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Precificação: conheça as principais estratégias para o preço ideal

28 dez 2024
5min de leitura

Para estipular a precificação ideal de suas mercadorias ou serviços, é preciso saber quais são os custos, a margem de lucro, todos os impostos que deverão ser pagos e muito mais. Dessa forma, você consegue manter a saúde financeira do seu negócio e garantir o lucro para sua empresa e para os investidores.

Para te auxiliar, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e entenda como precificar os valores ideais.

O que é precificação?

A precificação é uma estratégia usada para determinar o preço de produtos ou serviços, visando garantir o retorno financeiro à empresa e aos investidores, além de manter a competitividade do negócio. Dessa forma, a organização consegue maximizar o faturamento de forma rápida.

Para estipular uma precificação eficiente, é preciso considerar diversos fatores, como o custo da matéria-prima, a demanda de mercado, os custos de produção, a margem de lucro e mais. Assim, é possível fazer projeções financeiras e antecipar os resultados de suas estratégias.

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Qual é o objetivo da precificação?

O objetivo da precificação é equilibrar diversos fatores, como cobrir todos os custos com a entrega dos serviços e produtos, garantir a lucratividade e ser um preço atrativo para os clientes. Além disso, a competitividade de mercado também é um fator importante para não cobrar muito acima ou abaixo dos seus concorrentes.

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Principais estratégias de precificação

Existem algumas estratégias financeiras que você pode considerar para encontrar a precificação correta dos serviços prestados ou das mercadorias vendidas.

1. Calcule o custo por produto ou serviço

Considere os valores gastos para adquirir o produto ou para produzi-lo: matéria-prima, tempo de produção, mão de obra, logística e mais. Para precificar serviços, calcule o tempo médio que será investido para cada atividade e o valor correspondente que cubra todos os custos e gere uma porcentagem de lucro. Assim, você consegue entender o quanto precisa de investimentos para sua empresa.

2. Contabilize os custos variáveis e custos fixos

Os custos fixos e variáveis precisam ser considerados ao fazer a precificação de produtos e serviços. Ao fazer o levantamento desses valores, inclua-os nos valores que serão cobrados.

  • Custos fixos: são os valores constantes, como aluguéis, contas de luz, água, internet, salários e mais;
  • Custos variáveis: são os custos que podem ser alterados conforme a demanda de produção, como a matéria-prima, frete, comissão de vendas, entre outros.

3. Defina a margem de lucro

A margem de lucro corresponde à porcentagem do valor de cada venda, ou seja, ela demonstra se a empresa está conseguindo cobrir todos os custos, inclusive do fluxo de caixa e garantir a lucratividade esperada. Na prática, a margem de lucro indica a saúde financeira do negócio.

4. Entenda a diferença entre markup e a margem de lucro

Entender a diferença dos termos resulta em uma precificação mais simples e certeira:

  • Markup: é o percentual de acréscimo baseado no custo, ou seja, o quanto você adiciona ao custo;
  • Margem de lucro: é o quanto você ganha em relação ao que vende, baseado no preço da venda.

5. Estude o mercado no seu nicho

Estudar o mercado do seu nicho é uma das formas de garantir uma precificação justa e competitiva. Por isso, analise os seus concorrentes e entenda o quanto eles vendem e por qual valor. No entanto, ao fazer a pesquisa de mercado, caso você verifique que o produto que deseja comercializar não é o mais adequado para venda, procure equilibrar a margem de lucro com outros produtos.

Quais fatores influenciam na precificação?

A precificação estabelecida precisa considerar diversos fatores para que cubra os custos, obtenha lucro e seja competitiva. Conheça os principais fatores:

Custo da matéria-prima

O primeiro custo que deve ser considerado é a matéria-prima, isso porque, sem o insumo necessário, você não tem o que produzir ou comercializar. Além disso, a matéria-prima é considerada como despesa variável, então pode ser mais barata ou mais cara conforme o mercado. Por isso, faça uma média dos últimos 6 meses para saber o quanto irá gastar para sua aquisição.

Negociar valores com fornecedores e clientes

Negociar preços com os fornecedores faz parte de todas as empresas, para conquistar melhores condições de pagamento e descontos. Para os clientes, é preciso acordar um preço atrativo e oferecer parcelamentos, além de outros benefícios, como frete grátis, descontos para pagamento à vista e mais.

Confira também: Captação de recursos: o que é, como fazer, tipos diferentes e mais

Regime tributário

Os impostos devem ser pagos obrigatoriamente, por isso inclua todos eles no preço final das mercadorias ou serviços para obter o lucro suficiente e manter a conformidade fiscal da sua empresa. O regime tributário pode variar conforme a legislação municipal, estadual ou federal.

Mudanças no processo de logística

Outra despesa variável importante a ser considerada é o valor do processo logístico. As mudanças de preços com despesas de transporte influenciam diretamente na margem de lucro, por isso, encontre um equilíbrio para manter um preço competitivo de mercado.

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Quais são os erros mais comuns ao precificar um produto ou serviço

Como vimos, saber fazer a precificação do seu produto ou serviço é essencial para o sucesso do seu negócio. Por isso, é preciso considerar todos os fatores, como o custo da matéria-prima, a margem de lucro, a competitividade de mercado e mais. Conheça os erros mais comuns ao fazer a precificação:

  1. Não considerar todos os custos: caso não considere todos os custos, provavelmente ficará sem capital de giro e não cobrirá as despesas necessárias para manter o funcionamento do seu negócio;
  2. Basear a precificação apenas pelos valores da concorrência: cada empresa possui suas próprias estratégias, por isso, considere os valores, mas saiba qual é a realidade do seu negócio;
  3. Não fazer ajustes de preço ao longo do tempo: os custos e as condições de mercado mudam constantemente. Por isso, não ajustar os valores pode levar a perdas de lucro ou a preços não competitivos;
  4. Não considerar o valor percebido pelo cliente: é preciso entender o valor que seu público-alvo está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.

Para entender mais estratégias de negócio e otimizar os lucros da sua empresa, continue aqui no blog da CashMe e aprenda o que é giro de estoque e como calcular. Até lá!

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