientes ou buscar talentos para seu negócio, o LinkedIn é o melhor canal à sua disposição. Ele integra diversas informações profissionais dos usuários, desde seu histórico profissional até cursos e recomendações. 

Também inclui vários dados sobre atividades de empresas, seus valores, entre outros. Ter acesso a esse tipo de informação te ajudará a otimizar o alcance de qualquer ação, seja para marketing, parcerias ou recrutamento.

Excelente para trabalhar B2B

As relações entre empresas, ou “B2B”, como também são chamadas, são cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios. Como é cada vez mais difícil construir setores suficientemente especializados, há mais ênfase em parcerias para otimizar o trabalho em todos os negócios. 

E como há outros negócios utilizando o LinkedIn para empresas com a mesma intenção, será bem mais fácil conseguir os parceiros que você precisa.

Fácil de mensurar seu desempenho

O LinkedIn também oferece diversas ferramentas para que você acompanhe os resultados de suas campanhas com mais facilidade ou encontre o público que precisa mais rapidamente. 

Com base em critérios já quantificados, como idade, seguimento de atuação, localidade, entre outros, você pode filtrar a base de usuários da rede social e buscar apenas aqueles que são mais relevantes para você.

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8 passos para criar uma página de LinkedIn para empresas

Criar uma página de LinkedIn para empresas é mais simples do que você imagina. Basta ter todos os dados da empresa, imagens de perfil e capa da página. Siga os passos abaixo:

1º Passo: Crie a página 

No menu superior do LinkedIn, na opção “Soluções” ao final do menu tem a opção “Crie uma LinkedIn Page”.

2º Passo: Defina o tamanho e tipo de empresa

O LinkedIn oferece quatro opções de tipo de empresa para que você selecione a que mais se encaixa com o perfil da sua:

  • Pequena empresa: Menos de 200 funcionários;
  • Média e Grande empresa: Mais de 200 funcionários;
  • Showcase Page: Páginas secundárias associadas a uma página existente;
  • Instituição de Ensino: Escolas, faculdades e universidades.

3º Passo: Forneça os dados da empresa

Em seguida, você deverá preencher os campos com o nome da empresa e o e-mail, que é importante para confirmar a sua página. 

Você também pode escolher o nome que aparecerá na URL, entretanto o nome não pode conter acentos e siglas.

4º Passo: Descreva a empresa

O próximo passo é descrever sua empresa. O campo para descrição possui limite de 2 mil caracteres e nele você pode colocar a missão, valores, visão, serviços. O que achar importante destacar.

Você também pode fazer a descrição em outros idiomas e depois pode escolher o idioma principal. Assim, empresas e profissionais internacionais poderão ter acesso à sua página e as informações da empresa.

5º Passo: Insira as informações sobre a empresa

Após a descrição, você preencherá os campos seguintes com as informações da empresa:

  • Ano de fundação do empreendimento;
  • Tamanho da empresa;
  • Tipo;
  • Site;
  • Endereço;
  • Status.

6º Passo: Defina quem serão os administradores da conta

Em seguida, você pode selecionar até 10 perfis no LinkedIn que poderão administrar a página.

É muito importante selecionar pessoas de confiança para que você não perca as informações ou tenha problemas de divulgação de informação confidencial na página da empresa, por exemplo.

Geralmente as páginas das de LinkedIn para empresas são administradas pelo RH e pelo time de comunicação.

7º Passo: Faça upload das imagens da empresa

Agora, para que a sua página no LinkedIn tenha boa visibilidade, você pode fazer o upload da logomarca para colocar no perfil e também uma imagem para a capa da sua página.

A imagem de perfil deve ser no formato JPEG no tamanho 400×400. Já para a capa, a foto deve ter o mesmo formato, mas o tamanho deve ser 1536×768.

8º Passo: Selecione as palavras-chave da empresa

O último passo é determinar as palavras-chave que estão associadas ao seu negócio.

Essa seleção é importante para quando um usuário realizar uma busca com as palavras chaves que você selecionou, através da rede social a página da sua empresa apareça nos resultados.

Como usar o LinkedIn empresas

Agora que você já seguiu todos os passos acima e criou a página da sua empresa no LinkedIn, é importante que entenda como usá-la e o que postar:

Produza conteúdos relevantes para seu público

Lembre-se que é uma página no LinkedIn para empresas, por isso os conteúdos e a comunicação devem ser condizentes com a sua marca e também com seu público.

Busque sempre tratar sobre temas relacionados ao mercado de atuação da sua empresa, mesmo que em alguns momento isso envolve replicar notícias.

Além disso, se preocupe em compartilhar conteúdos que atendam às dores do seu público, com conteúdos que ofereçam inovação ou soluções para esses problemas.

Divulgue vagas e novas contratações

A rede social também permite que você encontre novos talentos, o que atrai mais usuários. Mas além disso, divulgar vagas pode indicar que sua equipe está aumentando, o que aumenta e ajuda na força e visibilidade da sua marca.

Para as novas contratações, se você for o tipo de empresa que recebe os novos colaboradores com kits e outros mimos, vale a pena divulgar na rede social. Pois isso diz muito sobre a sua preocupação com seus colaboradores.

Invista em publicações interativas, persuasivas e hashtags

Invista em títulos que instiguem o leitor a clicar no seu artigo.Afinal, além das imagens, eles contam como fator decisivo no convencimento do usuário.

Por fim, as hashtags são formas de os clientes encontrarem os seus conteúdos mais rapidamente, gerar engajamento qualificado e atrair novos leads.

Como utilizar o LinkedIn para empresas na sua estratégia de Marketing

Outra forma de utilizar o LinkedIn para empresas é na sua estratégia de marketing. Além de uma rede social para conectar pessoas, ela também pode ser uma vitrine e ferramenta para geração de leads e engajamento.

Algumas das vantagens que você pode alcançar utilizando o LinkedIn em sua estratégia de marketing, estão:

  • Alcançar um grande número de pessoas;
  • Divulgar seus produtos e serviços para pessoas que realmente têm interesse;
  • Aumentar sua visibilidade – tanto no próprio LinkedIn quanto em mecanismos de busca como o Google;
  • Prospectar perfis para participar de processos seletivos e, dessa forma, descobrir novos talentos;
  • Estabelecer-se como autoridade no seu segmento produzindo conteúdo relevante para o seu público;
  • Geração de leads.

Mas mais importante do que tudo que falamos acima, como você pode utilizar isso na prática é o que vamos ensinar abaixo:

Customize a URL

Uma possibilidade do LinkedIn para perfis corporativos é personalizar os links, a fim de facilitar a busca dos usuários pelo seu perfil profissional. 

Para isso, clique no ícone de configurações ao lado da URL disponibilizada pelo LinkedIn, que fica próximo ao avatar. Como sua página é empresarial, ainda é necessário solicitar a alteração no suporte da rede social.

Use uma boa imagem de perfil e capa

O LinkedIn é uma rede social corporativa, mas as imagens são muito bem-vindas. Investir em uma boa figura de perfil e capa é uma alternativa para mostrar a personalidade da sua marca e reforçar sua identidade visual. Escolha opções de alta qualidade, para evitar inconsistências na sua conta empresarial.

Utilize palavras-chave ideais para seu perfil

As palavras-chave devem ser condizentes com o negócio para facilitar a busca dos usuários pela sua marca. 

Essa é uma forma de otimizar o perfil e configurá-lo para ser encontrado em pesquisas específicas, que contem com termos relevantes. Assim, há mais chance de aumentar a visibilidade da marca.

Crie um conteúdo específico para seu público

A identificação das personas também é importante na hora de saber como usar o LinkedIn para empresas. 

Veja quais conteúdos são considerados mais relevantes e úteis e crie ou compartilhe textos que agregam valor. Perceba que nem sempre a autoria precisa ser da sua empresa. O importante é oferecer uma discussão interessante e dar crédito ao autor responsável pelo conteúdo.

Mantenha-se ativo em grupos

A participação nos grupos é impedida para perfis empresariais, mas é possível ter um representante. Vale a pena mapear os mais significativos para o público-alvo da sua empresa e contribuir com as discussões. Os mais populares geram mais visibilidade e ficam no topo da página.

