Realizar o sonho da casa ou do apartamento próprio é a vontade de grande parcela da população. Ainda mais quando essa conquista é o seu primeiro imóvel e você se encontra em um mundo completamente novo e burocrático.
Para facilitar o seu processo, preparamos um guia com tudo necessário para você fechar um negócio seguro, transparente e que não vai prejudicar o seu orçamento. Boa leitura!
Como funciona a compra do primeiro imóvel?
A compra do seu primeiro imóvel envolve uma série de procedimentos que vão desde a organização financeira até a documentação de transferência de posse. Para essa conquista, é fundamental se planejar bem, pesquisar e estar a par do que é preciso para regularizar o seu imóvel.
De maneira geral, o que você deve ter em mente são as seguintes etapas:
Pré-compra
- Organização das finanças domésticas;
- Levantamento dos critérios de compra;
- Definição do orçamento disponível para a compra;
- Pesquisa e visita aos imóveis;
- Verificação da documentação do imóvel.
Negociação e compra
- Emissão da proposta do imóvel;
- Documentação;
- Contrato de compra e venda;
- Efetivação da escritura do imóvel;
- Registro do imóvel.
Financiamento imobiliário é bom?
Para quem já sabe qual é a imóvel dos sonhos, é uma opção incrível! Além de não ter limite de participantes para compor renda, nosso Financiamento Imobiliário atende Pessoa Física e Jurídica!
Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:
Passo a passo para comprar seu primeiro imóvel
Para você compreender de fato quais são os principais passos para comprar o seu primeiro imóvel, detalhamos os processos nos quais precisará passar para adquirir o seu bem:
1. Planeje o seu orçamento
A primeira etapa para a compra de algo de alto valor é compreender o seu orçamento e organizar as suas finanças. Dessa forma, você tem um entendimento mais preciso e detalhado do que será possível bancar, considerando documentos, contas e burocracias envolvidas.
Estudar os seus gastos e entrada de renda é fundamental para identificar o momento ideal para adquirir o seu imóvel, além de traçar estratégias para economizar mais.
2. Descubra qual é o seu imóvel ideal
A avaliação dos critérios para escolher o imóvel ideal deve considerar tudo o que será necessário para suprir as suas necessidades, atividades e rotina como um todo. Liste o que você considera importante, como localização, espaço disponível, área verde, área de lazer, vizinhança, entre outros fatores.
Considere também o autoconhecimento, entenda as suas vantagens e elenque o que você mais gostou ou não nas experiências anteriores.
3. Avalie as formas de pagamento
Após compreender a sua realidade financeira e definir um orçamento, você precisa conhecer as opções de pagamento do imóvel, se será à vista ou financiada. A compra à vista costuma ser mais simples do que a financiada. No entanto, se na organização financeira você percebeu que não existe a possibilidade de compra à vista, então considere o financiamento ou até mesmo o consórcio de imóveis.
Contudo, as parcelas do financiamento precisam caber no seu bolso e comprometer até 30% do orçamento familiar bruto. As entradas, por sua vez, variam de 10% a 20%, dependendo da condição da propriedade.
4. Pesquise e visite mais de um imóvel para decidir
A sua etapa de pesquisa pelo primeiro imóvel deve passar pela visita em sites especializados ou imobiliárias na cidade desejada. Essa primeira filtragem permite selecionar as opções que se enquadram no seu interesse e orçamento.
Em seguida, entre em contato com um consultor ou proprietário do imóvel e visite quantos conseguir para prestar atenção em todos os detalhes. Faça uma lista dos que mais gostou e avalie a possibilidade de fazer uma proposta.
5. Verifique a documentação do imóvel
Antes de fechar qualquer negócio, é fundamental que você verifique a regularização do imóvel. Nessa etapa, você pode contar com um advogado especialista em direito imobiliário.
Verifique se a propriedade está dentro das regularidades, se possui dívidas ou pendências jurídicas. Analise também a documentação do vendedor, como certidão emitida pela justiça estadual ou federal e identificações da imobiliária ou proprietário (RG, CPF, CNPJ, CRECI).
6. Formalize o contrato de compra e venda
Caso a sua proposta seja aceita e a documentação necessária enviada para garantir a transparência e segurança do procedimento, é preciso formalizar o acordo com um contrato de compra e venda. O documento é o que define as regras da sua negociação, incluindo valores, prazos, finalidade do imóvel, formas de pagamento, entre outros detalhes.
7. Efetive a escritura e o registro do imóvel
Para realizar o processo de transferência de posse da propriedade, é fundamental emitir a escritura e o registro do imóvel, arquivos que comprovam a compra. Nessa etapa, você transporta a transação do âmbito privado para o público, oficializando a negociação.
Em caso de financiamentos, o registro só é feito quando você quita o saldo final. Até lá, a titularidade do bem permanece no nome do proprietário anterior. Aqui na CashMe, você entende quais fatores impedem o registro do imóvel e se precaver para evitar irregularidades.
Chegou a sua vez de investir em um imóvel!
Com o Financiamento Imobiliário da CashMe, você compra o imóvel com condições personalizadas para o seu momento financeiro. É mais fácil aqui, porque é tudo feito para impulsionar suas conquistas.
Quais são as principais opções de financiamento imobiliário?
Agora você conhece as etapas que devem ser seguidas para comprar o seu primeiro imóvel, mas conhece as principais formas de financiamento imobiliário? As opções e condições de crédito não são as mesmas para todos os clientes, entenda as diferenças entre as modalidades:
- Sistema de Financiamento de Habitação (SFH): programa criado na década de 60, estipula taxas de juros máximas de 12% ao ano para o financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão, destinado para famílias de baixa renda;
- Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI): sistema sem teto máximo no valor do imóvel, com opções disponíveis para pessoas físicas e jurídicas. Esse modelo dispensa a limitação da comprovação de renda e conta com longos prazos para quitar o pagamento.
A compra do seu primeiro imóvel demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para tomar a decisão que mais se aproxima ao seu sonho, sem comprometer o orçamento. Conte com a gente para entender os critérios essenciais para financiar um imóvel com segurança.
Aqui em nosso site, você pode fazer uma simulação de financiamento imobiliário SFI e explorar opções de planos com até 240 meses para pagar! Com os nossos consultores, você pode encontrar as melhores condições para realizar os seus sonhos com a CashMe!