A averbação de empréstimo está relacionada ao processo de análise e aprovação do contrato solicitado, e é uma etapa importante do processo de liberação de crédito. Apesar de ser um procedimento comum, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o seu funcionamento e o tempo que demora para ele acontecer.
Para entender melhor o que significa averbação de empréstimo e responder os principais questionamentos sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo para você saber tudo o que precisa. Continue a leitura e confira!
O que é averbação de empréstimo?
A averbação de empréstimo consignado, por exemplo, acontece quando a liberação do crédito e a conclusão do processo são autorizadas. Essa autorização é dada pelo órgão responsável pela sua renda, como o INSS, no caso do empréstimo consignado. Essa autorização é dada pelo órgão responsável pela sua renda, como o INSS.
Quando isso acontece, é reservado o valor referente ao pagamento das parcelas mensais para que elas sejam pagas automaticamente via desconto na folha.
Por isso, o processo de averbação é fundamental para garantir que o contratante do empréstimo tenha condições financeiras para pagar a sua dívida. Caso tudo esteja correto, é dado andamento na transação e ocorre a liberação do crédito.
Assim que o contrato for averbado e a análise de crédito for concluída, a próxima etapa é o depósito do dinheiro emprestado para quem o contratou.
Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?
Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.
Como funciona a averbação de empréstimo?
Por ser uma etapa de análise e aprovação do contrato, a averbação é muito importante para garantir que todas as informações estejam corretas e o contratante tenha condições de pagar pelo empréstimo consignado depois, ou seja, tenha uma margem consignável disponível.
Nesse momento, todas as condições de pagamento são analisadas entre a instituição financeira e o órgão responsável pela sua renda. Atualmente, esse procedimento é feito de forma online e costuma ser rápido.
Assim que a autorização for cedida pelo órgão responsável, o contrato é averbado e o processo segue para a sua última etapa, que é a liberação do crédito.
Quanto tempo demora a averbação do empréstimo?
Com o avanço da tecnologia e a digitalização de todo o processo, a averbação de empréstimo que antes demorava alguns dias úteis, hoje é feita em até 24 horas.
Geralmente, um dia útil é o prazo máximo para a averbação, mas em alguns casos é possível que o resultado da análise de crédito saia logo após a assinatura do contrato.
Existem alguns fatores que podem levar a uma demora maior na realização do processo, como a maciça, que é o processamento da folha de pagamento dos beneficiários do INSS e que dura cinco dias. Durante esse período, todas as averbações são suspensas.
Veja também: Por que as políticas de crédito são importantes?
Quem faz a averbação do empréstimo?
A averbação do empréstimo consignado é realizada pelo órgão responsável pela renda do contratante. No caso de aposentados, pensionistas e outros beneficiários, o INSS é quem cuida do processo.
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Depois da averbação, quanto tempo demora para receber?
Após o seu contrato ser averbado, o processo para a liberação e recebimento do dinheiro emprestado pode demorar algumas horas dependendo da instituição financeira, mas isso pode variar entre as empresas.
Para a sua segurança, o dinheiro é depositado na mesma conta onde é recebido o benefício do INSS ou outro órgão responsável, evitando problemas durante a transação.
Como saber se meu empréstimo foi averbado?
Você pode verificar a situação do seu empréstimo entrando em contato com a instituição financeira contratada ou, caso você seja beneficiário do INSS, é possível consultar a averbação dele pelo portal Meu INSS.
Você pode acessá-lo pelo site via navegador ou no aplicativo mobile disponível nas principais lojas de aplicativos. Assim que acessar é só clicar na opção de “Agendamentos/Requerimentos”.
O que fazer se o meu empréstimo não averbar?
Caso o seu empréstimo não seja averbado, será necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo processo para saber o que aconteceu.
Muitas vezes isso pode ocorrer por conta de informações cadastrais incorretas ou um comprometimento da renda acima do valor aceito como margem consignável.
Depois de entender o que aconteceu com o seu empréstimo, você pode atualizar os seus dados e resolver a situação. Em alguns casos, talvez seja necessário reenviar o cadastro.
Crédito maior, juros menores!
Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!
É possível acelerar a averbação de um empréstimo?
Uma das melhores formas de acelerar o processo de averbação é evitando contratar um empréstimo no período de maciça. Durante essa fase, todas as averbações são pausadas.
Isso dura cinco dias e segue um calendário divulgado pelo INSS todos os anos. Por isso, é importante consultar as datas para evitar a contratação durante os períodos.
Outra dica importante é deixar sempre o seu extrato de consignado com dados atualizados. Isso evita que o seu empréstimo seja desaverbado e garante mais agilidade no procedimento de análise.
Agora que você sabe o que é a averbação de um empréstimo e como ela funciona na prática, fica mais fácil evitar problemas durante a solicitação dessa modalidade de crédito, não é? Ele é uma ótima opção para os beneficiários do INSS e outros órgãos.
Aproveite e tire suas dúvidas sobre as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado aqui em nosso blog! Assim, você terá todas as informações que precisa na hora de escolher a melhor opção para o seu caso.
Foi ótimo tirou minhas dúvidas
Muito bom fiquei bem informado
Muito bem fiquei infomada