Nos grupos, você também pode compartilhar conteúdos do seu blog, caso sua empresa tenha, desde que seja feito de forma contextualizada. Aos poucos, você fortalece sua marca como referência no mercado.

Mantenha a disciplina, a consistência e o engajamento

Como em qualquer ação de Marketing Digital, formar uma audiência envolve não só produção de conteúdo de qualidade, como manter a consistência e a frequência das publicações. 

Veja algumas estratégias que podem ser aplicadas para ajudar nos seus resultados:

  • Defina alguém da equipe como responsável pelas atualizações da Página e que possa coordenar os conteúdos que serão postados, além de analisar se esses conteúdos possuem uma performance dentro das metas da empresa para esse canal;
  • Dependendo da gama de produtos e serviços que a empresa possui, é interessante dividir a página em abas e, se for possível, delegar responsabilidades para cada área específica. Desta forma, o processo de gerenciamento fica mais dinâmico e permite também diversificação de conteúdo com mais agilidade;
  • Mantenha a equipe sempre engajada, seja no compartilhamento de conteúdos postados na Página de Empresa, ou com conteúdos postados em grupos. Como o sucesso na rede gira em torno de conteúdo de qualidade e recomendações, a cada profissional de sua empresa que compartilha uma publicação, o seu poder de alcance será ainda maior.

Aumente seu alcance por meio de outras redes

Nada tem impacto mais imediato no comportamento das pessoas quanto às recomendações de amigos de confiança, familiares e colegas de trabalho. 

Ao postar um conteúdo na sua Página de Empresa, seus seguidores têm a possibilidade de ir além de comentar e compartilhar com sua rede de primeiro grau. Se gostarem do conteúdo, é possível que eles recomendem também em outras redes, ampliando o alcance do seu material. 

Ou seja, uma oportunidade extra para trazer mais membros para sua página e convertê-los em seguidores.

Mas, como atrair mais seguidores para sua página? Aqui estão algumas ideias:

  • Use os plugins sociais do LinkedIn – Estes plugins são botões que indicam que você é um membro ativo dentro da rede do LinkedIn. Existem duas opções: uma de compartilhamento de conteúdo e outra que permite que seus visitantes sigam a sua página. A dica é adicionar esses plugins ao seu site, blog, post e campanhas de Email Marketing – para assim atrair mais seguidores e impulsionar seu conteúdo.
  • Convide – Aproveite para convidar os contatos que você possui em outras redes, como Twitter e Facebook: chame as pessoas para visitarem sua página e passarem a segui-la. Outra opção é aproveitar o envio de uma campanha de Email Marketing para sua base de contatos, incluindo um breve texto convidando o leitor a visitá-la.

Outra possibilidade é usar o seu perfil pessoal para encontrar clientes e prospects e mandar uma mensagem a eles, convidando-os a acessar e curtir a página – o LinkedIn permite até 50 destinatários por mensagem, o que otimiza o tempo e facilita o processo para gerar engajamento.

Faça uma conta premium

Com uma conta premium você poderá usar o LinkedIn de forma ainda mais estratégica e profissional. Isso porque, com ela, você pode usar mecanismos de busca mais específicos e avançados, pode enviar InMails para qualquer pessoa e ainda deixa o seu perfil no topo das buscas.

Ver quem visita o seu perfil pessoal e/ou profissional, e ainda conferir como tais pessoas lhe encontraram, são também algumas funcionalidades que só a conta premium poderá lhe garantir, o que permite que você torne o seu perfil cada vez mais visitado e popular.

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Conclusão

Como você pode ver, o LinkedIn para empresas é mais do que uma rede de contatos empresariais, ela pode ser um canal para comunicação, networking, divulgação, para novos negócios e marketing.

Como qualquer outra rede social, para estabelecer uma presença significativa leva tempo e não vai acontecer de forma imediata. Mas os resultados são ótimos, pois o LinkedIn possui uma audiência bastante qualificada principalmente para empresas B2B.

Com todas essas vantagens, o LinkedIn para empresas pode ser uma ferramenta para agregar no seus negócios e fortalecer sua marca perante ao mercado.

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O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!



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