pagamento de consórcio

O que acontece se parar de pagar o consórcio? Entenda as consequências

2 set 2024
4min de leitura

O consórcio é uma modalidade que permite pagamentos a longo prazo em parcelas mais atrativas do que outras opções de crédito. Mesmo assim, algumas pessoas podem ter dificuldade de se comprometer financeiramente ou até mesmo desistir no meio do contrato.

Mas você sabe o que acontece se parar de pagar o consórcio? Neste post, explicamos as principais dúvidas a respeito do assunto e apresentamos as consequências dos atrasos nas parcelas na sua situação financeira. Boa leitura!

Parei de pagar, e agora?

O atraso no pagamento das parcelas do consórcio pode acontecer em cenários variados e gerar diferentes penalidades. Seja por desistência, cancelamento, abandono ou após a contemplação, é importante conhecer as consequências de acumular pendências no serviço.

Por isso, separamos as 5 principais penalidades para quem deixa de pagar as mensalidades, confira:

1. Você sofrerá com a perda de direitos no grupo

A resposta imediata à interrupção de pagamentos de um membro não contemplado é a perda da posição ativa no grupo do consórcio. Isso significa que você não poderá mais receber a carta de crédito nem ofertar lances.

Em alguns casos, a sua participação nos sorteios contará apenas para recuperar o valor investido no fundo comum até então. Consulte o contrato e as cláusulas do acordo com a administradora responsável para ficar por dentro dos critérios.

2. Terá que pagar taxas e multas

Você também terá que arcar com juros de mora de 1% ao mês, além de multas de 2% sobre as parcelas em atraso e taxas extras. Os contratos ainda podem apresentar valores mais exatos e os procedimentos específicos para a recuperação dos valores investidos.

Se você cancelar o consórcio, poderá ter 20% do valor investido retido para o pagamento de taxas e bancar cerca de 10% em multa de cancelamento. No final, “o barato sai caro” e a perda financeira pode ser grande.

3. Terá a sua cota cancelada

Ao deixar de pagar 3 parcelas do seu consórcio, existe o risco de ter a sua cota cancelada. Além de perder a sua participação nos sorteios, o cancelamento leva à sua exclusão do grupo.

Quando você atrasa o pagamento das mensalidades, não contribui mais para o fundo comum do grupo, o que gera impacto nas contemplações e lances do consórcio.

4. Estará impedido de usar o valor da carta de crédito

Outro cenário possível é em relação aos participantes contemplados que pararam de pagar as parcelas do consórcio. Nesse caso, você perde a sua carta de crédito e não pode usar o valor para adquirir o bem. Se a quantia já foi utilizada, as garantias fornecidas à administradora na hora de fechar o contrato podem ser executadas.

5. Sofrerá com o impacto negativo no seu score de crédito

A inadimplência no consórcio pode impactar no seu score de crédito. Isso porque o seu comportamento como participante não pagador está vinculado a uma credora regulada pelo Banco Central e reflete a sua dificuldade em cumprir com compromissos financeiros.

As instituições financeiras e outras administradoras consultam os serviços de proteção ao crédito antes de aprovar financiamentos, empréstimos e outros produtos aos clientes. Recuperar a boa pontuação leva tempo e pode exigir a mudança de hábitos financeiros para manter o cadastro positivo.

Os riscos de parar de pagar um consórcio são grandes e geram prejuízos significativos no orçamento e na conquista de objetivos. Planeje-se, organize as suas finanças e encontre maneiras de evitar o atraso nos pagamentos.

É possível resgatar o dinheiro investido no consórcio?

Quando você desiste do consórcio, há chances de recuperar parte do valor investido no serviço. Mas ele será minado por taxas e multas relacionadas ao cancelamento de contrato.

Geralmente, o recebimento do crédito disponível ocorre apenas com a finalização do grupo, no prazo estipulado no momento da contratação. Para quem deseja receber o valor com mais agilidade, há a possibilidade de vender a sua cota ativa para outra pessoa interessada no serviço e consultar a administradora sobre os procedimentos internos para reaver o montante investido até então.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Parar de pagar o consórcio deixa o nome sujo?

Como a inadimplência no consórcio impacta negativamente no seu score de crédito, existe o risco de você ficar negativado. Para limpar o nome, é preciso se livrar das dívidas e rever hábitos que comprometem o seu orçamento.

É um procedimento que leva tempo e exige dedicação, além de organização financeira para reverter a situação. Com dívidas pendentes nos órgãos de proteção ao crédito, você terá mais dificuldade em conseguir um empréstimo e até mesmo participar de consórcios futuros.

Os serviços bancários precisam da aprovação na análise de crédito para liberar o valor que deseja contratar. Se você acumula dívidas e não consegue cumprir com as suas responsabilidades, não será bem aceito pelas instituições.

Aqui no blog da CashMe, você encontra as melhores orientações para negociar as suas dívidas e conseguir as condições ideais para realizar os seus sonhos. Aprenda com a gente a criar um planejamento, priorizar as pendências mais urgentes e construir uma reserva de emergência para acionar em caso de imprevistos.

Conte com a gente para explorar outros conteúdos relacionados o tema e aumentar as suas chances de contemplação. Aqui na CashMe, você encontra o plano de consórcio ideal para você e seus objetivos. São opções de cartas de créditos em valores entre 7 mil a 1 milhão de reais, venha conferir!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade