homem mostrando gráficos

Real estate: o que é, como funciona e como gerar receita

27 out 2023
4min de leitura

O real estate é um termo que vem se popularizando no Brasil e está diretamente relacionado ao mercado imobiliário e seus diversos segmentos, como construção, compra e venda e investimentos no setor.

Para quem deseja trabalhar com imóveis, é essencial aprender tudo sobre o real estate e entender como gerar lucro com imóveis. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.

Real estate, o que significa?

O termo “real estate” vem do inglês e significa “propriedade real”. Na prática, está relacionado ao mercado imobiliário de forma ampla, geralmente em investimentos, lucros e formas de gerar renda nesse segmento.

Nos Estados Unidos, o termo é utilizado para bens físicos, como terrenos e casas. Portanto, investimentos em fundos imobiliários não são contabilizados. No Brasil, no entanto, não há essa distinção, abrangendo ações e ativos imobiliários.

Entenda por que investir em imóveis é uma boa opção de investimentos.

Como funciona o real estate?

O real estate funciona como um mercado em que as propriedades físicas são vendidas, compradas ou alugadas. Alguns exemplos são: construção de novos imóveis, compra e venda de imóveis residenciais, investimentos imobiliários como o FIIs, aluguéis, Airbnb e mais.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Formas de lucrar com o real estate

Existem algumas formas de ganho para quem trabalha com o mercado imobiliário, como investidores, profissionais de construção civil, incorporadoras, corretoras de imóveis e mais. Confira abaixo as principais formas de lucro do real estate.

Empreendimentos para venda

Também conhecido como empreendimentos imobiliários, ocorre quando você compra um imóvel barato ou constrói para vendê-lo a um preço mais competitivo. As vendas são realizadas por pessoa física ou jurídica, além de contar com investidores de FIIs. É uma forma segura de empreendimento, pois os imóveis e os terrenos valorizam com o tempo. Aliás, confira também outras formas de investir em imóveis.

Empreendimentos para renda

Também conhecidos como empreendimentos de base imobiliária, ocorre quando os donos liberam o uso do imóvel, cobrando taxas ou aluguéis. Existem investidores, empresas e pessoas físicas que trabalham com esse tipo de empreendimento.

No caso de imobiliárias, elas recebem uma porcentagem sobre o valor do aluguel. Para os investidores FIIs, o lucro vem dos rendimentos dos aluguéis de espaços comerciais, como shoppings, aeroportos e mais.

Produtos financeiros

Os produtos financeiros também fazem parte do real estate no Brasil, como Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) ou títulos atrelados a imóveis, tal qual o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs), a Letra de Crédito Imobiliário (LCIs) e a Letra Imobiliária Garantida (LIGs).

Os FIIs são compostos de investimentos, como hospitais, shoppings, galpões, prédios comerciais, dentre outros. Ao se tornar um investidor de FII, você se torna cotista dessa propriedade, recebendo o lucro líquido adquirido por esses ativos.

Imóveis utilizados no real estate

Os imóveis são classificados conforme seu uso e podem ser explorados por pessoas físicas ou empresas. Conheça os principais.

  • Residencial — são casas, apartamentos, condomínios e terrenos vendidos para moradia. Geralmente, são empreendimentos realizados por empresas, mas pessoas físicas também investem;
  • Corporativo — são salas ou edifícios comerciais destinados a empreendimentos amplos. Por isso, a locação costuma ser mais comum. Nesse caso, a localização e o tipo de construção fazem diferença no valor do aluguel cobrado;

Confira também: Vale a pena fazer empréstimo para compra de imóvel?

  • Industrial e logístico — destinado para empresas industriais e logísticas, esse tipo de empreendimento conta com galpões, salas, hangares, dentre outros. Normalmente, são destinados para produções e fábricas;
  • Hospitalidade — são empreendimentos como pousadas, hotéis, repúblicas, motéis, hostels, dentre outros. Geralmente, é cobrado o valor da diária ou por temporada;
  • Varejo — são espaços comerciais amplos, como shoppings, aeroportos, outlets em rodovias e mais.

Real estate no Brasil

O real estate no Brasil é um importante pilar econômico e gera muitos empregos em diversos segmentos imobiliários. Segundo a reportagem da Valor Investe, o ano de 2023 concorre no pódio de melhor ano para a categoria de crédito imobiliário. Ou seja, o próximo ano tem alto potencial para o mercado imobiliário.

Por isso, é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o real estate e investir no setor. Se você deseja se especializar na área, os principais cursos de graduação são: economia, matemática e engenharia. Além disso, a USP (Universidade de São Paulo) oferece um MBA em real estate.

Empréstimo com garantia de imóvel

Se você já possui um imóvel, saiba que é possível oferecê-lo como garantia para conseguir um empréstimo. Na CashMe, a modalidade Home Equity oferece crédito de até 60% do valor do imóvel, além de praticar taxas de juros mais justas e prazo de até 240 meses para pagamento.

Esse crédito pode ser utilizado para diversas finalidades, como adquirir um segundo imóvel para investir, quitar dívidas, reformar a casa, abrir o próprio negócio e mais. Para saber mais sobre o Home Equity, confira a explicação de Juliano Bello, fundador da CashMe no vídeo abaixo:

Agora que você já sabe o que é real estate, continue navegando no nosso blog e confira também “Imóveis à venda: como conseguir crédito para a compra?“. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade