homem recebendo chave de carro novo

Quando é que vale a pena trocar de carro? 6 dicas para saber!

4 abr 2024
4min de leitura

De acordo com uma pesquisa da Serasa em parceria com a Opinion Box, 66% dos brasileiros pretendem trocar seu carro por um modelo melhor ou mais novo em 2024. Para quem está nesse grupo, a principal dúvida é: existe um momento ideal para isso?

Na prática, não há resposta certa para essa pergunta, pois tudo depende do histórico e do cuidado com a manutenção do carro. Porém, há pontos que podem te ajudar a avaliar se o momento ideal chegou. Por isso, separamos as 6 principais dicas para você ter em mente na hora de trocar seu carro com segurança. Confira a seguir!

1. Quilometragem muito alta

Um dos primeiros pontos que você deve olhar na hora de verificar se deve trocar o seu veículo ou não, é para a quilometragem. A partir dos 100 mil quilômetros rodados, o carro já deve começar a apresentar alguns problemas em seus componentes, afinal, é natural que as peças estejam desgastadas após todo esse tempo de uso.

É comum aparecer problemas na embreagem, suspensão, vedações, entre outros pontos. Por isso, a quilometragem é um bom indicador para verificar a necessidade ou não de substituir o seu automóvel.

Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?

Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.

2. Você está com o carro há mais de 5 anos

Após 5 anos de uso, em média, é comum que pequenos problemas com componentes comecem a surgir. Por isso, em carros pequenos e médios, esse é o tempo ideal para avaliar a troca.

Caso você tenha um modelo de luxo, o período pode ser um pouco mais curto, já que esses carros costumam ter peças que se desgastam mais rápido. Além disso, após esses cinco anos, provavelmente você já vai ter rodado próximo ou até ter passado dos 15 mil km, indicando uma boa hora para a troca. [1]

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Gastos muito altos com manutenção

Seguindo na mesma linha dos critérios anteriores, quando o seu carro começa a dar muitas despesas com a manutenção e as idas ao mecânico se tornam frequentes, você deve procurar outro veículo para o seu uso.

Uma boa dica é verificar quais componentes do seu carro estão exigindo manutenção. Se essas trocas não estavam previstas no manual do automóvel, esse é um bom indicador de que chegou a hora de trocar seu automóvel.

Leia também: Empréstimo para comprar carro vale a pena?

Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:

4. Grande desvalorização do carro

Se o seu carro estiver sofrendo com uma grande desvalorização no mercado automotivo, não demore para vendê-lo, uma vez que a tendência é ele continuar tendo essa depreciação no valor.

A desvalorização dos veículos é algo totalmente comum e que já deve ser considerado ainda no momento da compra. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentá-la, como um modelo saindo de linha ou uma alteração drástica no visual do carro.

Por isso, fique atento ao mercado e analise as quedas de valor do seu carro, indicando que já está na hora de vendê-lo.

5. Novas necessidades de uso

Provavelmente quando você comprou o seu veículo, você tinha algumas necessidades de uso com ele, certo? Com o passar do tempo, elas podem acabar mudando, exigindo um modelo diferente de carro para atender às suas novas necessidades.

Por exemplo, seu carro atual é um modelo pequeno e que você utilizava apenas para se locomover ao trabalho. Porém, ao longo dos anos, você se casou, teve filhos e agora precisa de um carro maior para caber toda a família.

Esse é um perfeito exemplo de um momento em que realmente vale a pena trocar de veículo. Afinal, ele precisa acompanhar o seu tipo de uso.

6. Quando você está insatisfeito com a marca

Um critério que pode ser utilizado para indicar a troca do carro é uma insatisfação com a marca dele. Os motivos podem ser inúmeros: o veículo não atende às expectativas; falta de suporte da concessionária da marca; peças difíceis de encontrar no mercado; falta de potência do carro; barulhos na lateria, entre outros problemas.

Caso isso esteja acontecendo com você, esse é um bom motivo para realizar a compra de um novo veículo. Lembre-se de atentar a esses pontos na hora de adquirir um carro novo para não ter os mesmos problemas do antigo.

Crédito maior, juros menores!

Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!

Como trocar o seu carro com ajuda da CashMe?

Se você se identificou com algum dos tópicos anteriores e decidiu que essa é a hora certa para trocar de carro, a CashMe pode te ajudar a comprar o seu novo veículo! Aqui temos duas opções: o consórcio e o Home Equity. Com um consórcio CashMe, você tem diversas vantagens para comprar um automóvel novo.

Por aqui, os nossos planos contam com parcelas que cabem no seu bolso e prazos de pagamento longos, sendo perfeitos para você conquistar o seu carro 0 km.

Gostou das nossas dicas de quando vale a pena trocar de carro? Se você quer saber mais do assunto e conquistar esse novo bem com mais facilidade, confira o nosso guia sobre como comprar o seu primeiro carro aqui em nosso blog!

Referência:

[1] CARVALHO, F. Por que você precisa parar de fugir de carros com mais de 100 mil km. Disponível em: <https://www.uol.com.br/carros/colunas/cacador-de-carros/2023/08/31/por-que-voce-precisa-parar-de-fugir-de-carros-com-mais-de-100-mil-km.htm>. Acesso em: 11 abr. 2024.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade