Seguro prestamista: o que é, para que serve, como resgatar

26 out 2023
4min de leitura

O seguro prestamista cobre dívidas em casos de imprevistos, como desemprego involuntário, invalidez por acidente, doença, falecimento e mais. Dessa forma, você conta com uma indenização e não fica inadimplente.

É um seguro que pode ser contratado juntamente com algumas linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos. Saiba tudo sobre o assunto com a leitura abaixo!

O que é seguro prestamista?

O seguro prestamista é uma garantia de pagamento ou amortização de uma dívida caso o segurado não consiga quitá-lo. Esse seguro cobre dívidas como financiamentos, consórcios, empréstimos, cheque especial, parcelamento de cartão de crédito e mais. No entanto, é importante ressaltar que sua cobertura é apenas em imprevistos como invalidez, doenças graves, desemprego ou riscos de morte.

Dependendo do tipo de crédito e das regras da instituição financeira, esse seguro pode ser contratado com a linha de crédito ou depois. O cancelamento também pode ser solicitado em qualquer tempo.

Para que serve o seguro prestamista?

Este seguro foi criado para te tranquilizar caso ocorram imprevistos e você não consiga realizar o pagamento de alguma dívida. Assim, se você contratou o seguro prestamista, ele cobrirá os valores inadimplentes, conforme a apólice.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quem contrata seguro prestamista?

O seguro, geralmente, é contratado por pessoas que utilizam cheque especial, participam de consórcios e solicitam linhas de crédito, como empréstimos com garantia de imóvel, ou utilizam cartão de crédito, ou parcelam compras em carnês.

O que o seguro prestamista pode cobrir?

O seguro prestamista pode cobrir algumas situações e o período de vigência, geralmente, é o mesmo do contrato de empréstimo ou anual. Conheça as principais coberturas:

  • desemprego — para trabalhadores CLT é oferecida uma indenização caso a demissão seja involuntária. Há a exceção para demissão com justa causa;
  • doença ou incapacidade física — para profissionais liberais ou autônomos, nos casos de incapacidade física temporária é oferecida uma indenização;
  • invalidez permanente por acidente — caso a pessoa fique impossibilitada de modo permanente, por motivo de acidente;
  • morte — independe se foi natural ou acidente. Nas solicitações de financiamentos imobiliários, existe o seguro MIP, que é obrigatório e também cobre em caso de falecimento.

Algumas coberturas possuem carência a franquia, portanto nesses dois períodos não há cobertura do seguro. A carência corresponde ao período da contratação até que a cobertura seja ativada. O tempo da franquia é o período do sinistro até a cobertura.

Como resgatar?

Para resgatar o seguro prestamista é preciso verificar a apólice do seguro. Geralmente, é possível resgatar nos casos em que há a cobertura como invalidez ou desemprego. Nos casos de falecimento do segurado, os beneficiários devem entrar em contato com a seguradora para o resgate do valor.

Confira também — Seguro DFI: Como tornar o seu patrimônio mais protegido

Qual o valor do seguro prestamista?

O valor do seguro prestamista pode variar conforme o valor da dívida, o prazo, o tipo de cobertura e a idade do segurado. Geralmente, é cobrado uma porcentagem de 0,5% até 2% do valor da dívida. Além disso, o preço também depende das condições de cada seguradora e pode sofrer atualização se estiver previsto na apólice. Antes de contratar um seguro prestamista, pesquise e compare diferentes coberturas e preços nas instituições financeiras.

Como saber se tenho seguro prestamista?

O seguro prestamista pode compor as parcelas do empréstimo, portanta variam conforme cada instituição e linha de crédito. Nesse caso, é possível consultar diretamente a instituição financeira do empréstimo ou a seguradora.

Como saber se meu financiamento tem seguro prestamista?

Conforme a Resolução CNSP Nº 365/2018 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), é obrigatório especificar o seguro prestamista, de forma clara, nos contratos, para que o cliente não fique com dúvidas de sua contratação.

Como dissemos anteriormente, os documentos do seguro prestamista devem ser separados da linha de crédito que esteja vinculado, de modo que não sejam confundidos.

O que acontece se eu cancelar o seguro prestamista?

Caso você tenha contratado o seguro prestamista, mas não precisou acionar até o final do prazo, a cobertura deixa de ser necessária, então o seguro é automaticamente cancelado, sem nenhum resgate ou indenização.

Confira também — Tributos em um empréstimo: como diferenciá-los?

Se você deseja solicitar o cancelamento, pode entrar em contato com a seguradora ou com a instituição financeira do empréstimo e fazer sua solicitação. O valor de restituição que receberá vai depender se o seguro e a apólice foram explicadas de forma clara e assertiva no momento da contratação do empréstimo.

Se foi informado de modo objetivo e não gerou dúvidas de sua contratação, será restituída a diferença do valor do empréstimo e do seguro no cancelamento. Se a contratação não foi informada, você terá direito à restituição do valor integral, conforme a Lei n.º 8078/1990, art. 39 do código de defesa do consumidor.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também como financiar um imóvel? Veja o passo a passo. Até a próxima!

4.3/5 - (3 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade